São Paulo: 10 anos sem títulos nacionais, o que é preciso mudar?

time paulista comemora nesta sexta uma década sem conquistar nenhum campeonato brasileiro

No ano de 2008, o São Paulo sagrava-se Hexa campeão brasileiro, muito mais que um título, foi a grande história que o clube escreveu, já que nas edições de 2006 e 2007, o time comandado por Rogério Ceni e Muricy Ramalho entrava para a história, conseguindo o tri campeonato seguido, um feito inédito desde a criação do campeonato, em 1971.

Após a conquista, o time chegou ao ano de 2009 com chances de conquistar o Tetra-Hepta, mas foi impedido pelo Flamengo, que levantou a taça naquele ano. Após essa fase, o que se via no time paulista, eram grandes escândalos políticos, administrações vergonhosas. Muito pouco para um clube que foi durante anos um exemplo de planejamento, onde existiam dirigentes que eram de fato homens apaixonados pela instituição.

Reprodução / Internet

Um clube que chegou a flertar também com a zona de rebaixamento, muitos não entendiam porque aquilo acontecia com o São Paulo. Na época da conquista, o presidente era Juvenal Juvêncio, um homem que não media esforços para criticar e que muitas vezes suas declarações um tanto quanto polêmicas, repercutia negativamente entre os outros cartolas, recaindo também sobre o elenco. Porém, as contratações e a grande maneira que Muricy comandava o time eram mais evidentes, na mídia.

O presidente, quem em uma de suas gestões acabou de fato “rasgando’ o estatuto do clube e colocou-se por mais anos na presidência do clube, já que cada presidente, pode ter até dois mandatos. Porém em 2011, através de um “golpe”, o atual presidente poderia se eleger para o terceiro mandato, algo que repercutiu  negativamente, algo que inflamou mais ainda a crise institucional.

Reprodução / Veja

Após a saída de Juvenal, o cargo foi assumido por Carlos Miguel Aidar, em 2014, o advogado teve seu nome envolvido em escândalos de corrupção e ficou pouco tempo a frente do São Paulo, onde renunciou ao cargo em 2015.

Após a sua saída, que assumiu o cargo foi Carlos Augusto de Barros e Silva, popularmente conhecido como Leco, onde comanda até hoje a equipe. Sendo criticado também por suas atitudes, uma delas foi a contratação do ídolo do clube Rogério Ceni, para ser o técnico do clube, e pouco tempo depois, demitindo o treinador e também fazendo duras criticas a Rogério. Hoje, Leco mantem-se no cargo, mesmo tendo dirigentes que não concordam com a sua forma de presidir.

OPINIÃO

 O problema do clube, é uma mistura de má comando por parte de seus diretores, além de ser também, a contratação de jogadores que não se adaptam ao time, parece que a camisa pesa. A troca de treinadores também é um favor que precisa ser levado em consideração, são 17 desde 2009, e apenas um título conquistado. Os flertes com a zona de rebaixamento foram maiores de que  as chances reais do clube conquistar o título. O São Paulo precisa muito de uma reorganização. É preciso comandantes que de fato sejam apaixonados pelo clube, e que tenham também a sede da vitória, a vontade de recolocar o clube, onde ele deveria estar sempre, figurando entre os melhores do país.

Raphael Almeida

Sobre Raphael Almeida

Raphael Almeida já escreveu 368 posts nesse site..

Raphael Almeida, jornalista 30 anos, apaixonado por futebol, tenho como sonho ser repórter de campo, desde pequeno frequento a várzea de futebol, vendo meu pai jogar. Ali vi que minha vontade era de falar sobre esse esporte, frequentador das arquibancadas do maior palco de futebol paulista. Sou torcedor, mas acima de tudo sou esportista!


Que tal assistir a final da Libertadores no Chile? Cadastre-se e concorra:

Rexona


Forza Football

 

Raphael Almeida
Raphael Almeida
Raphael Almeida, jornalista 30 anos, apaixonado por futebol, tenho como sonho ser repórter de campo, desde pequeno frequento a várzea de futebol, vendo meu pai jogar. Ali vi que minha vontade era de falar sobre esse esporte, frequentador das arquibancadas do maior palco de futebol paulista. Sou torcedor, mas acima de tudo sou esportista!

Artigos Relacionados

Topo