O Atlético-MG sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Dessa vez, o time de Cuca foi superado pelo Goiás em pleno Mineirão, no último sábado (20). Aliás, o Galo tem um dos piores retrospectos como mandante na competição.
Na partida de sábado, o Atlético-MG até criou boas oportunidades, mas acabou por sofrer a derrota, por 1 x 0, para o time esmeraldino. Aliás, este foi o quarto revés sofrido pelo Galo como mandante no Brasileirão.
Sendo assim, das 12 partidas disputadas no Mineirão, a Massa atleticana comemorou apenas cinco vitórias do time. Enquanto empatou outros três duelos.
Além disso, o alvinegro não vence em casa há dois meses. A saber, a última vitória do Atlético-MG frente à sua torcida foi no dia 25 de junho, quando recebeu o Fortaleza e venceu o Leão do Pici por 3 x 2, pela 14ª rodada. Desde então, o Atlético-MG somou um empate e três derrotas como mandante pelo Brasileirão.
Decerto, o baixo desempenho do time na competição faz com que a equipe tenha um dos piores retrospectos dessa temporada. O que se contrapõe aos resultados do Galo como visitante. Isto porque o time tem 51,52 % de aproveitamento, sendo 11 jogos, com quatro vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.
Classificação para a Libertadores 2023
A princípio, após a derrota no final de semana, o Galo permanece na 7ª posição, com 35 pontos. Já são três rodadas sem avançar na tabela. Desse modo, vê as chances de se classificar para a Libertadores 2023 ficarem mais distantes.
Aliás, de acordo com levantamento do Departamento de Matemática da Universidade de Minas Gerais, o time tem apenas 11,1 % de chances de terminar o Brasileirão entre os seis primeiros colocados.
Vale destacar, na sequência do Campeonato o alvinegro mineiro ainda disputa oito jogos fora de casa e sete como mandante. Portanto, para conseguir o objetivo, o Atlético-MG precisa vencer ao menos sete dos próximos 15 jogos.
Assim também, o sonho da conquista do bicampeonato se torna cada vez mais improvável. Ainda, de acordo com a pesquisa da UFMG, o Galo tem 0,25% de probabilidade de alcançar o bicampeonato.
Desse modo, de acordo com a UFMG, um time precisa alcançar os 74 pontos para levantar a taça. E, portanto, o Atlético-MG precisaria somar ainda 39 pontos dos 45 possíveis.
Próximos jogos do Atlético-MG
Agora, o Galo terá mais uma semana de treinamento para a sequência de jogos. A saber, o time fará as duas próximas rodadas fora de casa. Assim, enfrenta o América-MG no próximo domingo (28), a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio Raimundo Sampaio.
Na sequência, a equipe visita o Atlético-GO, no dia 4 de setembro. Logo após, recebe o Bragantino, no dia 7 de setembro, no Mineirão, em jogo válido pela 26ª rodada.
Foto destaque: Pedro Souza/Atlético