Botafogo tem situações indefinidas com jogadores

A temporada 2021 acabou para o Botafogo. Entretanto, é a partir de agora que os dirigentes do Glorioso começam a se movimentar, com o propósito de montar o ano de 2022. Assim, a prioridade para o clube é a manutenção de seu elenco para a próxima temporada. Assim, as conversas sobre renovação já começaram em General Severiano.

A princípio, a diretoria do Botafogo tem a intenção de manter todos os jogadores que e foram campeões da Série B de 2021 para 2022. Todavia, algumas negociações são mais complicadas que outras. Em suma, sete jogadores do Glorioso são prioridade máxima e tem seus contratos encerrados no dia 31 de dezembro: Gatito Fernández, Barreto, Luís Oyama, Pedro Castro, Marco Antônio, Warley e Rafael Navarro. Veja abaixo cada situação:

Gatito Fernández

O goleiro, ídolo do Botafogo, que não entrou em campo em 2021 devido a uma grave lesão, tem contrato encerrado no fim do ano. Entretanto, apesar de ser o maior salário do elenco, Gatito é prioridade máxima para a diretoria. Assim, as conversas para a renovação começaram ainda com a temporada em andamento, e já há um acordo encaminhado.

Então, a situação do paraguaio não preocupa a diretoria. Vale lembrar que Gatito foi relacionado e estava no banco de reservas na última partida do Glorioso no ano, contra o Guarani, pela última rodada da Série B.

Barreto

A situação do volante Barreto é um pouco mais delicada. Em suma, o camisa 23 do Botafogo está, atualmente, emprestado ao clube carioca. Assim, pertence ao Criciúma, com empréstimo até o dia 31 de dezembro. Existe até uma opção de compra ativa no contrato de empréstimo, porém o Botafogo não vai exercê-la por falta de dinheiro em caixa.

A saída para que Barreto continue no clube, então, é uma prorrogação de seu contrato de empréstimo, ou até mesmo uma negociação para valores mais baixos em uma possível compra definitiva. Por fim, o jogador é tratado como um grande interesse em ser mantido no elenco de 2022.

Luís Oyama

Este é, com certeza, um dos casos mais difíceis para ser mantido no elenco para 2022. Já que o volante Luís Oyama fez uma excelente Série B e, por consequência, se valorizou muito. Além disso, no contrato de empréstimo dele junto ao Mirassol, não existe opção de compra ou até mesmo clausula de renovação do empréstimo.

Portanto, se a diretoria do Glorioso quiser manter Oyama (que é tratado como uma grande prioridade), terá que negociar com o clube do interior de São Paulo. Por fim, o Mirassol já revelou que existem propostas para o volante de clubes do Brasil e do exterior, e o clube também informou a imprensa que pretende lucrar com o jogador. Vale lembrar também que o Botafogo possui uma ótima relação com o Mirassol.

Pedro Castro

Mais um volante que não pertence ao Botafogo em definitivo. Assim, o camisa 33 do Glorioso está emprestado pela Tombense, o que torna as negociações mais difíceis. Já que o clube mineiro subiu para a 2ª divisão e irá jogá-la em 2022. Então, é bem provável que eles queiram se reforçar com um jogador que já foi campeão da mesma. Assim, o Botafogo já procurou os representantes da Tombense para tentar convencer o clube do interior de Minas a liberar Pedro Castro. Entretanto, as negociações estão bastante complicadas.

Marco Antônio

Ao lado de Luís Oyama, Marco Antônio é uma das negociações mais complicadas para o Botafogo. Isso se dá pois o ponta também se valorizou muito durante sua estadia no Botafogo. E assim como Oyama, também não pertence ao Glorioso. Marco Antônio é jogador do Bahia, e o clube de Salvador conta com o jogador para a próxima temporada, mas admite que se a oferta do Botafogo for interessante, pode haver uma negociação. Existem rumores de que o Tricolor não está disposto a aceitar menos de R$ 13 milhões por Marco Antônio, o que é acima da capacidade do Glorioso.

Warley

Warley é considerado o 12º jogador do Botafogo, entrando em 48 jogos durante a temporada. Portanto, é um atleta interessante para ser mantido no elenco. Além disso, a negociação com Warley parece ser mais simples. Principalmente, pois o camisa 25 do Glorioso não está emprestado e é jogador do próprio clube. Entretanto, a boa temporada do atleta fez com que ele atraísse outros clubes interessados.

Rafael Navarro

De todas os jogadores, este é considerado quase impossível de que fique no clube. Afinal, Rafael Navarro foi o principal jogador do Botafogo na temporada, tendo feito 16 gols e dez assistências em 48 jogos. Assim, o jogador e seu staff querem buscar novas oportunidades, principalmente na Europa.

Até existe uma proposta nas mãos do camisa 99 de renovação, mas a tendência é de que recuse a oferta e deixe General Severiano ao fim de seu contrato. Vale lembrar que Rafael Navarro já recusou uma proposta do Minnesota United, dos Estados Unidos.

Outros jogadores do Botafogo

Além dos nomes citados, vários outros jogadores têm seus contratos encerrados no dia 31 de dezembro. Contudo, não são a prioridade para a diretoria e podem acabar deixando o Botafogo. São esses: Douglas Borges, Gilvan, Jonathan Lemos, Federico Barrandeguy, Kayque, Matheus Frizzo, Ricardinho, Luiz Henrique, Cesinha e Rafael Moura. Portanto, já que não são prioridades, a diretoria sequer abriu negociação com estes nomes.

Por fim, existem jogadores que o Botafogo já se acertou e ficam por mais um tempo no clube carioca. São os casos do lateral-esquerdo Carlinhos (que teve seu empréstimo renovado junto ao Fortaleza até o fim do Campeonato Carioca 2022), do lateral-direito Daniel Borges (já que havia uma clausula no contrato de empréstimo do jogador junto ao Mirassol que, se ele jogasse 60% das partidas do Botafogo, o clube carioca teria que exercer a opção de compra no valor de R$ 600 mil) e do ponta Diego Gonçalves (que teve seu empréstimo, também junto ao Mirassol, renovado até 2023). Vale lembrar também que, há alguns meses, o lateral-esquerdo Hugo renovou seu contrato até 2024.

Foto Destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

João Victor Freire

João Victor Freire

Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá.