Segue o líder: Peñarol vence o Sud América e continua 100% no Uruguaio

O Peñarol segue soberano no Torneo Clausura, o segundo turno do Campeonato Uruguaio. Os aurinegros venceram todos os nove jogos que disputaram até aqui e vão se consolidando como “o time a ser batido” na competição. A vitória mais recente do time de Leonardo Ramos foi nesta quarta (8), contra o Sud América.

O Defensor Sporting, que venceu o Racing, foi a 22 pontos e continua na perseguição do líder, que tem cinco pontos a mais. Mas na tabela anual, que leva em conta os dois turnos, a situação é um pouco diferente. A violeta lidera, com 75 pontos, e o Peñarol que vem logo atrás, com 71.

Confira o que rolou na 9ª rodada do Torneo Clausura.

Wanderers 2 – 3 Cerro

O Montevideo Wanderers ainda vai tentando se encontrar no Torneo Clausura. Com apenas uma vitória em nove jogos, o time luta para fugir das últimas posições. O time recebeu o Cerro no Parque Viera nesta quarta (8) e acabou derrotado por 3 a 2. Com isso, os visitantes chegaram a 45 pontos na classificação anual, apenas um ponto a menos que os anfitriões.

Wanderers saiu atrás, conseguiu a virada, mas viu o Cerro retomar a liderança e sair com a vitória (Crédito: Montevideo Wanderers)

O Cerro saiu na frente logo aos 8 minutos do 1º tempo, com Franco López. O gol animou os visitantes, que passaram a dominar o jogo e levaram perigo à meta de Martín Rodríguez. Mas, em uma bobeada da defesa visitante, Rodrigo Rivero ganhou dos zagueiros na corrida e mandou no ângulo para empatar o jogo aos 45 minutos de bola rolando.

Na volta do intervalo o jogo ficou mais equilibrado. O Wanderers conseguiu a virada graças a Rodrigo Rivero, que fez o segundo dele aos 67 minutos. Mas logo depois “El Chino” foi obrigado a deixar o gramado, machucado, e foi substituído por Juan Martín Boselli.

A partir daí brilhou a estrela de Mauren Franco. O camisa 11 do Cerro marcou dois gols, aos 74 e aos 83 minutos, e decretou a virada dos visitantes. O atacante de 33 anos é o novo artilheiro do time no Uruguaio, com cinco gols marcados, um a mais que Franco López, o autor do primeiro gol.

Defensor Sporting 4 – 2 Racing

O campeão do primeiro turno segue na cola do Peñarol no Clausura. Na tarde desta quarta (8) o Defensor venceu o Racing por 4 a 2 no Luiz Franzini.

Jogando em casa, o Defensor foi logo tentando controlar o meio de campo e ditar o ritmo da partida. Gonzalo Carneiro, que foi desfalque contra o Peñarol por causa de uma pubalgia, voltou ao time titular e abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo.

O Defensor impôs sua qualidade técnica e tomou conta do jogo, transformando a partida em um duelo de ataque contra defesa. Aos 15 minutos Cougo fez a jogada pela direita e passou a Facundo Castro, que chutou de primeira para ampliar a vantagem dos anfitriões. O jogo já estava difícil e ficou ainda mais complicado quando Cayetano Pírez, meia do Racing, colocou a mão na bola dentro da própria área aos 29 minutos. Na cobrança do pênalti, Carneiro bateu cruzado e fez mais um.

Com dois de Gonzalo Carneiro, “La Joya”, time da casa venceu o Racing sem dificuldades (Crédito: Defensor Sporting)

Com o jogo definido, Carneiro reclamou de dores e foi substituído por Facundo Milán aos 38 minutos. Pouco depois do intervalo, aos 51 minutos, o jovem de 16 anos fez o quarto gol do Defensor. Com ampla vantagem no placar, os donos da casa relaxaram e permitiram que Pablo Lacoste, de cabeça, descontasse para o Racing.

O Defensor poderia ter aplicado uma goleada maior. O goleiro Long fez pênalti em Cougo, mas Cabrera desperdiçou a cobrança. Gastón Alvite ainda fez mais um para o Racing, aos 73 minutos, mas a reação parou por aí. A violeta apertou a marcação e não deu mais espaços para os visitantes, administrando a vantagem até o apito final.

Juventud 1 – 0 River Plate

O lanterna do Torneo Clausura quer mostrar que ainda está vivo na competição. O Juventud venceu o River Plate por 1 a 0 no Parque Artigas e acirrou a disputa na parte de baixo da tabela. O time de Las Piedras agora tem sete pontos, assim como Racing e Wanderers.

Malán foi o herói do Juventud na vitória contra o River em Las Piedras (Crédito: Juventud de Las Piedras)

O único gol da partida foi marcado aos 78 minutos de jogo por Gonzalo Malán, que já balançou as redes cinco vezes no campeonato e é o artilheiro do time. Caso vença o próximo jogo, contra o líder Peñarol, o Juventud pode dar um salto na tabela, tanto do Clausura quanto na anual, e deixar para trás as últimas posições.

Danúbio 2 – 2 Plaza Colonia

Mesmo jogando fora de casa, o Plaza Colonia não se intimidou diante do Danubio. Os visitantes abriram o placar no Jardines del Hipódromo logo aos 7 minutos, com Renzo López. Três minutos depois os alviverdes ampliaram a vantagem com Federico Puppo.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livre
Danúbio e Plaza Colônia empatam no Jardines del Hipódromo (Crédito: Facebook Danubio)

Mas o início avassalador não continuou por muito tempo. O Danúbio correu atrás do resultado e empatou antes mesmo do intervalo. David Terans, em cobrança de falta, diminuiu aos 19 minutos. na Na segunda metade do primeiro tempo, aos 34 minutos, “Nacho” González deixou tudo igual.

O tropeço fez o Danúbio perder a 3ª colocação do Clausura para o Nacional. Já o Plaza Colonia tem 8 pontos e continua na briga para se distanciar das últimas posições.

Sud América 2 – 3 Peñarol

Na classificação anual o Peñarol está em segundo lugar, na cola do líder Defensor. Por outro lado, o Sud América é o último colocado, com 22 pontos. A disparidade, no entanto, não foi refletida em campo.

No primeiro tempo os donos da casa deram mostras de que o Peñarol não teria vida fácil para defender os 100% de aproveitamento no Clausura. O Sud América apresentou uma boa postura defensiva e anulou o ataque aurinegro, que pouco produziu.

No segundo tempo o Peñarol voltou com mais intensidade, pressionando os anfitriões. Máxi Rodríguez abriu o placar para os aurinegros aos 48 minutos de jogo, cabeceando uma bola cruzada por Diego Rossi. O Sud América acordou e também partiu para o ataque. Aos 52 minutos Ruben Bentancourt empatou para os donos da casa.

Segue o líder: Peñarol vence o Sud América e continua com 100% no Clausura (Crédito: Twitter do Peñarol)

A igualdade durou pouco tempo. Dois minutos depois do gol de empate o Peñarol tomou a liderança de novo. Lucas Viatri apareceu como um autêntico camisa 9, dando a liderança para os aurinegros. Mas Bentancourt voltou a igualar. Aos 62 minutos, após erro de Formiliano, o ex-atacante do Paraná Clube mostrou oportunismo para empatar de novo o jogo.

Mas aos 70 minutos aconteceu o lance que decidiu a partida. Sergio Felipe empurrou Estoyanoff na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Christian Palacios fez o gol da vitória do Peñarol. O atacante balançou as redes pela sétima vez e se tornou o artilheiro isolado do Campeonato Uruguaio.

Fénix 0 – 2 Liverpool

O jogo era uma chance de recuperação para os dois times. O Liverpool vinha de três derrotas seguidas, para Boston River, Wanderers e Nacional). O Fénix, por sua vez, estava há quatro jogos sem vencer.

Liverpool venceu o Fénix por 2 a 0 em pleno Parque Capurro (Crédito: Twitter Liverpool)

Todos os gols saíram no segundo tempo. Cristian Sención, aos 61 minutos, e Nicolás Royón, dez minutos depois, deram a vitória ao Liverpool. Os três pontos foram importantes para o time se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Uruguaio.

Já o Fénix continua com a sequência de maus resultados e precisará ir atrás de outro treinador. Após a derrota para o Liverpool, o técnico Gustavo Ferrín pediu demissão.

Rampla Juniors 1 – 1 El Tanque Sisley

A meta do Rampla Juniors é conseguir se classificar para competições internacionais na temporada que vem. Nesta quinta (9) o time até teve a chance de entrar de vez na briga pelas primeiras posições.

O jogo começou pegado, com os dois times partindo para o ataque em busca dos três pontos. Aos 23 minutos o brasileiro Léo Bahia abriu o placar para o Rampla.

A igualdade permaneceu até o início do segundo tempo. No intervalo, o Sisley havia colocado Juan Cruz Mascia e Joel Burgueño no jogo. Logo aos 4 minutos o atacante de 29 anos começou a jogada, acionando Diego de Souza no ataque. O camisa 10 acionou o jovem de 23 anos, que marcou o gol de empate.

Os visitantes ainda se aventuraram no ataque para tentar sair com a vitória, mas o empate persistiu até o apito final.

Nacional 5 – 0 Boston River

O Nacional fechou com chave de ouro a 9ª rodada do Clausura. Jogando no Estádio Centenário, o time goleou o Boston River por 5 a 0.

Os anfitriões adiantaram a marcação e partiram para o abafa logo no início do jogo. Diego Polenta abriu o placar aos 4 minutos. Matías Zunino ampliou aos 12. Antes do intervalo Sebastián Fernández balançou as redes duas vezes, aos 25 e aos 28 minutos.

Nacional goleou o Boston River no Estádio Centenário (Crédito: Nacional do Uruguai)

Com o jogo nas mãos, o Nacional só administrou o resultado no segundo tempo. Mesmo assim, Sebastián Rodríguez ainda fez mais um, aos 63 minutos. A distância no Clausura para os líderes Peñarol e Defensor ainda é grande. No entanto, o volume de jogo e a qualidade do futebol animaram a arquibancada.

Johnny Katayama

Sobre Johnny Katayama

Johnny Katayama já escreveu 72 posts nesse site..

Johnny Katayama é jornalista, locutor e apaixonado por esportes – defutebol e basquete até hipismo e xadrez. Entusiasta dos eSports ejogador amador de League of Legends. Narrador e repórter nastransmissões da TV MundoVôlei. Autor do livro: “Galo Guerreiro – osúltimos campeões estaduais da história do futebol profissional deMaringá” (2012).


Que tal assistir a final da Libertadores no Chile? Cadastre-se e concorra:

Rexona


Forza Football

 

Johnny Katayama
Johnny Katayama
Johnny Katayama é jornalista, locutor e apaixonado por esportes – defutebol e basquete até hipismo e xadrez. Entusiasta dos eSports ejogador amador de League of Legends. Narrador e repórter nastransmissões da TV MundoVôlei. Autor do livro: “Galo Guerreiro – osúltimos campeões estaduais da história do futebol profissional deMaringá” (2012).

Artigos Relacionados

Topo