Zlatan Ibrahimović, o "deus" está completando 40 anos!

Nesta sexta-feira(03), a Coluna Parabéns ao Craque homenageia o jogador que se denomina um “deus”. Zlatan Ibrahimović está completando 40 anos e o atacante artilheiro conta com grandes passagens por gigantes times da Europa, sendo Juventus, Inter de Milão, Milan, Barcelona, Manchester United entre outros. Ademais, além de conquistar muitos títulos o centroavante sueco conseguiu bater diversos recordes de gols na carreira. Sendo assim, vamos relembrar a trajetória de Ibrahimović  durante sua vitoriosa trajetória no futebol.  

INICIO DE CARREIRA

Zlatan Ibrahimović nasceu em Malmo, na Suécia, em 03 de Setembro de 1981. Sendo assim, começou sua carreira no futebol ingressando nas categorias de base do Malmo FC, onde também foi promovido ao elenco profissional. Desse modo, aos 18 anos, firmou-se rapidamente no time e se tornou o grande protagonista da volta do clube para a primeira divisão, na temporada 1999–00.

AJAX: ASCESÃO NA EUROPA

Em 2001, Zlatan Ibrahimović  se transferiu para o Ajax, sendo uma aposta do treinador Leo Beenhakker, que não hesitou em contratá-lo, após ver o atacante brilhar em jogo da seleção da Suécia sub-20 contra a Espanha e a negociação de 18 milhões de euros fez o jogador sueco ser o mais caro da história. Contudo, Zlatan demorou para se adaptar ao futebol Holandês, assim a partir da temporada 2002-03 o centroavante despontou a marcar gols e foi muito importante para o time conquistar a Eredivise na mesma temporada, além da Copa da Holanda em 2002. Sendo assim, vestindo a camisa do Ajax o atleta balançou as redes em 48 vezes e disputou 110 jogos.

INTER DE MILÃO: A VOLTA POR CIMA

Após uma péssima passagem pela Juventus durante 2004 a 2006, Zlatan Ibrahimović não correspondeu as expectativas e acabou vendo o seu time ser rebaixado. No entanto, em busca de reencontrar o bom futebol Zlatan se transferiu para a Inter de Milão ainda em 2006. Assim, o atacante despontou a marcar gols e ganhar títulos, conquistando o Campeonato Italiano em 2006-07, 2007-08 e 2009-10. Além disso, foi eleito artilheiro da competição na temporada 2008-09 com 25 gols. Dessa maneira, jogando na Inter o atacante sueco 66 gols em 117 jogos.

BARCELONA

Em julho de 2009, Zlatan acertou sua transferência para o Barcelona, o atacante foi contrato para ser a esperança de gols do time catalão. Além disso, o sueco tinha como objetivo conquistar a Liga dos Campeões. Porém, apesar da boa média de gols e por ter conquistado o Campeonato Espanhol, sua primeira temporada acabaria ofuscada, não demonstrando no Barcelona o mesmo protagonismo que exercia na Inter de Milão. Ademais, na Liga dos Campeões o Barcelona acabaria eliminado justamente pela Inter que, ainda por cima, conseguiria ser campeã na primeira tentativa sem o sueco, no torneio que ele tanto almeja conquistar.

MILAN

Em 2010, Zlatan Ibrahimović é foi emprestado ao Milan. A principio o contrato do atleta era somente para uma temporada, mas após marcar muitos gols e ser um peça fundamental do time italiano, Zlatan permaneceu por duas temporadas. Assim, Ibra e Milan viveram seus tempos de glória conquistando o Campeonato Italiano em 2010-11 e a Supercopa da Itália em 2011. Além disso, o atacante foi eleito artilheiro do campeonato com 28 gols e durante todo seu ciclo no clube marcou 56 gols em 87 partidas. Atualmente o sueco voltou ao Milan e mesmo aos 40 anos, teve seu contrato renovado recentemente até julho de 2021.

PARIS SAINT-GERMAIN

Então, após ajudar ao Milan reencontrar o caminho dos títulos Zlatan desembarca em território francês para repetir esse mesmo feito no PSG. Assim, o atacante de forma sucinta e responsável participou de forma magistral  do elenco campeão da Ligue 1 em 2012-13, 2013-14, 2014-15 e 2015-16 e da Copa da França em 2013-14, -2014-15 e 2015-16. Desse modo, Ibrahimović contribuiu para que o clube parisiense se tornasse mais reconhecido no canário europeu e se tornou o segundo maior artilheiro da história do clube com 156 gols em 180 jogos disputados.

View this post on Instagram

Q: Today you face Angers at home at Parc des Princes. The last match between the two teams ended 0-0 and is the only match where PSG didn’t score this season. What do you think of the match? Zlatan: It’s going to be at good game against a team that has performed well so far. Q: You lead the league 21 points ahead of second placed Monaco, haven’t lost in 38 matches against French opposition, and the league already seem to be decided. How does your superiority affect the motivation? Zlatan: We need to keep motivated so we don’t relax to much. It’s up to us if we want to be successful.  Q: Angers is a newcomer to Ligue 1 but they are in an impressive third place right now. What do you think of your opponents and their season so far? Zlatan: They have performed better than expected, so that’s great for them.  Q: Angers is one of few teams in Ligue 1 you haven’t scored against. Is it time to change that today? Zlatan: I’ve played fifteen minutes against them, so hopefully I will get a little more time today. Then maybe…

A post shared by Zlatan Ibrahimović (@iamzlatanibrahimovic) on

MANCHESTER UNITED

Em 2016, Zlatan Ibrahimović se transferiu para o Manchester United. Apesar de ter ficado pouco tempo no clube inglês o atacante conquistou títulos e uma boa média de gols. Assim, levantou a taça da Copa da Liga Inglesa em 2016-17 e da UEFA Europa League na mesma temporada. Mas, após sofrer com algumas lesões o jogador rescindiu o seu contrato com os Reds e retornou ao Milan. Ainda sim, marcou 29 gols em 56 partidas.

View this post on Instagram

Zlatan Land Zlatan Arena Zlatan Trophy

A post shared by Zlatan Ibrahimović (@iamzlatanibrahimovic) on

DECLARAÇÕES POLÊMICAS

Durante sua carreira Zlatan Ibrahimović acumula diversas declarações polêmicas, sendo uma marca registrada do jogador. Logo em sua apresentação no PSG, Zlatan disse: “Não conheço nenhum jogador da Liga Francesa, mas todos eles sabem quem eu sou”. Além disso, após cobranças da torcida no clube parisiense o atacante disparou: “Não entendo por que a torcida do PSG é tão exigente se antes não ganhavam nada”.

Em sua passagem pelo Barcelona, o atleta e o treinador Pep Gaurdiola não tinham uma relação muito amigável. Assim, pouco antes de deixar o clube o jogador disse: “Me tire logo daqui, pois se eu ficar, acabarei batendo em Guardiola na frente da imprensa”. Por fim, em 2014 pouco antes de enfrentar Portugal na repescagem da Copa do Mundo, um jornalista perguntou a Ibra quem ganharia a partida. O sueco respondeu que “Só Deus sabe” , e o repórter retrucou dizendo que seria difícil perguntar a ele no céu. Zlatan discordou: “Você está falando com Ele”.

Foto Destaque: Reprodução / 90min.com

Leonardo Lopes da Silva
Estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Eu escolhi jornalismo porque me identifico muito com os ofícios desta profissão. Aos 10 anos , tive a minha primeira experiência sendo fundador de uma rádio comunitária. Pretendo seguir minha carreira na editoria de esportes. Instagram - @leo_lopes77

Artigos Relacionados