América-MG

América-MG está muito próximo de atingir seu objetivo no Brasileirão: a permanência na primeira divisão. De acordo com um estudo realizado por matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem apenas 3,6% de chances de cair. Em resumo, o time precisa de apenas 10 pontos para atingir a marca segura dos 45. A saber, faltam o mesmo número de jogos.

Estudo realizado pela UFMG

Um grupo de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apaixonados por futebol, trabalham com probabilidades no esporte desde 2005. Em resumo, eles atualizam a porcentagem de chances que cada clube tem de ser campeão e ir para competições continentais. Bem como, de cair para a Série B. Por isso, eles mantêm um site chamado Mat UFMG, onde eles divulgam os números periodicamente.

“Somos um grupo do Departamento de Matemática da UFMG apaixonados por futebol e matemática que realiza esse trabalho desde 2005. Nosso principal objetivo é divulgar a matemática através dos esportes não só para os alunos dos cursos de exatas mas para todos que possuem interesse em aprender mais sobre ela. Caso você seja uma dessas pessoas, sinta-se a vontade no site para aprender mais sobre a matemática e claro, torcer pelo seu time”, diz a descrição do site.

Chances do América-MG

América-MG
Probabilidade de rebaixamento de clubes da Série A. (Foto: Reprodução/UFMG)

Faltando 10 jogos para acabar o Brasileirão, o América-MG vive um grande momento dentro da competição. Hoje, o time já tem 35 pontos, em 10º lugar, e se empatar todas as partidas que faltam, escapa do rebaixamento. Em suma, maior objetivo do clube. Pela frente, o Coelho ainda vai enfrentar, em casa os seguintes adversários: FortalezaGrêmioAtlético-GOChapecoenseSão Paulo.

Por outro lado, o Coelhão terá outros cinco jogos longe dos seus domínios. A saber, diante de Atlético-MGSportFluminenseRB BragantinoCeará. Portanto, levando tudo isso em consideração, os matemáticos da UFMG chegaram ao número de 3,6% de probabilidade de rebaixamento neste momento.

América-MG
Probabilidade de Sul-Americana de clubes da Série A. (Foto: Reprodução/UFMG)

Além disso, o América-MG tem, também, boas chances de ir para a Copa Sul-Americana. Assim sendo, a primeira vez que o clube participaria de um torneio continental na história. Conforme diz o estudo, o Coelhão, hoje, tem 61,5% de chances de chegar a este objetivo.

América-MG
Probabilidade de Libertadores de clubes da Série A. (Foto: Reprodução/UFMG)

No entanto, quando o assunto é Taça Libertadores, as chances do América já caem bruscamente. De acordo com o estudo, atualmente o time tem apenas 4,5% de chances de disputar a maior competição do continente. Mas, sonhar nunca é demais.

Mais notícias do América-MG

>> Lisca revela bastidores do América: “Os caras querem ir embora”

>> Ademir fala de artilharia e comemora boa fase

Foto destaque: Divulgação/América

Caian Oliveira
Siga-me no Twitter: @caiansoliveira