O Botafogo vem vivendo uma crise gigantesca em seu futebol. Contudo, o auge desta seria com um rebaixamento para a Serie B. E esta queda pode acontecer já na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Na 34ª rodada do Brasileirão, o Glorioso enfrenta o Sport, no Estádio Nilton Santos, nesta sexta-feira (5).

Enquanto isso, um de seus adversários diretos nesta briga conta a Segunda Divisão, o Bahia enfrenta o Fluminense, em Salvador, quarta-feira (3). Já o Fortaleza enfrenta outro adversário direto do Alvinegro, o Coritiba, na próxima quinta-feira (4), na capital cearense.

Logo, se o Botafogo vencer o Leão, mantém vivo o sonho de continuar na Primeira Divisão sem depender de mais ninguém, além de encurtar a diferença para o penúltimo colocado e para o próprio Sport, que tem 35 pontos e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Todavia, em caso de empate, as contas começarão a ser feitas. Para que o Botafogo mantenha as chances de permanecer na Série A, é preciso que o Bahia perca para o Fluminense. Ou que o Fortaleza não vença o Coritiba na quinta-feira.

Do mesmo modo, se perder para o Sport, o Botafogo jogará a Serie B em 2021, independente dos outros resultados. O Alvinegro manteria os mesmos 24 pontos que tem hoje, e chegaria no máximo a 36, mesma pontuação do Bahia. Todavia, não teria como sair da zona de degola, pois perderia no critério de desempate.

Pior campanha do Campeonato Brasileiro

Além disso, os números não estão a favor do Botafogo. O clube alvinegro faz a sua pior campanha da história dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Com 24 pontos em 33 jogos, o time supera negativamente o desempenho de 2014, que até a 33ª rodada, contava com 33 pontos.

Foto Destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

João Victor Freire
João Victor Freire
Eu escolhi o jornalismo pois é o que eu sei fazer desde criança. Trabalhar com jornalismo esportivo é um sonho que se realiza a partir de agora.