Vanderlei Luxemburgo irá treinar o Palmeiras pela 5ª vez na história

Treinador é o terceiro técnico com mais passagens no Alviverde, estando atrás apenas de Felipão e Oswaldo Brandão
Palmeiras

Enfim a saga do Palmeiras por um técnico se encerrou. Posteriormente, o clube que desde a demissão de Mano Menezes, buscava por um substituto, fechou com Vanderlei Luxemburgo para as próximas duas temporadas. Entretanto, Luxa não era a primeira opção do Alviverde, que priorizava por Jorge Sampaoli.

Sobretudo, após investidas frustradas no argentino, o clube desistiu e foi em busca de um plano B. Além do ‘profexô’, o espanhol Miguél Ángel Ramírez, de 35 anos, também foi um nome forte nos bastidores, porém sua pouca idade pesou na escolha.

Desse modo, junto a Luxa, o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar Mauricio Copertino chegam ao Verdão. Nesse ínterim, com a contratação irá compor sua 5ª passagem pelo clube. Anteriormente, treinou a equipe em outras ocasiões, nos anos de 1993/94, 1995/96, 2002 e 2008/09. Além disso, também chega como o terceiro técnico com mais passagens na história palestrina, somando 369 jogos, com 221 vitórias, 81 empates e 67 derrotas.

RETROSPECTO NO PALMEIRAS

1ª PASSAGEM

Após se aposentar como jogador, Luxemburgo resolveu se aventurar na profissão de técnico de futebol. Dessa forma, ao se destacar, levando o Bragantino ao título da série B do Campeonato Brasileiro, de 1989 e o Campeonato Paulista de 1990, logo chamou a atenção do Palmeiras. Assim, chegou ao clube em 1993, onde de cara obteve conquistas. Eventualmente, o título do Paulistão alcançado com uma vitória por 4 a 0 sobre o maior rival, Corinthians, é até hoje um dos triunfos mais importantes da história do clube. Ainda mais por quebrar um jejum de 16 anos. No mesmo ano, também levou a equipe aos títulos do Torneio Rio-São Paulo e do Brasileirão. E no ano seguinte, novamente foi bicampeão Paulista e Brasileiro.

2ª PASSAGEM

Sua segunda passagem pelo Palmeiras foi quase que simultâneo a sua saída. Isso por que após sua demissão em 1995, acabou que por retornar ao clube no mesmo ano. Dessa forma, novamente conquistou o Paulistão, dessa vez ano de 1996, no qual o retrospecto de uma equipe com um ataque arrasador com mais de 100 gols, marcou a competição.

PASSAGEM

Novamente retornou a equipe no ano de 2002, porém não obteve destaque compondo uma passagem apagada.

4ª PASSAGEM

Em 2008, retornou ao clube, onde conquistou mais um título do Paulistão. Na época, o Palmeiras não vencia um campeonato desde o ano 2000, e não conquistava o torneio estadual desde 1996. Posteriormente, em 2009, após ser eliminado mais uma vez da Copa Libertadores da América, recebeu diversas críticas da torcida palmeirense. Sobretudo, sua interferências perante o time fora do campo, como indicações de jogadores que não agradavam os torcedores, culminaram em sua demissão.

5ª PASSAGEM

Depois de onze anos, Luxemburgo volta a treinar o Palmeiras. Apesar de receber críticas sobre seu modo tático atual ser ultrapassado, o treinador recuperou força no mercado ao conduzir o Vasco da luta contra o rebaixamento para uma vaga na Sul-Americana no Brasileirão. Sendo assim, chega sobe a confiança do presidente do Alviverde, Mauricio Galiotte.

Karine Gomes

Sobre Karine Gomes

Karine Gomes já escreveu 202 posts nesse site..

Olá, me chamo Karine Gomes. Atualmente curso o 5° semestre em jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul.Se eu falasse sobre a minha paixão por futebol, certamente teríamos um livro.E pela escrita então ? rsrsDesse modo, escrever para o portal sobre o esporte me parece muito bom 🙂Facebook: Karine Valbusa////////Insta: @srvalbusa

BetWarrior

Karine Gomes
Karine Gomes
Olá, me chamo Karine Gomes. Atualmente curso o 5° semestre em jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul.Se eu falasse sobre a minha paixão por futebol, certamente teríamos um livro.E pela escrita então ? rsrsDesse modo, escrever para o portal sobre o esporte me parece muito bom :)Facebook: Karine Valbusa////////Insta: @srvalbusa

Artigos Relacionados

Topo