Yoshito Okubo: ídolo e homem gol do futebol Japonês

- Yoshito Okubo o jogador que apesar de passagens frustantes na Europa e na Seleção é o homem gol no Japão

A coluna dos Samurais da Bola apresenta hoje um pouco da carreira de um dos jogadores mais importantes do Campeonato Japonês. O atacante Yoshito Okubo é o maior artilheiro da competição, com uma boa vantagem para o segundo colocado. Ademais, vale lembrar que o atleta ainda está em atividade e poderá até mesmo aumentar esta distancia, sendo assim vamos contar um pouco da história.

INICIO DE CARREIRA E CHANCE NA EUROPA

Yoshito Okubo é nascido na cidade de Kanda, distrito de Fukuoka, o jogador começou a jogar na Kumini High School. Logo o atleta chamou a atenção dos grandes clubes do país. Então no ano de 2001, Okudo foi contrato pelo Cerezo Osaka, na equipe teve muito destaque na segunda temporada quando a equipe jogava a J-League 2. Com isso, na temporada seguinte no retorno a primeira divisão, o atacante se destacou tanto que foi eleito o jovem do ano.

Seu sucesso foi tanto que o jogador, onde marcou 39 gols em 87 jogos, conseguiu sua primeira oportunidade no futebol europeu, na temporada de 05/06 foi contrato pela equipe do Mallorca. Contudo a passagem foi bem apagada não repetindo o sucesso que teve na terra do sol nascente. Após a passagem frustrada pela Europa, o jogador retornou ao Japão para defender o Vissel Kobe.

No retorno ao futebol japonês, o seu futebol voltou a brilhar, em apenas duas temporadas o jogador teve uma marca excelente marcando 25 gols em 62 partidas. Após a nova boa passagem no Japão, Okubo teve novamente uma chance no Futebol Europeu. No ano de 2009, foi contratado pelo Wolsburg, foram apenas seis meses na Alemanha, com mais uma passagem bem apagada, contudo fez parte do time que conquistou o único título alemão do clube.

RETORNO AO JAPÃO

Após uma nova passagem frustrada no futebol europeu, o jogador retornou ao Vissel Kobe, foram mais duas temporadas e meia pelo clube japonês. Sendo que novamente seu bom futebol voltou, Okubo marcou 25 gols em 92 partidas. Novamente o sucesso foi tanto, que o jogador foi contrato pelo Kawasaki Frontale.

Foi na equipe do Frontale onde o atacante teve sua melhora fase na carreira, no total o jogador ficou por quatro temporadas no clube. Logo, na primeira temporada pelo clube no ano de 2013, Okubo marcou 26 gols em 33 partidas, o jogador se sagrou artilheiro da J-League. Em continuidade, na temporada seguinte o atacante novamente foi o artilheiro da competição, com 18 gols, o fato ainda se repetiu no ano de 2015 quando o atleta marcou 23 gols.

View this post on Instagram

ブログ更新しました。

A post shared by 大久保 嘉人 (@yoshito13) on

Sendo assim, Yoshito conseguiu ser artilheiro em três temporadas consecutivas. Contudo, na última temporada pelo Frontale foram 15 gols em 33 partidas, o atleta somou 82 gols em 130 partidas pelo clube. Após, esta passagem gloriosa, o jogador se transferiu para o FC Tokyo, porém com a idade já pensando em apenas uma temporada, foram 8 gols em 28 partidas.

Após esta passagem, o Kawaski Frontale resolveu apostar na volta do artilheiro, porém em apenas seis meses pelo clube o atacante marcou apenas dois gols. Com isso, ainda no ano de 2018 foi contratado pelo Jubilo Iwata pelo clube o atleta disputou 37 partidas onde marcou apenas quatro gols. Na atual temporada, com 37 anos, Yoshito Okubo foi anunciado pelo Verdy Tokyo.

Apesar de não ter ganho títulos no futebol japonês, o atleta é maior artilheiro da história da J-League, Yoshito Okubo marcou um total de 185 gols em 448 partidas.

SELEÇÃO JAPONESA

O sucesso que o atacante teve pelos clubes, não se repetiu pela seleção nacional. Sua primeira chance na seleção, aconteceu em 2003, quando foi convocado pelo técnico brasileiro Zico, contudo o atleta não se destacava. Okubo ainda disputou duas copas do mundo pela seleção, em 2010 e 2014, mas sempre sem muito sucesso. No total pela seleção, foram apenas 6 gols em 60 partidas.

Imagem destaque: Divulgação/Yoshito Okubo

BetWarrior


Poliesportiva


Eddie Toschi
Eddie Toschi
Edwaldo Toschi, bacharel em Direito e especialista em Jornalista esportivo através de cursos ministrados por jornalistas renomados como Alexandre Praetzel, Celso Unzelte, Mário Marra dentro outros. Sou um apaixonado por futebol. Apresentador do canal Sai Que é Sua no YouTube.

    Artigos Relacionados

    Topo