Tottenham e Real Madrid roubam a cena na Liga dos Campeões

Emoção não vai faltar na 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA. Nesta quarta (1) mais quatro times podem garantir passagem para os playoffs. O duelo mais aguardado é entre Tottenham e Real Madrid, em Wembley, valendo a liderança do Grupo H. Além deles, Manchester City e Besiktas também querem se garantir na próxima fase.

Sevilla – Spartak Moscou

O Liverpool receberá o Malibor no Anfield e deve vencer, assumindo a liderança do Grupo E. Logo, o duelo entre Sevilla e Spartak é um confronto direto que pode ser decisivo para a classificação. O histórico pesa a favor dos donos da casa. Os espanhóis venceram quatro das cinco partidas que jogaram contra russos no Pizjuán. Por outro lado, o time de Moscou não vence fora de casa na Champions desde 2011.

Duelo decisivo entre os vermelhso do Grupo E (Crédito: twitter.com/fcsm_official)

A principal esperança de gols do Sevilla é o atacante Ben Yedder. O franco-tunisiano já balançou as redes seis vezes nesta temporada. O Spartak, que conta com o brasileiro Luiz Adriano, aposta suas fichas em Promes. O holandês, camisa 10 do time russo, também já fez seis gols no ano.

No primeiro jogo entre as duas equipes, em Moscou, o Spartak goleou o Sevilla por 5 a 1.

Liverpool – Maribor

Aparentemente o jogo é uma mera formalidade. O Maribor, time mais frágil do Grupo E, teoricamente, não deve causar problemas ao Liverpool. No último jogo, na Eslovênia, os Reds venceram por 7 a 0.

Klopp pede atenção ao Liverpool contra o Maribor (Crédito: twitter.com/lfc)

Phillipe Coutinho, que se recupera de uma lesão na coxa, é dúvida para o jogo. Mas mesmo a ausência do brasileiro não diminui o favoritismo do Liverpool. O técnico Jurgen Klopp, no entanto, nem pensa em cantar vitória antes do tempo. Alemão, ele relembrou o famoso Milagre de Berna para afirmar que não há vitória garantida. Na Copa de 1954, a Hungria de Puskas derrotou a Alemanha por 8 a 3 na fase de grupos. Na final, os alemães venceram por 3 a 2 e se sagraram campeões.

“Eu sou alemão e sei o que houve em 1954. Ninguém esperava por aquilo. O futebol é assim. Esta é uma lição que aprendi muito cedo em minha vida. Sempre é possível“, declarou Klopp ao The Guardian.

Napoli – Manchester City

Invictos. Líderes isolados do campeonato nacional. Napoli e Manchester City têm muito em comum. Mas, na Champions, a realidade entre eles é distinta. Os ingleses querem a vitória para sacramentar a passagem para os playoffs. Já para os italianos, a vitória é uma questão de sobrevivência dentro da competição.

Guardiola quer voltar da Itália com mais uma vitória na temporada invicta do Manchester City (Crédito: mancity.com)

A Napoli só venceu um jogo na fase de grupos da Liga dos Campeões. Se perderem, os italianos complicam as chances de classificação para a próxima fase. O técnico Maurizio Sarri, no entanto, minimizou o clima de decisão em volta do jogo. “Não sei se será decisivo, mas fazer pontos contra o Manchester City seria uma grande vantagem“, afirmou. Ele também rasgou elogios a Pep Guardiola, que comanda os Citizens em uma temporada invicta. “A filosofia dele sempre me agradou. Ele às vezes beira a genialidade”, elogiou.

Na ponta da caneta, um empate basta para o City garantir a classificação. Mas para Pep Guardiola só a vitória interessa. “Por que deveríamos jogar pelo empate se podemos vencer?“, disse o treinador, esbanjando otimismo.

Shakhtar Donetsk – Feyenoord

O objetivo do Shakhtar é se manter em boas condições de brigar por uma vaga nos playoffs. Os ucranianos só perderam um jogo na fase de grupos, para o líder Manchester City. O Feyenoord, por sua vez, não venceu nenhuma das três partidas que disputou.

Bernard foi confirmado no time titular pelo técnico Paulo Fonseca (Crédito: twitter.com/fcshakhtar)

Apesar do retrospecto dos holandeses, Paulo Fonseca não espera vida fácil para o jogo desta quarta. “Nós respeitamos nosso oponente e conhecemos sua dignidade”, afirmou o treinador. O português também aproveitou para garantir a presença do brasileiro Bernard entre os titulares. “Está em excelente condição e vai jogar”, garantiu.

Giovanni Van Bronckhorst, técnico do Feyenoord, ainda não perdeu as esperanças. “A chance de continuar é pequena, mas vamos jogar com seriedade. Um resultado positivo pode significar uma mudança”, afirmou.

Besiktas – Monaco

Besiktas e Monaco chegam para este jogo com papéis invertidos. O campeão francês era o favorito para dominar o grupo e está na lanterna. Já os turcos, considerados azarões, lideram com 100% de aproveitamento.

