Vaga de Europa League e afastamento do Z3 são destaques do Campeonato Italiano

Mais de 4 equipes brigam em cada região da tabela do Campeonato Italiano
Vaga de Europa League e afastamento do Z3 são destaques do Campeonato Italiano

Lazio, CagliariEmpoli, Sampdoria, Genoa, Atalanta, Internazionale e Chievo são equipes que jogam neste sábado (22/12) pela 17ª rodada do Campeonato ItalianoAs partidas acontecem às 9h30, 12h e 15h30 (horários de Brasilia), respectivamente. Os jogos de Sampdoria e Atalanta serão simultâneas, o que pode gerar mudança de posições entre os quatro times que estarão em campo, dependendo de seus resultados. Já os Azzurri e os Grifone tentarão ficar mais longe da zona da degola.

Série A Tim – 17ª Rodada

Lazio x Cagliari

A Societá Sportiva Lazio tenta se recuperar no Campeonato Italiano, jogando no Estádio Olímpico de Roma, após três jogos sem vencer. Ainda mais vindo de uma derrota para a Atalanta que podia deixar a equipe numa situação mais confortável na tabela. Hoje, em quinto lugar, o time está a dois pontos do quarto colocado e apenas um a frente do sexto, vendo sua vaga na Europa League ameaçada. A equipe da capital não tem desfalques, mas vê seu treinador Inzaghi mudar de formação pela pressão que sofre da torcida e imprensa nos últimos dias.

“Tentamos uma nova formação nos últimos dias, não será uma experiência, porque é algo que já implementamos nas semanas anteriores”. disse o treinador sobre a possível mudança de 3-5-2 para 4-2-3-1.

O Cagliari também vem de uma fase complicada, são cinco jogos sem vencer, e seu retrospecto fora de casa é péssimo: uma vitória em oito jogos como visitante. A equipe tenta se recuperar no campeonato, pois, está em 13ª e cinco pontos da zona de rebaixamento. Sem Srna e Ceppitelli suspensos pelos cartões amarelos e o artilheiro Pavoletti machucado, o time deve contar com Faragó, Romagna e Cerri como titulares. Castro é dúvida, mas caso não atue, Bradaric pode ser o titular.

“Nós pensamos partida após partida, agora o foco da cabeça está na partida de amanhã” disse o técnico Maran.

Ionita se prepara para o jogo de sábado. (Reprodução/Condividi/Cagliari)

Empoli x Sampdoria

Com uma derrota nos últimos cinco jogos, a equipe da casa vem em boa fase. A partir da 15ª rodada com a saída da zona de rebaixamento, o Empoli olha para o alto da tabela e fugir do fantasma do Z3. Sem desfalques, a equipe é a mesma dos últimos jogos.

“A Sampdoria é uma equipe com grande qualidade e experiência; vamos ter que fazer um grande jogo para levar para casa o resultado ” falou Parole, técnico dos Azzurri.

O confronto trará uma equipe visitante em ótima fase também, sem perder a cinco partidas. A Sampdoria vai a Empoli buscar uma nova vitória para buscar a vaga na Europa League. Hoje, em nono lugar e 23 pontos, a Samp pode chegar ao sexto lugar dependendo de seus rivais pela posição.  Sem desfalques, o técnico Giampaolo irá visitar seu ex-time e brinca sobre a “lei do ex” ocorrer lá também.

“O fato de eu estar aqui na Sampdoria é algo que devo ao Empoli. Conseguimos coisas boas nessa temporada. Sou grato ao presidente e a todos do clube, onde tive a chance de treinar alguns ótimos jogadores. Eles são uma equipe do futebol italiano que faz as coisas da maneira certa. Portanto, acho que será um jogo difícil para nós ”, disse o técnico na coletiva de imprensa antes do jogo.

Técnico visita ex-clube por onde também jogou. (Reprodução/Getty Images)

Genoa x Atalanta

O time de Gênova se encontra em situação difícil no campeonato com dois pontos ganhos dos últimos 15 disputados. Em 16ª e a quatro pontos do 18ª . A equipe joga em casa com a finalidade de que a torcida apoie os 90 minutos e os três pontos deixem as coisas mais tranquilas. Sem desfalques, Prandelli deve mudar a escalação da última partida.

“Atalanta continua sendo uma parte muito importante da minha vida. Será uma emoção verdadeira e sincera. Mas eu tenho que deixar as emoções de lado e pensar no jogo de amanhã.”

Como disse Prandelli, o time de Bergamo é muito forte. Em sexto lugar, com 24 pontos e na vaga que leva a Europa League. Atalanta confia que a partida contra o Napoli foi um tropeço, porque sabe que sua goleada na Internazionale trouxe muita confiança para o elenco. Com esse bom aproveitamento, e um time revigorado, o time treinado por Gasperini espera se sair vitorioso no confronto.

“Um jogo difícil nos aguarda contra um time que quer vencer, mas também queremos terminar o ano da melhor maneira” contou Gasperini aos jornalistas.

Chievo x Inter de Milão

O lanterna Chievo vem de dois empates consecutivos, depois de inúmeras derrotas. Aliás, essas perdas fizeram se posicionar na 20ª colocação e estar com seu segundo treinador no cargo. Com quatro pontos em 16 partidas, o estado da equipe de Verona é terrível, mas os últimos dois jogos deixou “o paciente respirando sob muitos aparelhos”. Mimmo Di Carlo conta com todos os seus titulares para enfrentar o gigante italiano.

O Inter é um time criado para chegar entre os quatro primeiros, com um ótimo técnico como Luciano Spalletti. Será uma partida a ser enfrentada em ritmo acelerado ” disse Di Carlo, na coletiva de ontem. 

Do outro lado do confronto, a Inter vem de uma vitória em casa contra a Udinese. Logo depois desse jogo, os Nerrazurri se libertaram de uma sequência de dois empates e duas derrotas. Resultados dolorosos como a goleada sofrida contra o Atalanta e a perda do Derby dell´Italia deixaram a equipe mais longe do título. Sem Nainggolan, Dalbert e Miranda por lesão, o time deve ir com João Mário, Asamoah e De Vrij. Luciano Spalletti balança no cargo após eliminação na Champions League e precisa reagir.

“Para mim, é positivo em geral, vejo um claro crescimento na atitude da equipa. Na Itália, há um nivelamento maior em relação ao ano passado, a Juventus fez mais pontos, mas há muitas equipes que estão perto do quarto lugar “. Luciano Spalletti falando sobre o Campeonato Italiano. 

Mesmo pressionado, treinador sorri na coletiva de imprensa. (Reprodução/Getty Images)
Guilherme Ribeiro

Sobre Guilherme Ribeiro

Guilherme Ribeiro já escreveu 192 posts nesse site..

Sou Guilherme Ribeiro, 18, paulista da região do ABC, estudante de jornalismo, corinthiano, alucinado por futebol e louco por esporte.


Que tal assistir a final da Libertadores no Chile? Cadastre-se e concorra:

Rexona


Forza Football

 

Guilherme Ribeiro
Guilherme Ribeiro
Sou Guilherme Ribeiro, 18, paulista da região do ABC, estudante de jornalismo, corinthiano, alucinado por futebol e louco por esporte.

Artigos Relacionados

Topo