Aos olhos de mais de 22 mil torcedores presentes no Estádio Alfonso López, e milhares de brasileiros na vibração, o Brasil encara a Colômbia, neste sábado (30), às 21h (horário de Brasília), pela final da Copa América Feminina 2022, disputada na Colômbia. Decerto, chegou o momento da decisão, e as Guerreiras brigam pelo oitavo título em nove edições. Para a técnica Pia Sundhage, é a chance de vencer uma competição pela primeira vez com a Seleção Brasileira.
Pela última vez nessa edição da @CopaAmerica, hoje tem #SeleçãoFeminina em campo! Dia de final! Dia de torcer muito pelas nossas #GuerreirasDoBrasil! Vamos juntas! 💪
🇧🇷 x 🇨🇴
⏰ 21h
📺 @SBTonline e @sportv pic.twitter.com/sPKo3kGmWj— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) July 30, 2022
A princípio, a grande final já era esperada por muitos. Afinal, a Seleção Colombiana é a anfitriã do torneio. Enquanto do outro lado, o Brasil entrou como grande favorito para levantar a taça. De fato, o destino quis que as duas equipes chegassem à final com 100% de aproveitamento.
Assim, a sueca Pia cedeu entrevista coletiva na sexta-feira (29) e se mostrou otimista para o duelo:
“Essa é uma ótima oportunidade para todas nós jogar uma final. A primeira palavra que vem à mente é alegria e você precisa curtir um momento como esse, porque se você consegue curtir, você vai fazer de tudo para viver esses momentos novamente no futuro.”, disse a técnica.
Além da treinadora, a lateral Tamires também falou sobre a decisão. Para a jogadora, será uma partida que exigirá empenho:
“A gente sabe que vai ser um jogo muito difícil. Elas estão no país delas, com a torcida delas. A gente sabe o potencial que elas têm, mas estamos concentradas, trabalhamos muito para esse momento e tenho certeza que vamos fazer um bom jogo e sair daqui com esse título.”, comentou.
Preparação do Brasil
De início, a Seleção Brasileira realizou o último treino na sexta. Agora, Pia Sundhage conta com todo o elenco disponível para a partida. Embora tenha feito testes durante o treinamento. Assim, a meio-campista Duda Francelino pode pintar no time titular. Isto porque ela ocupou o lugar de Adriana na preparação.
Portanto, sem desfalques, o Brasil deve ir a campo com: Lorena; Antônia, Tainara, Rafaelle e Tamires; Ary Borges, Angelina, Adriana (Duda Francelino) e Kerolin; Bia Zaneratto e Debinha.
Vale destacar que na campanha pela Copa América, o Brasil venceu todos os cinco jogos, marcou 19 gols e tem setor defensivo sólido, visto que não foi vazado. Além do mais, a Seleção Brasileira já tem vaga garantida na Copa do Mundo 2023 e, também, nas Olimpíadas de Paris 2024.
Premiação para o vencedor
Por fim, a premiação da Copa América estima valores milionários à seleção campeã. Sendo assim, quem conquistar a taça levará o prêmio de 1,5 milhão de dólares. Enquanto o segundo lugar embolsa 500 mil dólares.
Em suma, a final terá transmissão pelo SBT, na TV aberta e, também, nos canais pagos, através do SporTV.
Foto destaque: Lucas Figueiredo / CBF