Audax

Em janeiro, a bola voltará a rolar pelos gramados brasileiros, especialmente os paulistas. Pois, vai começar a , maior competição de base do Brasil. Para tanto, os clubes participantes já começam a se movimentar com treinamentos visando a estreia logo após a virada do ano. Dessa forma, sediado em Osasco, o Audax é o anfitrião do Grupo 28 da Copinha. Assim, chega ao certame referendado por boas participações nas últimas edições, avançando para fases agudas e bons jogos contra grandes equipes do país.

Dessa maneira, o clube é reconhecido pelo investimento nas categorias de base, marcado pelo vistoso estilo de jogo e por conquistas, como a do Campeonato Paulista Sub-15, em 2015. Além disso, levantou troféus em âmbito nacional e internacional. Logo, volta a Copa São Paulo após mais um bom desempenho na competição, onde, com excelentes atuações, chegou às oitavas de final, mas foi eliminado pelo Grêmio por 3 x 0. Todavia, os dois bons jogos contra o Fluminense são destaques na campanha de 2019, um na fase de grupos e o derradeiro pela terceira fase da competição.

PREPARAÇÃO PARA COPINHA

Diante do êxito no torneio, o Audax revelou jogadores e negociou alguns dos seus principais atletas para grandes clubes do país. Entre eles, o zagueiro Lucas Andrade, emprestado ao Athletico-PR, e o lateral direito Jonathan, por empréstimo ao Palmeiras. Além deles, as vendas, em definitivo, dos atacantes Fábio ao Grêmio e Iago ao RB Brasil. Sendo assim, os Audaxciosos decidiram disputar o Campeonato Paulista Sub-20 com um elenco mais jovem, oriundo do Sub-19, como forma de preparação inicial já visando a principal competição de base. No entanto, o rendimento não foi o esperado e a equipe não avançou para a segunda fase do torneio estadual.

Ainda no processo de preparação, o Audax programou para esse período 13 jogos treinos. Entre eles, três são com clubes de nível internacional, como o Boston City FC, dos Estados Unidos, Shenzhen FC, da China e a Seleção do Tajiquistão. Para tanto, os principais destaques do Paulista Sub-17 foram promovidos para integrar o plantel que disputará a Copinha.

Destaques do elenco

Entre os nomes que podem surpreender, se sobressaem dois atacantes homem-gols. Assim, o primeiro é Reginaldo Ramires, nascido em 2001, revelação do clube na última Copa São Paulo. Com excelente posicionamento e velocidade, é um dos atletas experientes da equipe e que ainda atua como atacante de beirada. Já Matheus Cadorini, nascido em 2002, vem sendo o artilheiro do Audax nos torneiros de base, inclusive no último Paulista Sub-17. É um centroavante com presença de área e excelente finalização, que fechou o ano marcando 56 gols e sondado pelo Santos.

Para esta competição, a expectativa da diretoria é manter o padrão de destaque na Copinha. Pois, o clube acredita no histórico recente de participações vitoriosas contra grandes equipes do cenário nacional como referência para 2020. Afinal, as melhores campanhas do Audax foram em 2014 e 2019, quando chegou às oitavas de final, mas foi derrotado pelo Taboão da Serra e Grêmio, respectivamente. Assim, darão continuidade ao planejamento dos últimos anos que vem rendendo boas atuações.

Audax Elenco
Titulares do Sub-17 em ação pelo Paulistão da categoria

GRUPO DO AUDAX NA COPA SÃO PAULO

Logo, o Audax disputará a primeira fase da Copa São Paulo pelo Grupo 28. Assim, enfrentará na estreia o Moto Club-MA, na sexta-feira (3/1), às 18h45 (horário de Brasília). Em seguida, duela contra a Desportiva Paraense, na segunda-feira (6/1), às 17h (horário de Brasília). Finalmente, encerra os primeiros jogos ante o Sport-PE, na quinta-feira (9/1), às 19h15 (horário de Brasília). As partidas terão transmissão da FPF TV.

Por fim, o diretor de futebol do Osasco Audax, Cristian Mendes, falou um pouco sobre o que espera do grupo e fez uma análise dos adversários:

Entendemos que o grupo é muito qualificado, uma vez que a Desportiva Paraense tem um ótimo retrospecto de participações na competição. O Sport é um gigante do futebol brasileiro e o Moto Club é o atual campeão estadual do Maranhão.” – afirmou.

Dessa forma, a Copa São Paulo de Futebol Júnior tem seu início previsto para o próximo dia 2 de janeiro de 2020 e a final está marcada para 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu.

Foto Destaque: Divulgação / Instagram Osasco Audax

Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados