Na noite desta terça-feira (1), o Botafogo enfrenta o Cuiabá pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022. E o clube carioca poderá confirmar uma vaga na Copa Sul-Americana já nesta partida. Vale lembrar que o Botafogo não disputa uma competição internacional desde 2017. Naquele ano, o Glorioso disputou a Copa Libertadores e foi até as quartas de final. Apesar do objetivo do Botafogo em 2022 ser a disputa da Libertadores de 2023, garantir vaga na Sul-Americana já é um passo muito grande para esta nova fase de SAF do clube carioca.
Com as conquistas do título da Copa Do Brasil e Libertadores pelo Flamengo, o G6 (grupo dos seis primeiros colocados do Brasileirão que vão para a Libertadores de 2023) se torna um G8. Por consequência, abrem-se mais duas vagas para a Copa Sul-Americana. Estas vagas serão destinadas para o 13º e 14º colocado do Brasileirão (que neste momento, são Goiás e RB Bragantino, respectivamente).
Atualmente na 10ª colocação, o Botafogo estaria conquistando uma vaga na Copa Sul-Americana caso o campeonato terminasse assim. Em caso de vitória contra o Cuiabá na noite desta terça-feira (1), o clube carioca não ficaria abaixo da 14ª colocação ao final das 38 rodadas. Portanto, garantindo vaga na Copa Sul-Americana.
Botafogo na Libertadores
Porém, o grande objetivo do Botafogo é disputar a Pré Libertadores de 2023. Para isso, o clube carioca teria que ficar na 7ª ou 8ª colocação. A diretoria do Botafogo projeta que a 7ª colocação é algo praticamente inalcançável (neste momento, o Atlético-MG ocupa esta posição com 51 pontos). Portanto, o objetivo é a 8ª posição.
O problema é que diversos clubes disputam esta 8ª posição. Entre eles, São Paulo, Fortaleza, América-MG e Santos. Neste momento, é o clube da capital paulista que está nesta posição, com 50 pontos. Contudo, em caso de vitória do Botafogo nesta terça-feira (1), ele tomaria para si a 8ª posição, com 50 pontos.
Então, teria que torcer para que o São Paulo perca para o Atlético-MG (o jogo também é nesta terça-feira, às 21h30). Além disso, o Botafogo ficaria na torcida para que o América-MG não vença o Internacional, que o Fortaleza perca para o Palmeiras e que o Santos não vença o Atlético-GO.
Foto destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo



