Botafogo mira reforços para 2022; veja nomes

Antes de mais nada, o Botafogo busca se reforçar para a disputa de Série A de 2022. Assim, o clube se lança ao mercado para fazer investidas. Além disso, o Glorioso também quer contar com nomes já conhecidos pelos torcedores alvinegros. Para isso, busca renovações de contratos jogadores que já estão no elenco, além de negociar com clubes que emprestaram seus jogadores para o Botafogo, a permanência deles para 2022.

Quem vem e quem poderá vir para o Botafogo?

Em suma, o Botafogo ainda não anunciou nenhum reforço para a próxima temporada. Entretanto, isto não significa que o clube está parado no mercado. Muito pelo contrário. Já que a diretoria avalia diversos nomes para enriquecer o elenco botafoguense.

Dedé no Botafogo

A começar pelo zagueiro Dedé. Livre no mercado desde que rescindiu com o Cruzeiro, em julho de 2021, o jogador não atua profissionalmente desde outubro de 2019, devido a diversas lesões durante a carreira. Lesões estas que prejudicaram muito sua trajetória no futebol. E esta é a preocupação do Botafogo. Segundo seu representante, Dedé vem se preparando fisicamente para voltar aos gramados desde setembro de 2021. Contudo, a assinatura de um possível contrato depende do resultado de exames médicos já realizados. E mesmo assim, a ideia do Glorioso é assinar um contrato como zagueiro até o fim do Campeonato Carioca de 2022. Então, caso cumpra as metas, o vínculo seria renovado.

Elkeson no Botafogo

Outro grande nome que pode pintar no Botafogo é Elkeson. Assim como Dedé, Elkeson também está livre no mercado. No caso do atacante, desde que rescindiu com o Guangzhou Evergrande, da China. Esta rescisão aconteceu em dezembro de 2021. Contudo, as negociações com o atleta de 32 anos são bastante complicadas. Já que existem outros clubes com interesse, como Palmeiras e Fluminense. Além disso, a expectativa salarial de Elkeson é, igualmente alta. Apesar disso, o Botafogo chegou a enviar uma proposta para o jogador. A aposta é atrair o atacante com um projeto nos moldes do que foi feito com Rafael. Já que Elkeson também tem identificação com o clube (jogou no Bota de 2011 a 2012, antes de ir para a China. Além disso, seu filho mora no RJ e é botafoguense).

Vinicius Lopes e Breno no Botafogo

Por fim, podem pintar no Botafogo, uma dupla do Goiás, pedida pelo técnico Enderson Moreira. Assim, se tratam do volante Breno e do atacante Vinicius Lopes. Em suma, Enderson trabalhou com ambos no próprio Goiás. Além disso, não vão renovar contrato com o Esmeraldino, o que facilita a negociação. A ideia do Botafogo é ficar com percentual entre 60% e 65% de ambos os atletas. Outros detalhes ainda estão sendo discutidos.

Luiz Fernando no Botafogo

Em suma, o ponta Luis Fernando pertence ao Botafogo e está emprestado ao Grêmio. Entretanto, a diretoria do clube gaúcho já informou ao Botafogo que devolverá o jogador ao fim do contrato. Ele se reapresentará ao clube carioca, que não descarta vende-lo em caso de uma proposta interessante.

Marcinho no Botafogo

Pedido especial de Marcelo Chamusca quando estava a frente do Botafogo, Marcinho acabou não vingando e foi emprestado ao Vitória. Porém, com a queda para a Série C, o clube baiano não terá condições financeiras de manter o ponta. Assim, ele retornará ao Rio de Janeiro, mas não por muito tempo. Já que o Glorioso já busca um novo clube para emprestar Marcinho.

Quem fica ou poderá ficar no Botafogo?

Primeiramente, antes da temporada acabar, o Botafogo já havia anunciado algumas permanências para 2022. São os casos de Carlinhos, Daniel Borges e Hugo. Entretanto, na última quarta-feira(22), entrou para esta lista o goleiro Gatito Fernández, que renovou seu contrato por mais um ano. Em suma, as conversas para renovar se iniciaram no início de 2021. Porém, a grave lesão da qual Gatito sofria na época, impediram estas conversas de irem para frente na ocasião. Nos últimos dias, as negociações teriam travado devido a um pedido do goleiro para aumentar seu salário em 40%. Entretanto, o novo contrato foi fechado mesmo assim.

Enderson Moreira

A situação de Enderson Moreira com o Botafogo é bastante tranquila. Já que Enderson já reafirmou diversas vezes a sua vontade de ficar no clube carioca. Assim, com contrato até o fim do ano, o próprio Enderson já declarou que falta apenas achar um “denominador comum” sobre o que é importante para o clube na próxima temporada. Portanto, a renovação com o treinador campeão da Série B deverá acontecer em breve.

