Brasileirão Feminino 2017: relembre o título inédito das Sereias da Vila

Na última terça-feira (20), o Santos relembrou o título do Brasileirão Feminino 2017. A saber, três Sereias ainda estão na equipe: Ketlen, Sole Jaimes e Brena Carolina. Aliás, a última fez questão de tatuar a data na pele.

Sereias relembram o título do Brasileirão

Primeiramente, Sole Jaimes deixou claro que a conquista foi um marco em sua carreira. Aliás, ela foi a artilheira dos dois jogos da final, diante do Corinthians. Ainda, a camisa 99 das Sereias da Vila disse que o fato do clube nunca ter ganho um Brasileirão fez com que a equipe entrasse com mais ímpeto pela vitória.

Na época, Brena Carolina tinha apenas 21 anos e já era a volante titular daquele Santos campeão. Inclusive, era sua primeira temporada na equipe e ficou marcado em sua memória. Além disso, a jogadora fez questão de marcar na pele.

Mesmo com conquistas importantes como a Libertadores de 2009 e 2010, a categoria feminina foi desativada em 2012, retornando somente em 2015. Contudo, Ketlen Wiggers esteve presente nas duas eras das Sereias.

“Foram épocas totalmente diferentes. No começo da minha carreira eu peguei muita experiência com atletas que já tinham disputado Olimpíadas. Agora, na nova era, conquistamos muitos títulos como Brasileirão, Paulista, e eu fico muito feliz em fazer parte deste clube”, comentou a camisa 7 do Santos.

Brasileirão 2017 – Jogo de ida

A princípio, a partida de ida foi realizada na Vila Belmiro, em 13 julho de 2017. No primeiro duelo, a diretoria santista resolveu abriu os portões e, de forma inesperada, recebeu quase 16 mil torcedores. Com isso, o futebol feminino do Peixe atingiu o maior público da Vila naquele ano.

Primeiramente, as Sereias iniciaram em cima das rivais. Dessa maneira, chegaram ao primeiro gol aos 15 minutos. Em falha da zaga do Corinthians, a bola sobrou para Sole Jaimes, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Com a vantagem, o público se entusiasmou e cantou seguidamente para incentivar a equipe da casa. Por outro lado, o Timão sentiu a pressão e, cinco minutos depois, Patrícia Sochor encobriu a goleira corintiana e marcou um lindo gol na Vila. Sendo assim, a partida de ida terminou em 2 x 0 para o Santos e, com isso, o clube praiana poderia perder por até um gol de diferença.

A emocionante final em Barueri

Aos 16 minutos, a artilheira Sole Jaimes marcou o gol que dava ao Santos o tão ambicionado título do Brasileirão de Futebol Feminino de 2017. Em contrapartida, o Corinthians viu a grande desvantagem no placar e pressionou ainda mais. Porém, as investidas alvinegras não surtiram efeito, e o 1º tempo terminou 1 x 0 para as Sereias.

Já aos 27’ da segunda etapa, o Corinthians levou perigo. Em cobrança de escanteio, a bola ficou rente à trave e, em seguida, a goleira Dani segurou antes que entrasse por completo. Aos 48′, a árbitra encerrou a partida, e as Sereias da Vila iniciaram essa grande conquista na Arena Barueri. Então, a capitã Maurine levantou a taça do Brasileirão de 2017, que agora está exposta no Memorial das Conquistas, em Santos.

Números das campeãs

Em suma, foram 20 jogos disputados, com 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Portanto, um aproveitamento de quase 84%. Nesse ínterim, as Sereias marcaram 39 gols e sofreram 13, e a artilheira do torneio foi a argentina Sole Jaime, com 18 tentos.

Foto Destaque: Divulgação/Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Thaynara Bernardo
Apaixonada por futebol desde os 10 anos, encontrei no jornalismo uma forma de me conectar com essa grande paixão. Na faculdade, desenvolvi trabalhos que me tornaram uma profissional versátil, com fácil adaptação e que adora novos desafios. Espero que um dia eu consiga o meu lugar no jornalismo esportivo!