América-PE estreia com derrota e treta no Pernambucano A2

A saber, como complemento da 1ª rodada do Campeonato Pernambucano Série A2 2022, o América-PE estreou nesta quinta-feira (15). No entanto, em meio a uma troca de farpas entre a nova direção do Periquito e a Federação Pernambucana de Futebol, a equipe jogou com apenas oito jogadores e sofreu goleada.

América-PE contra tudo e todos

Em campo, na tarde desta quinta-feira (15), o América-PE sofreu goleada para o caçula e estreante Atlético Torres, por 4 x 0, em Goiana, na região metropolitana do Recife. A saber, os gols da equipe de origem espanhola foram marcados por Manteiga, Müller Fernandes, David e Pingo.

No entanto, o destaque da partida ficou por conta da escalação do América-PE, que contou com apenas oito jogadores, sem banco de reservas. Além disso, durante a partida, o Periquito perdeu um de seus atletas, que saiu com dores na perna e o lado alviverde terminou os 90 minutos com sete atletas.

Entenda o contexto da briga entre FPF e América-PE

A princípio, o América-PE havia enviado a relação dos atletas para a FPF, que tem a responsabilidade de inscrever os jogadores no sistema de registros da competição. No entanto, a entidade não aceitou todos os jogadores e isso causou uma nota de repúdio por parte do clube.

“Em virtude do movimento realizado pelo nosso Alexandre Mirinda, evitando a realização das eleições da FPF no domingo próximo, pelo modo de operação que vinha sendo realizado e proposto, o senhor Evandro Carvalho decidiu que não honrará com a sua palavra, ou seja, não dará baixa nos valores pendentes na federação, fazendo assim com que os jogadores do América não estejam aptos, caso o próprio América não pague as taxas anteriormente dispensadas pelo mesmo.”, Comunicou o América em publicação feita no Instagram do clube.

Além disso, o Periquito, na mesma nota, alegou que a Federação Pernambucana está “em guerra contra o América”, citando declaração do próprio presidente da entidade, Evandro Carvalho.

“Queremos dizer a imensa torcida do América que mesmo depois dessa covarde decisão, decisão essa escutada pelo nosso diretor executivo Abdias Venceslau que ao ligar para o senhor Evandro Carvalho ouviu de pronto a seguinte frase: “aquele filho da **** do Mirinda cancelou minha eleição, agora é Guerra, não conte mais comigo para nada, acabou, é guerra contra o América”. Nós que fazemos o Novo América hoje já estamos buscando os recursos para que hoje consigamos pagar o registro dos nossos atletas, para que no dia de amanhã possamos fazer nossa estreia na competição.”, continuou a nota.

Versão da FPF, o outro lado da história

Em resposta, assim que obteve conhecimento da Nota de Repúdio, a Federação Pernambucana de Futebol respondeu, também em nota oficial. No comunicado, a entidade citou a divergência dos patrocinadores master de América-PE e da competição, no caso o Pernambucano Série A2.

“A FPF esclarece que a matéria não retrata a realidade dos fatos, uma vez que obteve patrocínio para a competição da Série A2, tal qual obteve para a Série A1. Dito patrocínio da Série A2 abrangeu recursos e, em especial, para custeio das taxas de arbitragem e registros de atletas, para os clubes patrocinados.”

Por fim, a Federação concluiu que a acusação é “irreal” e que não há relação com os investidores de ambas as partes. Além disso, o comunicado expressou também que os custos das inscrições dos jogadores saíram da própria FPF e não do patrocinador.

“Assim, exigir da Federação que imponha à sua patrocinadora a obrigação de custear despesas de arbitragem e de registros de atletas de clube patrocinado por outra Bet concorrente é absolutamente irreal.”

Ainda assim, considerando que o interesse da FPF é o sucesso da competição, a entidade pagou, com recurso próprio, e não da patrocinadora, as inscrições locais dos atletas do América por mera medida de liberalidade.”

Confira os resultados da 1ª rodada do Pernambucano Série A2 2022

  • Vitória 2 x 0 Santa Fé
  • Cabense 1 x 3 Ipojuca
  • Porto 0 x 0 Ypiranga
  • 1° de Maio 1 x 0 Serrano
  • Petrolina 2 x 0 Pesqueira
  • Central 1 x 0 Belo Jardim
  • Decisão 2 x 1 Flamengo de Arcoverde
  • Centro Limoeirense 3 x 0 Timbaúba (W.O)
  • Jaguar 0 x 1 Ferroviário do Cabo
  • Vera Cruz 1 x 0 Sete de Setembro
  • Torres 4 x 0 América-PE

Foto destaque: Divulgação/América Futebol Clube

Payciúma Luiz

Payciúma Luiz

Quase duas décadas acompanhando futebol me obrigaram a seguir esse caminho. Acabei me apaixonando pela metamorfose ambulante do mundo da bola e fiz disso o meu ofício.
@payciuma
24 anos, estudante de Jornalismo na UNIBRA, setorista do Santa Cruz no FNV, do Newcastle no PL Brasil e torcedor do Paysandu Sport Club.