Análise: Corinthians cai em grupo da morte do Paulistão 2020

Nesta terça-feira (22) foi realizado o sorteio dos grupos do Paulistão 2020. Dessa forma, todos os 16 clubes participantes descobriram seus grupos e também seus adversários. No grupo D, por ordem de sorteio temos Corinthians, Guarani, Ferroviária e Bragantino (que será Red Bull Bragantino, a partir de janeiro). Apesar das equipes de cada grupo não se enfrentarem na primeira fase, já se percebe que a disputa para ir as quartas de final será a mais disputada do Estado. Vamos analisar caso a caso.

FORMATO

Os jogos acontecerão em 16 datas de 22 de janeiro até 26 de abril. As mudanças em relação aos anos anteriores são que quartas e semifinal serão em jogos únicos, com mando da melhor campanha, receita dividida entre as duas equipes. A final será diferente com partidas de ida e volta. Na primeira fase, os 16 clubes são divididos em quatro grupos e enfrentam os rivais das outras chaves. Jogos contra os participantes do seu grupo, apenas entre os dois líderes na fase de mata-mata. Os dois piores no geral caem para a Serie A2.

Além disso, algumas coisas não mudaram. O VAR estará presente apenas nas fases eliminatórias, com custo total da FPF. A lista A de inscritos continua com número de 26 atletas, tendo ao menos três goleiros. Enquanto, continua existente a lista B com número irrestrito de jogadores formados nas categorias de base. A premiação do Paulistão 2020 será de 5 milhões de reais ao campeão, 1,650 milhões ao vice, ao todo serão 12 milhões de reais em premiação.

O GRUPO D DO PAULISTÃO 2020

Quatro equipes tradicionais na história desse estadual. O Guarani, de Campinas é um dos maiores do estadual já frequentou as finais da competição diversas vezes e tem no Brinco de Ouro, um grande aliado para conquistar pontos. A equipe já chegou a figurar a zona de rebaixamento da Serie B, mas vem em ascensão, assim, já começa a construir um projeto para 2020. Já é certo que perderá a revelação Davó para o alvinegro paulista, no entanto, o Bugre tem uma força para incomodar no estadual. O técnico Thiago Carpini deve estrear como comandante no torneio e, geralmente, novos treinadores costumam surpreender.

A Ferroviária tem um retrospecto positivo nos últimos anos, indo as quartas de final e tendo uma ideia de jogo explicita. Um ataque rápido, versátil e gosto pela posse de bola. Dessa vez, o time estará sem sua estrela, o goleiro Tadeu foi vendido ao Goiás. Porém, hoje, o elenco conta com nomes conhecidos como o goleiro Gabriel Leite, ex-Guarani, o meia Christian, ex-Ituano e Palmeiras e o centroavante Léo Castro, ex-Ponte Preta. Se esses nomes continuarem, somados a força da Arena Fonte Luminosa, as dificuldades de bater os comandados de Vinicius Munhoz continuarão. Neste ano, o clube não chegou as semifinais da Copa Paulista, porém, fez uma boa primeira fase e chegou a ficar invicto por cinco jogos.

FAVORITOS

Sim, isso mesmo, ainda falta tempo para começar a competição, mas os únicos dois times que participam da Série A no grupo merecem respeito e destaque. Sim, o Bragantino caminha a passos largos para subir e ainda ser campeão da segunda divisão nacional. Além disso, o Timão já tem 45 pontos e briga para ir a Libertadores do próximo ano. Dessa forma, Corinthians e Red Bull Bragantino devem se enfrentar nas quartas de final do estadual paulista. Mais que isso não dá para prever.

https://twitter.com/robertotsuehiro/status/1186703670060224513?s=20

Já aportado em 45 milhões de reais pela empresa de energéticos, o Massa Bruta pode receber até 200 milhões em 2020 com o acesso para a primeira divisão. Se a direção pensa grande no Brasileirão, com certeza, o elenco deve ser bem reformulado (Goleiro Cleiton do Atlético MG já foi procurado), no entanto, com o mesmo projeto de Antônio Carlos Zago no comando. Alguns atletas devem receber muitas sondagens e propostas para sair, como Claudinho já teve do Cruzeiro, no meio desse ano, mas dinheiro para essa galera alemã não é problema para renovação.

O estilo de jogo envolvente, jogadores rápidos e versáteis e o Nabizão com cada vez mais público, além da promessa de reformas no estádio. A terra da linguiça pode virar terra do Touro ou do energético, em um tempo mais veloz do que se imagina.

Corinthians

Com o futebol mostrado nesse ano é difícil imaginar até uma boa colocação no estadual. Apesar do pessimismo do torcedor com o futuro. Ainda tem 11 jogos em 2019 e já começa o planejamento de 2020. Há muitas incertezas, técnico, jogadores, pelos mais diversos motivos. Agora, o atual tri campeão chega como time a ser batido. A torcida, ao menos, sabe que no mata-mata paulista a equipe não decepciona.

Enquanto não há luz nas sombras corinthianas, assim, espera que Pedrinho, Boselli e Carille continuem e cheguem a uma boa fase para espantar a maré ruim. É bom Andrés Sanchez e cia ficar de olho nesse campeonato, pois um vexame logo no primeiro semestre seria um início de apocalipse para o mandatário. Elencamos os motivos para acreditar na passagem e na eliminação. Sendo assim, se imagina um grupo com ordem de classificação: Corinthians, Bragantino, Ferroviária e Guarani.

Foto destacada: FPF_Oficial/Reprodução

Guilherme Ribeiro

Guilherme Ribeiro

Sou Guilherme Ribeiro, 20, paulista da região do ABC. Ler e escrever é um hobby, para o esporte que é a minha paixão.