Será que o São Paulo se mantém na liderança do Brasileirão?

- Depois de vencer o Vasco por 2 a 1 no Morumbi, o São Paulo ultrapassou o Flamengo e agora é lider do Brasileirão; mas até quando?
São Paulo

Acostumado a conquistar muitos títulos, o longo jejum  do São Paulo vem incomodando muitos torcedores. Mas o resultado da partida desse último domingo deu indícios de que o tricolor paulista pode voltar aos tempos de glória.

A vitória contra o Vasco por 2 a 1 deu a liderança do campeonato brasileiro à equipe, algo que não ocorria desde a sétima rodada da edição de 2015. Mas então, qual é o segredo do tricolor para ter recuperado a boa fase? Será que o São Paulo se mantém na liderança do Brasileirão?

Fator Aguirre

Uma das principais mudanças do time após a chegada do Uruguaio Diego Aguirre, é a raça, o comprometimento e uma equipe sem competitividade entre os titulares e reservas. Diferentemente do que era visto na equipe de Dorival Jr e outros comandantes, o São Paulo parece ter assumido uma identidade, que é primordial para aumentar a força do elenco.

Além da mudança de postura e um bom ambiente criado dentro do clube, um estilo de jogo bem definido tem contribuído, e muito, para a boa fase do tricolor do Morumbi.

Diego Aguirre orientando o time contra o Cruzeiro (Divulgação/Twitter)

Ao contrário dos últimos treinadores, Aguirre mantém um estilo de jogo próprio, mesmo que não seja o mais vistoso de se assistir. Com rapidez e intensidade, o time se organiza bem defensivamente e explora os contra-ataques, maneira de jogar que aliada à boa fase da defesa e a boa administração da nova gestão composta por ex-jogadores, tem gerado ótimos resultados à equipe.

Liderança? Até quando?

Entrosamento, ambiente favorável, estilo de jogo e acima de tudo, confiança. Essas são as “armas” do São Paulo para prosseguir na primeira colocação do campeonato nacional.

Apesar das virtudes da equipe, a disputa para vencer a competição não será uma tarefa fácil. Isso porquê Flamengo, Grêmio, Internacional e Atlético-MG, estão na cola do tricolor.

Mesmo com um dos melhores elencos do país, o concorrente direto ao título, Flamengo, perdeu um pouco a empolgação. Depois da parada para a Copa do Mundo, os cariocas acumulam um aproveitando de apenas 46% e muitos tropeços que prejudicaram a equipe.

Além disso, o São Paulo tem uma ligeira vantagem no quesito “calendário”. O Soberano divide as atenções apenas com a Copa Sul-americana, enquanto isso, os Rubro-Negros e o tricolor gaúcho têm um jogo decisivo pela Copa Libertadores e ainda jogam pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Reinaldo na última partida contra o Vasco (Divulgação/Twitter)

Juntos no mesmo grau de favoritismo, Internacional e Atlético Mineiro não possuem um calendário tão apertado, já que só disputam o Brasileirão. Sendo assim, as duas equipes que se enfrentam hoje às 20h, buscam uma vitória para diminuírem a diferença de pontos e colarem ainda mais no líder São Paulo.

Tecnicamente falando, o Colorado possui uma pequena vantagem na disputa pelo título em relação ao Galo. Isso porquê após a chegada de Odair Hellmann, o time gaúcho vem apresentando um futebol muito consistente, e por outro lado, o Atlético-MG ainda é uma incógnita já que perdeu muito com a saída de seu artilheiro, Róger Guedes.

No geral, se colocarmos na balança, o Tricolor paulista tem tudo para seguir na ponta da tabela. Isso se Grêmio e Flamengo decidirem realmente focar nas outras competições que estão disputando, e consequentemente utilizarem seus reservas no Brasileirão. Apesar disso, o tricolor gaúcho se mostrou muito competitivo mesmo sem aqueles jogadores ditos como titulares, e pode ser uma preocupação maior que a equipe carioca.

Já Atlético-MG e Internacional, não correm por fora e ainda possuem a vantagem de focar 100% no Campeonato Brasileiro, mas isso não deve ser uma preocupação tão grande para o tricolor paulista.

Apesar do São Paulo ser um dos favoritos ao título, é preciso manter a regularidade que vem sendo apresentada, para que o time de Diego Aguirre possa seguir firme na liderança e na disputa pelo título. Mesmo com a mudança de postura e o bom desempenho, não podemos afirmar se o tricolor seguirá firme e forte na primeira e colocação, e muito menos devemos tirar conclusões precipitadas para aquele que é um dos campeonatos mais disputados do planeta.

Avatar

Sobre Lucas Montagnini

Lucas Montagnini já escreveu 7 posts nesse site..

Sou Lucas Montagnini, tenho 19 anos, curso jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e sou amante de esportes; mais especificamente aquele que é a marca registrada do sangue do brasileiro, um esporte que quebra barreiras e move correntes: o futebol.De origem paulista e torcedor fanático do tricolor da capital, resolvi unir minhas duas paixões: escrita e futebol, que ao meu ver podem fazer o papel de aproximar povos, e provar àqueles que não entendem nada sobre o assunto, de que esse esporte não é apenas um jogo."

365 Scores

BetWarrior


Avatar
Lucas Montagnini
Sou Lucas Montagnini, tenho 19 anos, curso jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e sou amante de esportes; mais especificamente aquele que é a marca registrada do sangue do brasileiro, um esporte que quebra barreiras e move correntes: o futebol.De origem paulista e torcedor fanático do tricolor da capital, resolvi unir minhas duas paixões: escrita e futebol, que ao meu ver podem fazer o papel de aproximar povos, e provar àqueles que não entendem nada sobre o assunto, de que esse esporte não é apenas um jogo."

Artigos Relacionados

Topo