Atlético-MG está há três jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. São dois empates e uma derrota, o que tem tirado o sossego do torcedor atleticano. Isto porque enquanto o Galo somou apenas um ponto dos últimos nove disputados, outras equipes se aproximam do G-7 e ameaçam a classificação do clube mineiro para a Libertadores 2023.
De início, o Atlético-MG empatou contra o Fortaleza, em 0 x 0, na noite da última segunda-feira (24). Assim, mesmo tendo dominado ofensivamente o adversário fora de casa, a equipe comandada por Cuca voltou para Belo Horizonte com um ponto “na mala”.
Nesse sentido, o clube permanece na 7ª posição, agora, com 48 pontos ganhos. Aliás, o Galo estacionou nessa colocação desde a 20ª rodada. Sendo assim, de lá para cá, foram 13 jogos disputados, dos quais o time venceu apenas quatro duelos.
Curiosamente, três vitórias do Atlético-MG aconteceram fora de casa. A saber, diante do Coritiba ( 1 x 0), Atlético-GO ( 2 x 0) e Santos ( 2 x 1). Por outro lado, o único triunfo comemorado ao lado da Massa ocorreu contra o Fluminense, pelo placar de 2 x 0.
Classificação para Libertadores ameaçada
Contudo, após o baixo retrospecto no segundo turno, o Galo vê a classificação para o torneio continental ameaçada. Isto em razão de a diferença de pontuação do Atlético-MG para o 10º colocado é de apenas três pontos.
Ou seja, no duelo direto pela vaga no G-7 com o Galo estão São Paulo, atual 8º colocado com 47 pontos, América-MG, com 45 pontos em 9º lugar e, enfim, Fortaleza que soma os mesmos 45 pontos, na 10ª posição.
Em outras palavras, basta um tropeço da equipe mineira para o objetivo do técnico Cuca ir por água abaixo. Além disso, a diferença de pontuação entre o Atlético-MG e o Athlético-PR, atual 6º colocado, é de três pontos.
Ainda, a situação do time pode se complicar nesta reta final do Brasileirão. Visto que das cinco rodadas restantes, o Atlético-MG enfrentará uma equipe no G-4 e terá duelo direto contra o São Paulo.
Sequência do Galo
Portanto, na próxima rodada, o Atlético-MG recebe o Juventude que apresenta chances reais de rebaixamento. Em contrapartida, na sequência, terá briga direta direta por uma vaga na Libertadores contra o Tricolor paulista, jogo que acontece fora de casa.
Nesse sentido, estes dois jogos podem ser decisivos para o caminho do Galo até o fim da competição. Ainda, o Atlético-MG terá pela frente Botafogo (em casa), Cuiabá (em casa) e Corinthians (fora).
Foto destaque: Pedro Souza/Atlético


