Na China, Yanbian Funde decreta falência

- Endividado e muito conhecido nos princípios do futebol nacional, foi excluído da liga e encerrou suas atividades no futebol

O Yanbian Funde, clube de futebol chinês, com origem em Lijin, um local autônomo da China na fronteira com a Coreia do Norte, foi excluído da liga de futebol do país após longo período devendo pegamento de impostos. Além dessa notícia, o time também decretou falência e encerrou as atividades por enquanto. A decisão e repercussão foi muito grande na China, já que foi um dos mais famosos antigamente e lutava para recuperar suas raízes fortes e tentar voltar para a 1ª divisão.

Fundado em 1955, o originalmente chamado de Lijin FC, time foi criado para fazer parte do crescimento da Liga de Futebol Chinesa e a sua composição era de maioria coreana, devido ao grande número da população na região. O clube era muito conhecido no começo de sua existência, principalmente por derrotar vários times estrangeiros. Em 1964, a equipe jogou a segunda divisão da liga e conseguiu o acesso para disputar a primeira divisão na temporada que estava por vir, e o crescimento não parou por aí, já que, no ano seguinte, em 1965, o Lijin venceu seu primeiro título da Liga Nacional.

Em 1994 houve a mudança de nome para Yanbian Funde Football Club, quando o clube passou por mudanças para ser um genuíno clube de futebol profissional. A partir dos anos 2000, a crise começou a pairar sobre o sucessores do Lijin, com seguidos rebaixamentos e crise financeira, a equipe precisou vender todos os principais jogadores assim como a franquia.  Após todas essas mudanças, o time começou na terceira divisão e chegou até a segunda em 2004.

O Yanbian chegou a disputar a Superliga Chinesa recentemente, mas acabou rebaixado e jogaria a segunda divisão nesse ano, porém, a Associação Chinesa de Futebol decidiu excluir o clube por falta de pagamento de impostos desde 2016, e o Shaanxi Chang'an, da terceira divisão, entrará em seu lugar vago.  A história sobre as dividas do time começaram com desentendimentos entre os investidores e más relações pessoais e profissionais.

Em relação a divisão do time, o Grupo Funde possui 70% das ações, enquanto o Yanbian Sports Management Center é responsável por 30%. Assim como outros problemas em volta de clubes chineses, mais recentemente o Tianjin Tianhai, existem muitos problemas de gerencia. O Grupo Funde, acionista majoritário, achava que podia tomar decisões sem contatar o Yanbian Sports Management Center, que queria buscar outra empresa para o lugar do Funde.

Para simplificar, o Grupo Funde, que investiu muito, não queria sair sem conseguir receber de volta o valor gasto e a partir desse ponto que os dois grupos se desentenderam e começaram a não pagar os impostos. Ambos se recusaram a pagar até que o clube não teve mais escapatória e precisou sem encerrado. O comunicado foi feito no último dia 26 de fevereiro e contou com uma nota da Yanbian Football Association e da Yanbian Sports Management Center, que afirmaram que não irão parar com o futebol do Yanbian e voltarão com um novo time para disputar os campeonatos daqui alguns anos.

O valor estimado da divida é de US$35,88 milhões acumulados desde 2016. O clube tinha um valor sentimental e simbólico muito grande em Lijin e contava com torcedores muito fanáticos. Yanbian sempre foi conhecida como a terra do futebol na China e dizem que três coisas são fundamentais para se viver ali: futebol, música e vinho. Agora sem o futebol, a vida em Lijin será incompleta até que o time renasça e volte a disputar torneios.

Os jogadores que estavam no Yanbian se tornaram livres no mercado e ficam a procura de clubes para o futuro. Muitos dos atletas estavam com o time na sua última temporada na Superliga, que foi em 2017 e agora o que resta são as lembranças de um time que já foi campeão nacional, muito respeitado e de muita expressão para o crescimento do futebol o país.

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 398 posts nesse site..

Leonardo Abrahão, 20 anos, paulista e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre.

365 Scores

BetWarrior


Avatar
Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão, 20 anos, paulista e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre.

Artigos Relacionados

Topo