América-MG fecha clássicos de 2022 com retrospecto equilibrado

América-MG empatou por 1 x 1 com o Atlético-MG no último domingo (28) pela 24ª rodada do Brasileirão. Assim, como este foi o último de 2022, o Coelhão fechou sua participações em clássicos deste ano com equilíbrio. Se contar todas as seis partidas regionais que o clube teve, verifica-se duas vitórias, duas derrotas e dois empates.

Desempenho do América-MG nos clássicos 2022

A torcida do América-MG leva os clássicos muito a sério, como a maioria dos torcedores ao redor do mundo. Mas 2022 era um ano especial para os americanos. O clube deu um salto importante em seu patamar com a primeira participação na Libertadores e a permanência na Série A. Dentre as “ganâncias” do torcedor americano estava o desempenho em clássicos.

Desde quando começou 2022 e a montagem do elenco estava em curso, comentários dentre a torcida deixavam claro que um dos objetivos do América-MG era bater de frente com seus rivais. A saber, o Cruzeiro na Série B deixava os americanos mais confiantes. Mas o Atlético-MG era uma parada dura, pelo investimento feito e o jejum de seis anos.

América-MG
Foto: Divulgação / América FC

O primeiro clássico de 2022 foi pelo Campeonato Mineiro. A saber, o América-MG foi ao Mineirão encarar o Cruzeiro na 3ª rodada do estadual. Assim, o Coelhão venceu por 2 x 0, com um golaço de falta do lateral Patric e um de cabeça de Alê. Ambos no primeiro tempo. Pelo lado dos cruzeirenses ficou a expulsão do meia Waguininho. Em suma, foi um clássico no qual a torcida americana estava confiante e a vitória acabou acontecendo. E este foi o único embate entre CoelhoRaposa em 2022.

América à prova em duelos contra o Atlético

Mas 10 dias após vencer o Cruzeiro, o América-MG recebeu o Atlético-MG no Independência e perdeu por 2 x 0, gold e Arana e Savarino. A saber, o torcedor americano queria um resultado melhor pelo jejum de seis anos sem vencer o Galo. Em seguida, novas chances surgiram. O sorteio da fase de grupos da Libertadores trouxe o Alvinegro de novo ao caminho do Coelhão.

A torcida do Atlético-MG provocou bastante, dizendo que nos dois jogos com o América-MG seriam seis pontos garantidos. Logo no primeiro clássico da Libertadores, um banho de água fria nos atleticanos. Na primeira partida no Mineirão o América saiu na frente com golaço de Felipe Azevedo, mas tomou o empate com Ademir.

América-MG
Foto: Divulgação / América FC

O placar de 1 x 1 mostrou que o Coelhão poderia estar próximo de acabar com o jejum de seis anos sem vencer o rival. Mas na partida de volta da Libertadores deu Galo, por 2 x 1, com gols de NachoArana. O zagueiro Conti descontou para o América-MG.

Porém mais uma nova chance surgiu para o América-MG acabar com o jejum de seis anos sem vencer o Atlético-MG. A saber, quatro dias depois de perder pela Libertadores, o Coelho enfrentaria o Galo pelo Brasileirão. Então, com gols de MaidanaRaúl Cáceres o time venceu seu rival por 2 x 1 e acabou com o mal retrospecto.

No último domingo (28), o América-MG só não voltou a vencer o Atlético-MG porque o goleiro Éverson defendeu o pênalti de Henrique Almeida. Mas, mesmo com o 1 x 1, o Coelhão fechou o ano com retrospecto equilibrado em duelos regionais durante o ano de 2022.

Relembre os clássicos do América-MG em 2022

  • 02/02 – Cruzeiro 0 x 2 América – Estadual
  • 12/02 – América 0 x 2 Atlético – Estadual
  • 13/04 – Atlético 1 x 1 América – Libertadores
  • 03/05 – América 1 x 2 Atlético – Libertadores
  • 07/05 – Atlético 1 x 2 América – Brasileirão
  • 28/08 – América 1 x 1 Atlético – Brasileirão

Foto destaque: Divulgação / América FC

Caian Oliveira

Caian Oliveira

Minha paixão sempre foi o futebol. Mas, nunca sonhei em ser jogador. Não, meu sonho de moleque era levar o futebol às pessoas através da Comunicação. E aqui estou, realizando meu sonho.