Antes de mais nada, no último sábado (27), o Palmeiras se sagrou campeão da Copa Libertadores da América, após bater o Flamengo por 2 x 1. Desse modo, o técnico Abel Ferreira já começou a ser bastante assediado pelo futebol do exterior.
Contudo, depois do fim da festa do título no gramado, Abel junto a Deyverson, herói do tricampeonato, concederam uma entrevista coletiva. Então, Abel respondeu sobre tática, tomou o famoso banho de título de seus jogadores e também deixou em aberto se fica ou não no clube para a próxima temporada. De fato, o técnico português reafirmou o incômodo com a forte sequência de jogos no Brasil. E disse:
“Tenho que fazer uma reflexão com a família. Não consigo jogo, descanso, jogo. Não consigo estar na minha máxima força. É desumano o que fazem aqui. Se quiserem crescer, têm que abdicar do ida e volta na taça. Vou parar, refletir e fazer o que for melhor para o Palmeiras“.
Além disso, outro ponto bastante importante nessa decisão é a questão familiar. Decerto, Abel lamenta estar longe da família, que ainda mora em Portugal. O técnico sempre demonstra nas coletivas a saudade que sente da esposa e das filhas. No seu primeiro título de Libertadores, contra o Santos, Abel deu uma declaração dizendo que era um melhor treinador, mas um pior pai e um pior marido e que isso não valia a pena para ele.
Oferta recebida
É certo, por tanto sucesso e títulos em tão pouco tempo, Abel Ferreira já é bastante procurado por clubes do mundo inteiro. Então, o treinador teve sondagens de equipes dos Estados Unidos e do Besiktas, da Turquia. Além disso, nessa semana se noticiou uma rejeita de Abel para o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Inclusive, a oferta saudita era tentadora: cerca de R$ 127 milhões por um contrato de dois anos e meio.
Leila Pereira, nova presidente do Palmeiras, tenta convencer o treinador a trazer a família para o Brasil. Mantê-lo é uma das prioridades da nova gestão:
“É de minha vontade que o Abel, nosso técnico, permaneça no meu projeto. Isto com certeza eu vou conversar com o Abel. Ele tem contrato conosco até o fim do ano que vem, e acho que ele é extremamente importante para o projeto que a gente tem – disse Leila logo após ser eleita.”
Porém, o futuro de Abel segue indefinido no Palmeiras Portanto, só depende dele para continuar no Alviverde. É certo que Abel tem o apoio da diretoria, dos jogadores e principalmente do seu torcedor.
Foto destaque: Divulgação/Palmeiras/Cesar Grecco


