Segundo análise feita pela empresa Pluriconsultoria, a dívida do Botafogo cresceu 7% em 2019 em relação ao ano anterior. Assim sendo, o Alvinegro de General Severiano atingiu a marca histórica de R$ 893 milhões em passivos. Esta é a maior dívida entre os clubes do Brasil. Ainda segundo os dados analisados pela consultoria, este enorme endividamento gera imensa pressão sobre o caixa do clube e reduz consideravelmente a capacidade de investimentos da agremiação.
Desse modo, a captação de novos parceiros e patrocinadores para reestruturar o asfixiante passivo torna-se algo obrigatório para o clube. Entretanto, apesar do altíssimo número da dívida, o Botafogo aumentou em 17% a sua receita bruta no período analisado. Também houve aumento considerável de 41% no número de negociações de atletas. Porém, a receita com cotas de televisão caiu 14%. O estudo enfatiza a necessidade do Alvinegro em desfazer despesas.
Receita aumenta no Botafogo, mas dívida cresce e bate recordes https://t.co/kXfecQmfxU pic.twitter.com/fRUShu55RE
— Botafogo FR Torcedor (@BotafogoFR) May 17, 2020
Os dados mostram que os gastos botafoguenses subiram 17%, números iguais ao da taxa de crescimento das receitas. Com isso, a situação econômica do clube fica cada vez mais comprometedora. Em tempos de paralisação do futebol por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a crise econômica do Botafogo é mais um problema enorme a ser resolvido por sua diretoria.
Botafogo aguarda futuro mais animador
Os números escancaram o Botafogo como maior devedor do futebol brasileiro neste momento. Entretanto, o clube demonstra que em pouco tempo poderá perder este posto e se recuperar consideravelmente. A transformação da entidade em empresa, já aprovada e aguardando o Congresso Nacional transformar em lei, promete mudar a realidade do Alvinegro. Existe uma grande expectativa do Glorioso em arrecadar R$ 350 milhões apenas para o pagamento de dívidas imediatas.
Além disso, grupos de empresários estrangeiros, de países como Japão, Arábia Saudita e China já demonstraram interesse em comprar o clube. Assim sendo, outro sinal que demonstra a esperança de dias melhores no caixa botafoguense é a ousadia em contratar.
Depois de anunciar a contratação do astro japonês Keisuke Honda, o Botafogo negocia com o marfinense Yayá Touré e o nigeriano Obi Mikel. Além disso, Ricardo Rotenberg, membro do conselho gestor do Botafogo, afirmou que o clube sonha com a possibilidade da volta do holandês Arjen Robben aos gramados.
Foto destaque: Reprodução/Band News


