
A 5ª rodada do Campeonato Português foi com resultado positivo para os visitantes. Assim, o Santa Clara fez seu dever de casa, vencendo o Moreirense por 2 x 0. Por outro lado, Marítimo perdeu diante de sua torcida por 3 x 1 para o Belenenses. Mas com o Rio Ave não foi diferente. Com isso, o time sofreu uma goleada em casa por 4 x 2 contra o Tondela.
LIGA NOS – 5ª RODADA
Marítimo 1 x 3 Belenenses
Belenenses foi à Madeira conquistar os três pontos e manteve o momento regular do Marítimo, que está há tempos sem vencer em casa. Assim, André Santos, aos 10 minutos, fez um golaço olímpico. Charles seguiu a trajetória da bola, e nem quis acreditar quando viu a entrar. O Marítimo reagiu pouco depois, por intermédio de Daizen, que roubou a bola de Gonçalo Silva, perto da meia lua. Mas o internacional nipónico, depois de entrar na área de rigor, atirou enrolado e para fora. Em uma saída totalmente errada, Charles socou e acertou na bola, mas o goleiro tropeça em um dos jogadores do Belenenses, estendido no relvado, e o esférico fica à mercê de Matija, que ao tentar fazer a recarga de cabeça serve Kikas, que acabou por finalizar de cabeça ante a oposição de Rodrigo Pinho.
Apos, o intervalo Marítimo, marcou logo aos 47 minutos, Marcelinho conseguiu reduzir, ao concluir uma jogada iniciada em René Santos e com assistência de Nanu. No entanto, o time do novo técnico Pedro Ribeiro levou a melhor. Novamente, de bola parada, aos 79 minutos, desta vez num livre direto de André Sousa, que colocou a bola no canto superior direito da baliza de Charles. O Marítimo termina a rodada em 15º colocado com somente quatro pontos. Já o Belenenses sobe para a 12º posição mantendo a distancia significante da zona da degola. As equipes voltam à campo no próximo domingo (22). O Belenense volta no próximo sábado (21) recebendo o Rio Ave às 14h (horário de Brasília). Já o Marítimo visita o Braga, segunda (23) às 15h (horário de Brasília).
Santa Clara 2 x 0 Moreirense
Apos um bom tempo sem vencer em seu estadio, Santa Clara foi o único que fez o seu dever de casa na rodada da manhã, deste domingo (15). Os Açorianos venceu o Moreirense por 2 x 0. Zé Manuel abriu o marcador ao minuto 45′, para a formação das ilhas, depois de uma assistência de Lincoln. Já na segunda parte, num lance infeliz do angolano Fábio Abreu, aos 75′, permitiram à equipe açoriana regressar aos triunfos no campeonato, depois de ter empatado nas duas rondas anteriores.
Com este resultado Santa Clara subiu ao sexto lugar da I Liga, com oito pontos, enquanto o Moreirense, que ainda não venceu fora de casa na temporada, em três jogos, totaliza sete pontos, tendo descido para a nona posição. Para a próxima jornada o Santa Clara enfrenta o Porto, domingo (22), às 16h30 (horário de Brasília). Já o Moreirense recebe neste sábado (21), a equipe de Benfica, às 16h30 (horário de Brasília).
Rio Ave 2 x 4 Tondela
O Tondela foi até a Vila do Conde, enfrentar o Rio Ave e trouxe um vitória de 4 x 2, diante o mandante. Pité, aos 05’, inaugurou o marcador, num lance em que os visitantes aproveitaram o bloco mais subido do rival. O esquerdino beneficiou de uma assistência de Denilson para rematar de primeira. Novamente no ataque à profundidade, o Tondela chegou ao 2 x 0, desta vez com conclusão do brasileiro, Denilson que recebeu nas costas da defesa e finalizou na cara do goleiro.
Mas antes do intervalo, o Rio Ave que vinha ameaçando o Tondela, conseguiu reduzir, na seqüência de um remate de Tarantini que sofreu um desvio antes de trair Cláudio Ramos. Poderia ter sido o mote para a reação dos anfitriões no segundo tempo. Entretanto foi o Tondela a alargar a margem. Aos 57’, um erro do Rio Ave na saída de bola foi punido com um cruzamento da direita em que Jonathan Toro respondeu com um cabeceamento coroado de êxito. E aos 62’ foi novamente pelo corredor direito que os beirões desequilibraram, desta vez foi Xavier a cruzar e Denilson a bisar, com um remate cruzado.
Com o resultado Tondela conquista a 6ª posição, e com um ponto a menos Rio Ave permanece na oitava colocação. Para a próxima rodada, o Tondela entra em campo no próximo domingo (22) contra o Vitória de Guimarães, às 14h (horário de Brasília). Já o Rio Ave joga fora de casa contra o Belenenses, sábado (21), 14h. (horário Brasília).