Nesta segunda-feira (4), veio a tona um documento de 2014 resgatado do ‘Blog do Ohata’ do Yahoo esportes, no qual a FIFA (Federação Internacional de Futebol) reconhece o Palmeiras como um campeão mundial, ao reconhecer que o título da Copa Rio ganha pelo clube em 1951, como a primeira competição mundial de clubes da história.

Segundo o portal ‘ESPN' em reunião realizada em um hotel de São Paulo em 2014, pouco antes da Copa do Mundo do Brasil, Joseph Blatter que era o atual presidente da FIFA, juntamente com o mandatário da CBF(Confederação Brasileira de Futebol) na época, Marco Polo del Nero e com outros representantes do órgão, atendeu a “concessão do pedido da CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos, vencido pelo Palmeiras, como a primeira competição mundial de clubes”.

O torneio de 1951 era composto por: Palmeiras, Vasco, a italiana Juventus, o Sporting de portugal, Nacional do Uruguai, pelo austríaco Austria wien, pelo time sérvio Estrela Vermelha e pelo francês Nice. A final da competição foi feita pela velha senhora e pelo verdão, na qual em duas partidas disputadas o time paulista ganhou a primeira por 1 x 0 e empatou a segundo por 2 x 2 sagrando-se campeão e sendo reconhecido como primeiro campeão mundial.

Além do documento que comprova o título do clube, em 2016 fez 65 anos que o Alviverde tinha conquistado a Copa Rio, e em uma postagem a FIFA fez uma publicação parabenizando o clube pelo conquista e colocando o time como “o primeiro campeão global”. Alguns anos antes em 2007 o Porco teve o reconhecimento do órgão máximo do futebol de que é um campeão mundial após proclamar uma ação para ser reconhecido como.

Porém mesmo com todas as provas e o reconhecimento, segundo a ‘Fox Sports’ a FIFA e também o órgão máximo do futebol mantém sua posição oficial e consideram campeões apenas os clubes vencedores do Mundial apartir dos anos 2000 para cá.  Com essa decisão da entidade, o título conquistado pelo porco em 1951 e a Copa Intercontinental que foi criado em 1960 e teve como campeões os brasileiros Santos e São Paulo (bicampeões), Flamengo e Grêmio, não são chancelados pela organização, embora ela reconhece os clubes como campeões mundiais.

“ A FIFA reconhece e valoriza as iniciativas para estabelecer competições de clubes mundiais ao longo da história. É o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio disputada em 1951 e 1952 e a Copa Intercontinental”, afirmou a entidade.

 

Pedro Henrique Ordones Ramos
Sou Pedro Henrique Ordones Ramos, tenho 20 anos, moro na região da Penha (Cangaiba) Zona Leste de São Paulo. Curso o segundo semestre de jornalismo.

Artigos Relacionados