O Esporte Clube Bahia é o campeão estadual de 2023. O Tricolor venceu de forma dominante o Jacuipense pelo placar de 3 x 0, com três gols marcados na segunda etapa de jogo e se sagrou pela 50ª vez o título do Campeonato Baiano. No jogo de ida da grande decisão, os dois times empataram em 1 x 1 no Estádio Valfredão.
Na volta, após um primeiro tempo nervoso, o Bahia foi pra cima na segunda etapa, disposto a afastar qualquer zebra que viesse a acontecer e com dois gols relâmpagos, aos 21′ e aos 23′, o Tricolor abriu o caminho para o título com Everaldo e Cauly. Vítor Jacaré, já no finalzinho da partida, deu números finais ao jogo e confirmou o título para o Tricolor Baiano.
Índice
Assista aos melhores momentos de Bahia x Jacuipense
https://www.youtube.com/watch?v=MwirqH71NxQ&ab_channel=OsPeladeiros
1º tempo: Equilíbrio e muita tensão em campo
O Jacuipense veio até Salvador disposto a jogar e, mesmo mais limitado tecnicamente, assustou o Bahia. O Tricolor foi melhor no primeiro tempo, mas viu o Leão do Sisal criar oportunidades. O time da casa chegou com perigo logo aos 6′ de jogo. Chávez invadiu a área e chutou muito forte na rede, mas pelo lado de fora. Aos 22′, Cauly acertou a trave após receber passe de Acevedo.
O Jacuipense chegou pela primeira vez com perigo no jogo aos 26′, quando Welder cortou Biel e cruzou de forma muito perigosa. Marcos Felipe precisou se antecipar e cortar a assistência antes da bola chegar em Amaral, que estava prontinho para finalizar e abrir o placar para os visitantes.
Jacaré quase marcou no fim do primeiro tempo. O atacante emendou um lindo chute de primeira, sem deixar a bola cair no chão, e quase marcou um golaço. Apesar das chances criadas, o jogo foi para o intervalo sem gols.
2º tempo: Bahia deslancha e garante o 50º título estadual
O Bahia seguiu pressionando o Jacuipense em seu campo de defesa, e quase abriu o marcador no primeiro minuto da etapa complementar com Biel, que dividiu com o goleiro Jean Drosny. O Tricolor continuou apertando nos 20 minutos seguintes do segundo tempo, e tamanha pressão, deu o resultado esperado e abriu o caminho para o título do Campeonato Baiano, quando Everaldo recebeu de Chávez e só teve o trabalho de empurrar a bola para dentro do gol.
A vantagem deixou o Bahia muito mais à vontade dentro de campo, e dois minutos depois, Cauly, tabelou com Everaldo para emendar um lindo chute e ampliar o marcador. Com o adversário já atordoado, no finzinho do jogo, Biel sofreu pênalti, que foi convertido por Vitor Jacaré, dando números finais a partida.
🏆5️⃣0️⃣ ÉÉÉÉ CAAAMMPEÃÃÃÃOOOOOOO! Esquadrão vence final por 3 a 0, gols de Everaldo, Cauly e Jacaré, e conquista pela 50ª vez o Campeonato Baiano. Festa numa Fonte efeverscente com 48 mil pessoas. Festa no Mundo! #50xBahêa #BahiaÉOMundo #BBMP pic.twitter.com/hICJxHQs9u
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) April 2, 2023
Bahia x Jacuipense – E agora?
O Bahia foca as suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A e também da terceira fase da Copa do Brasil. No Brasileirão, o Tricolor encara o Red Bull Bragantino, fora de casa, enquanto que na Copa do Brasil, vai enfrentar o Volta Redonda fora de casa no primeiro jogo, e decide sua classificação, ou não, diante do seu torcedor.
O Jacuipense segue na preparação para o Campeonato Brasileiro da Série D. A estreia do Leão do Sisal na competição é em casa diante do ASA de Arapiraca, em data ainda a ser definida pela CBF.
Foto destaque: Renan Oliveira/IconSport