Nesta terça-feira (21), ocorreu o embate entre Anápolis x Vila Nova na partida de ida pelas quartas de final do Campeonato Goiano 2023. Cabe destacar que, na tabela de classificação após a primeira fase, o Galo da Comarca e o Tigre terminaram, respectivamente, na 6ª e na 3ª colocações.
Apesar de o Anápolis ser favorito por jogar em casa, o jogo terminou em um empate sem gols. Infelizmente, o grande destaque da partida foi a chuva, que fez o intervalo da partida durar 65 minutos, já que o gramado não tinha condições para disputa.
Agora, a disputa pela vaga na próxima fase será decidida na casa do Vila Nova.
Índice
Assista aos melhores momentos de Anápolis x Vila Nova
1° tempo: Início sem grandes chances para nenhuma das duas equipes
Inicialmente, cabe destacar que o Anápolis chegou às quartas de final com uma campanha não tão boa, chegando à marca de quatro partidas sem vencer, ocupando a sexta posição, com 15 pontos. Enquanto isso, o Vila Nova vem se uma sequência de cinco jogos sem perder, terminando na terceira colocação, com 20 pontos.
Na escalação, o Galo da Comarca trouxe os atacantes Ariel e Gonzalo que marcaram 11 dos 12 gols do time na competição, logo sendo considerados os principais destaques do clube. Já o Tigre teve alguns retornos importantes: Marlone – recuperado de um problema no joelho -, Marcelinho e Jordan – que estavam suspensos – e Lourenço – poupado na última partida porque tinha dois cartões amarelos.
Os primeiros minutos da partida mostraram o quanto as duas equipes teriam dificuldades para criar jogadas de ataque. Aos 2′, Neto Pessoa foi lançado, disputou a bola pelo alto com a defesa, mas acabou cometendo falta.
Instantes depois, o Anápolis tentou sua primeira finalização. Wandinho cruzou a bola na área do adversário, mas o zagueiro Doma fez o corte. Assim, seguiram-se lances que não trouxeram perigo para ambos os goleiros.
Aos 14′, após uma cobrança de escanteio, Lourenço pegou rebote e tentou finalizar, no entanto, o jogador carimbou a defesa.
Dez minutos depois, aconteceu uma jogada polêmica. Neto Pessoa recebeu enfiada de bola na área do time visitante, tomou a frente, porém caiu pedindo pênalti do zagueiro Igor Matheus. Apesar disso, o árbitro mandou o jogo seguir.
Quando o jogo já passava dos 30 minutos, uma chuva torrencial começou a cair e poças d'água começaram a se formar no campo. Então, o jogo que já não tinha boas chances sendo criadas ficou ainda mais crítico.
Ainda houve tempo para o o volante Elyeser, do Anápolis, ser amarelado. Minutos depois, o juiz apitou o final da primeira etapa, que não teve nenhuma jogada de perigo. O Vila Nova teve maior posse de bola, mas não conseguiu furar a defesa.
2° Tempo: Após longo intervalo, Anápolis voltou melhor, mas ninguém marcou
Após 15 minutos de intervalo, o trio de arbitragem percebeu que o campo não tinha condições de receber mais 45 minutos de jogo. Assim, o tempo de intervalo foi estendido e a partida só voltou a acontecer 65 minutos depois do final da primeira etapa.
Apesar das limitações técnicas de ambos os times, Anápolis e Vila Nova voltaram sem alterações nas equipes.
Logo aos 2′, o Galo da Comarca mostrou que voltou melhor. Laion limpou a jogada para a perna direita e chutou de fora da área, mas carimbou a defesa do Tigre. Três minutos depois, ocorreu a tentativa de gol mais perigosa. De novo, Laion recebeu e bateu na bola, porém Vanderlei espalmou para escanteio.
A chuva continuava a cair, mas os times permaneciam tentando abrir o placar. Aos 16′, Lourenço arriscou um chute de fora da área, no entanto mandou pela linha de fundo.
Cinco minutos depois, ocorreu a primeira substituição para o time do Anápolis. Laion saiu para a entrada de Tito. Pelo outro lado, Claudinei Oliveira também fez uma mudança. Marlone – que estava retornando à equipe – deu lugar ao atacante Hyuri.
Nos minutos seguintes, a partida continuou sem grandes emoções até os 36′. Elyeser pegou rebote na entrada da área e bateu de primeira, levando muito perigo ao goleiro Vanderlei.
Para finalizar o embate marcado pela chuva, no último minuto, Guilherme Parede arriscou chute de fora da área e quase marcou para o Vila Nova.
Anápolis x Vila Nova – E agora?
Este empate sem gols faz com que a vaga para as semifinais seja decidida na partida de volta, tendo o Tigre – que já é favorito – como mandante. No entanto, este embate só ocorrerá no sábado (04), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA.
Enquanto o Anápolis terá todo este tempo de preparação para a partida, o Vila Nova disputa outros dois jogos. Um pela Copa Verde, contra o Luverdense e o outro pela Copa do Brasil, contra o Real Noroeste.
Foto destaque: Beto Correa / Vila Nova