Vladimir Nakhratov e os primeiros estrangeiros da Liga Profissional da China

Russos foram a primeira "ajuda estrangeira" no Chinesão

Em 1994, o Campeonato Chinês, com nome de Liga Jia-A, foi oficialmente profissionalizado. Nesse mesmo ano, alguns jogadores estrangeiros começaram a ter vez em times da 1ª divisão. Foi o caso do trio russo composto por Vladimir Nakhratov, Dmitri Kuts e Aleksandr Zakharikov. Todos os três foram atletas do Shanghai Shenhua e ganharam o campeonato de 1995 com a equipe. Mas quem puxou a fila e dos gringos e abriu o mercado alternativo foi Nakhratov, considerado o primeiro estrangeiro da Liga Profissional da China.

Os russso da Chinese Jia-A League

Vladimir Nakhratov: O primeiro estrangeiro

O ano de 1994 foi muito importante para o desenvolvimento do futebol chinês. Isso porque, graças a patrocinadores, o campeonato nacional se tornou oficialmente profissional. Logo, como toda liga, começou a procura por jogadores que atuassem em outros países para ajudarem no desenvolvimento da competição. A equipe que foi pioneira na importação de atletas foi o Shanghai Shenhua.

Antes do começo da temporada, o técnico  Xu Genbao foi até a Rússia buscar jogadores do Zenit. Contudo, os altos valores requisitados pelo time não eram esperados pelo comandante. Sendo assim, Genbao resolveu recorrer, portanto, ao Smena-Saturn St. Petersburg, uma equipe da 2ª divisão de São Petesburgo. Assim, três jogadores chamara a atenção do chinês, que os levou para fazer parte do plantel do Shenhua.

Vladimir Nakhratov atuando pelo Shanghai Shenhua

O primeiro a se comprometer com a nova equipe foi o jovem atacante Vladimir Nakhratov, que assinou contrato com um salário de apenas 500 dólares por mês. Logo em sua época de estreia, Valoja, como é conhecido pelos chineses, se tornou titular rapidamente e foi um dos responsáveis pelo bom desempenho do time de Xangai, marcando 10 gols ao longo do ano e vencendo o 1º prêmio de Melhor Jogador Estrangeiro.

Posteriormente, em 1995, ano de título, o russo não repetiu seu grande futebol, já que teve problemas de disciplina e acabou virando reserva durante a Jia-A League. Ao final da temporada, o time campeão resolveu não renovar o contrato do avançado, que acabara defendendo outros clubes chineses antes de retornar a sua terra natal.

Dmitri Kuts e Aleksandr Zakharikov: “Os outros primeiros”

Assim como Valoja, o goleiro Dmitri Kuts e o meia Aleksandr Zakharikov também assinaram com o Shenhua entre 94 e 95. Ambos foram bastante participativos na campanha do Chinês de 95, quando conquistaram o título atuando como titulares e sendo decisivos. Zakharikov, apelidado de Shasha, foi o segundo a vencer o Prêmio de Melhor Jogador Estrangeiro, logo depois de Nakhratov, e é lembrado até hoje como um dos pioneiros a ajudar na melhoria do nível do campeonato no país mais populoso do mundo.

E depois do trio?

Pós iniciativa do Shanghai Shenhua, se tornou muito comum a ida de estrangeiros a China. Atualmente, os “forasteiros” são os principais nomes da Superliga Chinesa, brigando sempre pela artilharia, liderança de assistências e até dominando as Seleções de melhores do campeonato. Portanto, podemos dizer que os precursores russos foram de suma importância para o intercâmbio de atletas em uma das ligas com mais visibilidade do Oriente, fazendo com que grandes nomes do futebol internacional continuem, até hoje, dando as caras na CSL.

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 376 posts nesse site..

Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

BetWarrior


Avatar
Leonardo Abrahão
Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

Artigos Relacionados

Topo