Cai-Cai e homenagem de Ceni, a ligação Pelé e São Paulo Futebol Clube

Ontem por volta das 15h30 o eterno rei do futebol deixou o mundo. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, o mágico da bola, gênio que revolucionou o mundo do esporte e fez com que muitos passassem a amar o futebol. Vestindo a camisa do Santos, único clube profissional que o jogador vestiu em solo brasileiro, o Pelé deixou a sua marca em muitos clubes, entre eles, o São Paulo Futebol Clube.

Pelé e São Paulo foram enfrentamentos que o time levou a pior em muitas vezes. O Rei desfilou o seu futebol por muitas vezes no Estádio do Morumbi, onde o jogador diz ter um carinho enorme pelo maior palco paulista do futebol.

Vestindo a camisa do Santos, Rei do futebol foi uma das pedras no sapato do São Paulo dentro de campo. Ao todo, foram 38 gols em 48 partidas. São jogos do Brasileirão, Rio-SP, Campeonato Paulista e amistosos. Foram inúmera as vezes que o jogador enfrentou o São Paulo e histórias que certamente estão eternizadas.

A ligação de Pelé com o São Paulo FC

O dia do Cai-cai

No dia  15 de agosto de 1963, o São Paulo enfrentou o Santos em partida válida pelo Paulistão daquele ano. O confronto aconteceu no Estádio do Pacaembu e o time tricolor fez daquele jogo oque seria marcado como o famoso cai-cai e abandono de Pelé e Cia. Mais de  60.115 viram a goleada são-paulina pelo placar de 4 x 1, naquele que ficou marcado na história dos confrontos.

Dentro de campo, o São Paulo foi supremo do inicio ao fim, uma veza que logo com menos de 10 minutos de jogo o São Paulo já se pôs a frente do marcador com Faustino. Logo depois, com pouco mais de 20 minutos, Pelé empatou a partida, onde foi a última vez que a equipe santista chegaria ao gol tricolor.

Isso porque, o São Paulo massacrou o Santos e fechou aquela partida com a goleada por 4 x 1, gols marcados por Benê, Sabino e Pagão. Porém, o destaque se deu por conta das atitudes de Pelé e seus companheiros. Uma vez que pouco depois, Pepe reclamou de um lance e ofendeu o árbitro da partida, rapidamente o juiz expulsou o santista de campo.

Logo depois, foi a vez de Pelé ser expulso, já que após a expulsão do seu companheiro não titubeou e falou exaltado ao juiz “Ele não está expulso, seu ladrão!”. Sem pensar duas vezes, o árbitro colocou Pelé para fora do campo ao expulsar o jogador, Vale ressaltar que tudo isso aconteceu no primeiro tempo.

Com isso, ao retornar da etapa inicial, estranhamente os jogadores santistas passaram a cair em campo, e um a um foram saindo até sobrar somente seis minutos. Foi então, que com apenas oito minutos de jogo o árbitro não teve outra saída a não ser encerrar aquela partida decretando a vitória são-paulina, no jogo que ficou marcado com o cai-cai.

Por Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube
Por Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

Homenagem de Rogério Ceni

Em 2013, Rogério Ceni entrou em campo pela  1117º vez. Naquela ocasião, o goleiro superou Pelé com mais partidas vestindo a camisa do mesmo time na história do futebol (recorde que até hoje Rogério detém). Na ocasião, como forma de homenagear o jogador, o goleiro tricolor entrou em campo usando uma camisa com a numeração 01, alusão ao 10 de Pelé invertido.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Homenagem do São Paulo

Pelas redes sociais, o São Paulo Futebol clube fez questão de lembrar dos feitos de Pelé ao desfilar o seu futebol nos gramados do Morumbi. Palco onde o Rei tem enorme carinho e admiração.

Imagem: Instagram: SãoPauloFC
Imagem: Instagram: SãoPauloFC

 

Raphael Almeida

Raphael Almeida

Raphael Almeida, jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista esportivo, além de redator esportivo. Passei por Premier League Brasil, Minha Torcida, SPFC 24 horas e Rádio Poliesportiva. Apaixonado por futebol e fã de NBA. Torcedor do Porto de Portugal e do Boston Celtics.