Até um empate pode garantir a classificação ao Besiktas, desde que o RB Leipzig vença o Porto. Mas o técnico Şenol Güneş prefere deixar os cálculos de lado neste momento. “Vamos jogar sem pensar na pontuação. Espero que seja uma boa partida. Será um jogo mais duro que o anterior”, opinou o treinador turco.

O Monaco tem um empate e duas derrotas, mas o técnico Leonardo Jardim acredita na classificação (Crédito: twitter.com/as_monaco)

Pelo Monaco, o técnico Leonardo Jardim não quer saber de jogar a toalha. “Nossa força é acreditar em nós mesmos. Na força do nosso grupo. Nos resta três jogos. É possível. A mensagem é muito simples”, afirmou.

FC Porto – RB Leipzig

O Besiktas disparou na liderança do Grupo G, mas a segunda vaga segue em aberto. O RB Leipzig venceu o Porto, na Alemanha, por 3 a 2, e assumiu a vice-liderança. Agora, os portugueses têm a chance de devolver o resultado e passar à frente novamente.

Ralph Hasenhüttl, técnico do RB Leipzig, considera que a vitória seria “um passo gigante” rumo aos playoffs da Champions League. “A vitória no último jogo foi importante para mostrar que somos capazes. Espero que possamos repetir a dose“, disse o alemão.

Sergio Conceição pediu que o FC Porto jogue muito melhor do que jogou na Alemanha para vencer (Crédito: twitter.com/fcporto)

Dependendo apenas de si para se classificar, Sergio Conceição cobrou atitude do time português. “Temos que fazer nosso trabalho, ganhar, e passar à frente do Leipzig“, simplificou. O técnico aproveitou para mandar um alerta ao treinador rival. “Ele sabe que vai ter um FC Porto completamente diferente do que foi à Alemanha”, avisou.

Borussia Dortmund – Apoel

Vencer o Apoel não é uma escolha – é uma obrigação. Esta é uma missão sem margem de erro para o Borussia Dortmund seguir sonhando com os playoffs da Champions League.

Marcel Schmelzer quer reação do Borussia na Champions League contra o Apoel (Crédito: twitter.com/bvb)

Um ponto positivo para os alemães é a chance de voltar a jogar no Signal Iduna Park. “Tivemos quatro jogos fora e estamos felizes em jogar em casa novamente”, afirmou o capitão Marcel Schmelzer.

O primeiro jogo entre os dois times, no Chipre, terminou empatado em 1 a 1.

Tottenham x Real Madrid

Não vale apenas a liderança do Grupo H. Quem vencer garante também a classificação para os playoffs da UEFA Champions League.

Apesar do bom momento dos dois times na Champions, os últimos resultados de ambos foram ruins. O Real Madrid perdeu para o Girona no Campeonato Espanhol. O Tottenham foi derrotado pelo Manchester United na Premier League e acabou eliminado da Copa da Liga Inglesa pelo West Ham.

Harry in training on Tuesday
Harry Kane pode voltar ao time titular do Tottenham contra o Real Madrid (Crédito: tottenhamhotspur.com)

Para alegria dos Spurs, o atacante Harry Kane voltou a treinar e pode aparecer no jogo. Quem confirmou foi o técnico do Tottenham, Mauricio Pochettino. Independente da escalação ou não do Furacão no jogo, o treinador quer que o time encare o Real Madrid sem medo. “Temos que jogar com liberdade e curtir o jogo. Caso contrário, o medo começa a aparecer e fica difícil para mostrarmos nosso verdadeiro potencial”, alertou.

Pelo Real Madrid, o técnico Zinedine Zidane minimizou a derrota para o Girona e reforçou a expectativa pelo jogo, que deve atrair o foco do mundo da bola para o Estádio Wembley. “As pessoas podem pensar que estamos mal emocionalmente depois de uma derrota, mas pelo contrário, estamos bem fisicamente e preparados para fazer um bom jogo. É o cenário ideal para fazer uma grande partida diante de uma grande equipe”, afirmou.

Johnny Katayama

Sobre Johnny Katayama

Johnny Katayama já escreveu 72 posts nesse site..

Johnny Katayama é jornalista, locutor e apaixonado por esportes – defutebol e basquete até hipismo e xadrez. Entusiasta dos eSports ejogador amador de League of Legends. Narrador e repórter nastransmissões da TV MundoVôlei. Autor do livro: “Galo Guerreiro – osúltimos campeões estaduais da história do futebol profissional deMaringá” (2012).

1X Bet
Johnny Katayama
Johnny Katayama
Johnny Katayama é jornalista, locutor e apaixonado por esportes – defutebol e basquete até hipismo e xadrez. Entusiasta dos eSports ejogador amador de League of Legends. Narrador e repórter nastransmissões da TV MundoVôlei. Autor do livro: “Galo Guerreiro – osúltimos campeões estaduais da história do futebol profissional deMaringá” (2012).

Artigos Relacionados

Topo