O espanhol Xabi Alonso tem em seu currículo uma extensa lista de títulos como jogador. Entretanto, seu mais novo desafio foi anunciado nesta terça-feira (9). Após 15 anos, retorna como treinador da equipe B ao clube em que foi revelado: Real Sociedad. Aos 37 anos, segue o exemplo de Raúl González, ex-companheiro de equipe pelo Real Madrid e atual técnico do Castilla.

Na coletiva de imprensa, o ex-volante diz estar feliz por estar de volta ao clube e que se sente em casa. “Meu objetivo é aproveitar a minha carreira, mas não posso controlar aonde vou chegar. Isso o dia a dia é que vai me dizer”, afirma o espanhol. Anteriormente, estava treinando a equipe sub-14 do Real Madrid. “É uma grande responsabilidade, mas quero ajudar esses jogadores a dar o último passo para o primeiro time”, diz Xabi Alonso em entrevista para o Real Sociedad.

Como jogador, foram cerca de 20 títulos conquistados. Em 2004, saiu do Real Sociedad para o Liverpool. Pela equipe inglesa, foram 210 jogos e 19 gols. Nos seus cinco anos pelos Reds, venceu quatro campeonatos, entre eles, a UEFA Champions League 2004/05. Sua coleção de troféus só aumentou após a sua ída para o Real Madrid, em 2009. Com os Blancos, foram oito títulos em cinco temporadas. Se despediu da equipe em 2014.

Em seguida, foi transferido para o Bayern de Munique, time em que se aposentou em 2017. Sendo assim, foram mais cinco títulos para a conta. Além disso, esteve nas duas conquistas da Eurocopa (2008 e 2012) e na inédita Copa do Mundo em que a seleção da Espanha conquistou em 2010.

Damaris Andrade
Apaixonada por futebol desde criança, encontrei no jornalismo uma forma de expressar esse sentimento. Mineira de 26 anos morando na grande São Paulo, estudo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Procuro adquirir conhecimento e me dedicar cada vez mais ao mundo esportivo.

Artigos Relacionados