Barreto

Em suma, a situação do volante Barreto é complicada. Assim, o volante emprestado pelo Criciúma fica pelo menos até o fim do ano no Botafogo. Porém o clube deseja renovar o contrato de empréstimo. E esta missão de contar com Barreto para 2022 não será fácil, já que o Criciúma manifestou seu desejo de contar com o jogador para a disputa da Série B de 2022. Apesar disso, o contrato de empréstimo do jogador contém uma clausula de compra, caso seja de desejo do Glorioso. Só que não é de interesse do clube carioca comprar Barreto, apenas prorrogar o empréstimo. Por fim, as negociações entre os clubes ainda não começaram, a cerca de seis dias do contrato de empréstimo terminar.

Luís Oyama

Com certeza, a situação mais complicada nesta lista é a do volante Luís Oyama. Em suma, o jogador, que pertence ao Mirassol, já manifestou seu desejo de ficar no Rio de Janeiro. Entretanto, a proposta do Botafogo para compra do camisa 5 não agradou o clube do interior de São Paulo. Seu contrato de empréstimo vai até o fim de 2021, e a partir daí, o jogador volta para o Mirassol, e o clube passará a ouvir outros times interessados no jogador. Em suma, o Botafogo perde a prioridade da compra de Oyama.

Quem saiu ou poderá sair do Botafogo?

Rafael Navarro

O principal jogador do Botafogo em 2021, o atacante Rafael Navarro já deixou o Glorioso. Então, ele foi anunciado pelo Palmeiras, em um contrato válido até o fim de 2026.

Gilvan

Outro nome que já deixou o Botafogo foi o zagueiro Gilvan. Assim, apesar de ter uma clausula em seu contrato que permitia a renovação automática em caso de acesso para a Série A, tanto Botafogo quanto Gilvan decidiram por encerrar o vínculo. O principal motivo para o fim do vínculo foi o fato de Gilvan querer ir para um time em que tenha mais chances de jogar. Pensando nisso, o zagueiro assinou com o CRB para jogar, mais uma vez, a Série B.

Pedro Castro

O volante titular da campanha do título da Série B também já disse adeus para o Botafogo. Assim, o volante, que pertencia a Tombense, não teve seu contrato de empréstimo renovado, tampouco o Glorioso conseguiu convencer o clube mineiro a liberar o volante em definitivo. Contudo, era esperado que a Tombense mante-se seu jogador. Só que não foi o que aconteceu. Já que ele foi anunciado pelo Cruzeiro.

Ricardinho

O meia Ricardinho, que mostrou ser fundamental nos bastidores do Botafogo, também não fica para a próxima temporada. Assim, o jogador de 36 anos foi anunciado pelo Paysandu. Entretanto, neste caso, o jogador foi liberado sem maiores problemas pela diretoria alvinegra.

Matheus Frizzo

Outro meia que deixará o Botafogo é o jovem Matheus Frizzo. Em suma, ele estava emprestado pelo Grêmio, e o Botafogo não vê o jogador nos planos para 2022. Assim, sequer abriu negociação para uma prorrogação do empréstimo ou possível compra. O vínculo de Matheus com o Glorioso terminará no próximo dia 31.

Kanu

Abrindo a lista de jogadores que poderão sair em 2022, tem o zagueiro que é titular absoluto do Botafogo. Assim, Kanu atrai interesse do Corinthians. O clube de São Paulo já chegou a abrir negociação com o Glorioso, incluindo até um jogador não revelado na negociação, porém as conversas não andam bem e acabaram travando. Já as conversas do Timão com o staff do jogador estão bastante avançadas. Além disso, o contrato de Kanu com o Botafogo vai até o fim de 2022, e segundo seus representantes, ele não tem a intenção de renovar.

Marcelo Benevenuto

Por fim, tem a saída iminente do zagueiro Marcelo Benevenuto. Em suma, o jogador está emprestado ao Fortaleza, e deve ficar por lá mesmo. Já que o Leão e o Botafogo já se acertaram pelo jogador, que será vendido por um preço de R$ 4,5 milhões. Apesar do acerto entre as equipes e a vontade de Benevenuto de ficar, o negócio ainda não foi fechado.

Foto Destaque: Divulgação/Vítor Silva/Botafogo

João Victor Freire
Alagoano, porém criado no Rio De Janeiro. 20 anos. Tenho pra mim que o Jornalismo é uma das profissões mais belas que existem, e é o que eu sei e gosto de fazer desde pequeno. E aliado a isso, tenho uma paixão por esportes.