Top 10: os melhores clássicos do Brasil

- Confira o clássico de maior expressão no Brasil
Top 10 Clássicos do Brasil

Confira o nosso Top 10 de melhores clássicos do Brasil. Foi levado em consideração os seguintes pontos: tamanho e relevância do clube nos cenários estaduais, no cenário nacional e internacional. A saber, também é de enorme relevância do clássico, o tamanho da rivalidade dos clubes, o que esse jogo representa para o estado em questão, quantos títulos ‘entraram’ em campo, finais de das equipes de forma direta.

Antes de mais nada, certamente muitos jogos com rivalidades expressivas ficaram de fora da lista, uma vez que vivemos em um país em que tem uma quantia muito alta de times grandes e muitos clubes influentes em suas regiões. A saber, tem a maior rivalidade de Minas, Rio, São Paulo, Nordeste e, logicamente, a maior rivalidade do Brasil. Dito isso, confira se o seu clássico favorito está no ranking abaixo.

10. REMO x PAYSANDU

O clássico que enche de orgulho os habitantes da Região Norte. Repleto de muita rivalidade e festas, a ansiedade fica ainda maior, pois os clubes raramente estão disputando a mesma divisão. Dessa maneira, o Remo é o maior vencedor. O time conta com 261 vitórias. Enquanto isso, o Papão aplicou a maior goleada, que foi de 7 x 0, no ano de 1945.

9. PONTE PRETA x GUARANI

Quando essas equipes vão se enfrentar, toda a Cidade de Campinas para. O Clássico de Campinas tem uma das maiores rivalidades do Brasil. Contudo, infelizmente, frequentemente, os jogos acabam em violência. A saber, o Bugre é o maior vencedor (67 triunfos). Já a Macaca é o primeiro clube brasileiro a se profissionalizar em futebol.

8. BAHIA x VITÓRIA

O primeiro clássico entre o Esquadrão de Aço e o Leão da Barra foi disputado em 10 de abril de 1932, onde o Bahia venceu por 3 x 0. A maior goleada do clássico também foi do Tricolor, com incríveis 9 x 1 para cima do Rubro-Negro. A saber, o Ba-Vi é considerado o maior clássico do Nordeste, um é o nordestino com mais brasileiros (Bahia, dois títulos) e o outro Copa do Nordeste (Vitória, com cinco).

7. ATLHETICO x CORITIBA

O clássico um tanto quanto incomum. A saber, quando uma equipe está bem, a outra está mal. Assim, as equipes quase não se enfrentam em condições iguais. Até os anos 2000, havia uma supremacia do Coxa, cujo, até hoje, é o maior vencedor do clássico e aplicou a maior goleada, em 6 x 0. Porém, recentemente, o Furacão é quem anda sendo o representante principal do Estado. Na história do confronto, foram disputadas 18 finais entre as equipes, e incrivelmente estão empatados em vitórias.

6. FLAMENGO x FLUMINENSE

Os maiores Campeões Estaduais do Rio de Janeiro já protagonizaram jogos memoráveis. O Rubro-Negro é o maior vencedor do confronto e aplicou a maior goleada (7 x 0). Além disso, Zico é o maior artilheiro do clássico, com 19 gols. O Tricolor, por sua vez, é o clube que mais derrotou o rival em finais (oito oportunidades), além de triunfar no Fla-Flu Centenário. A saber, é conhecido como Clássico das Multidões.

5. CRUZEIRO x ATLÉTICO-MG

Galo e Raposa começaram a ter embates mais quentes em 1950. Em suma, o Cruzeiro tem mais conquistas importantes que o rival. Porém, no jogo de maior amplitude do Clássico Mineiro, a Copa do Brasil de 2014, o Atlético que saiu campeão. Os Celestes provocam dizendo que seu rival não pode ser Bi nunca (uma vez que o Atlético não tem nenhum bi-campeonato), e os Alvinegros rebatem dizendo que seu rival treme em jogos importantes.

4. FLAMENGO x VASCO

O Clássico dos Milhões, onde sempre se espera o Estádio lotado e muita renda. Em suma, é o jogo que para a cidade, uma vez que falamos das maiores torcidas do Rio de Janeiro. Esse confronto sempre teve muita provocação e midiatização. A saber, o Flamengo é o maior vencedor, já o Vasco tem a maior goleada (7 x 0). Os Rubro-Negros já conquistaram três Estaduais consecutivos em cima do rival, vale ressaltar que o Bacalhau era o favorito. Os Cruzmaltinos já aplicaram uma goleada de 5 x 0 em plena páscoa, onde Eurico Miranda (ex-presidente do Vasco), distribuiu chocolate para a torcida vascaína.

3. SÃO PAULO x SANTOS

Nenhum clássico brasileiro terá mais títulos em disputa do que no clássico San-São. Dessa forma, podemos afirmar que é o jogo de maior expressão do Brasil inteiro. A saber, juntos eles obtém: cinco Mundiais, seis Libertadores, 14 Brasileiros, entre outros diversos titulos. O Tricolor é o maior vencedor do confronto, com 134 vitórias.

2. PALMEIRAS x CORINTHIANS

Clássico de maior rivalidade do estado de São Paulo. Dessa forma, o confronto é chamado de ‘O Derby Paulista’. A disputa é tanta que não há um maior vencedor. As equipes estão empatadas com 127 vitórias. Contudo, o Porco leva vantagem no saldo de gols. O Palmeiras, quando ainda se chamava Palestra Itália, aplicou a goleada de 8 x 0 contra o Timão.

1.GRÊMIO X INTERNACIONAL

O Gre-Nal é o clássico de maior rivalidade do país. Vale ressaltar que no Rio Grande do Sul só tem dois times considerados grandes, ambos localizados em Porto Alegre. Logo, as torcidas só tem um alvo durante o ano. Para ter uma noção da dimensão do jogo, há uma conta exata de quantos clássicos foram disputados (424). Literalmente, esse jogo para não só a cidade, mas também o Estado. O Inter é o maior vencedor do confronto, já o Grêmio aplicou a maior goleada, em 5 x 0.

Foto Destaque: Reprodução/Guilherme Testa

Leonardo Raiol

Sobre Leonardo Raiol

Leonardo Raiol Faria já escreveu 36 posts nesse site..

Escolhi jornalismo por ter a oportunidade de trabalhar com o esporte. Meu objetivo é criar um bom portfólio e criar contato com a profissão.Instagram:@raiolleonardoTwitter:@raiolleonardo5

365 Scores

BetWarrior


Leonardo Raiol
Leonardo Raiol
Escolhi jornalismo por ter a oportunidade de trabalhar com o esporte. Meu objetivo é criar um bom portfólio e criar contato com a profissão.Instagram:@raiolleonardoTwitter:@raiolleonardo5

Artigos Relacionados

Topo