Russos e ingleses em guerra no país da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”

Engana-se quem pensa que a violência entre torcidas só acontece aqui em terras tupiniquins. A França, país que tanto se orgulha de ter como lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, tem um desafio e tanto para os próximos dias de Eurocopa. Não faz nem uma semana que a competição entre seleções começou e os franceses e a UEFA já tem uma grande dor de cabeça: controlar os ânimos de torcedores ingleses e russos após o incidente em Marselha, na semana passada.

Na manhã desta terça-feira, o Comitê de Disciplina da Uefa decidiu suspender a eliminação imposta à Rússia logo após os conflitos dentro do Estádio Vélodrome no último sábado durante o empate em 1 a 1 diante os ingleses. Entretanto, o Comitê ressalta que caso haja novo tumulto, a seleção estará fora desta edição da Eurocopa.

Além do aviso prévio de eliminação da competição, os russos foram punidos com uma multa no valor de 150 mil euros (R$ 584 mil). Vitaly Mutko, ministro de esportes da Rússia, afirmou que a federação não recorrerá da decisão da UEFA, mas não considera justa a punição. Após algumas autoridades russas se manifestarem a favor dos envolvidos na confusão, Dmitry Peskov, porta-voz do país disse que a opinião dos colegas não representa a postura oficial do Kremlin e pede ainda para que os torcedores que não reajam às provocações, independente de quais sejam.

Enquanto as autoridades discutem as medidas a serem tomadas, os torcedores continuam causando conflitos nos arredores de Lille. Na tarde de hoje um grupo de cerca de 10 torcedores russos iniciou uma briga com ingleses e alguns galeses que estavam em um bar. A polícia agiu rapidamente e os russos logo saíram, enquanto os ingleses continuaram a cantar músicas com xingamentos a eles.  Ao menos um galês e um russo foram presos.

Horas antes do novo conflito, as autoridades de Lille comunicaram em uma coletiva de imprensa as novas medidas de segurança. A principal delas é a proibição da venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas, sendo só permitida dentro de estabelecimentos e da fan zone. Também foram convidados policiais ingleses, russos, galeses e eslovacos para ajudar na segurança.

Nesta quarta-feira a Rússia enfrenta a Eslováquia em Lille, e a Inglaterra joga contra os galeses na quinta-feira em Lens. Como as duas cidades são separadas apenas por 30 km e o transporte entre elas é fácil, vários torcedores optaram por se hospedar em Lille, o que acabou gerando novo confronto.

Amanhã inicia a segunda rodada da fase de grupos e o que se espera é que no jogo entre o futebol x violência, quem saia ganhando seja o futebol, e que os brigões percam de goleada e sejam eliminados da competição.

Mayara Flausino

Sobre Mayara Flausino

Mayara Flausino já escreveu 33 posts nesse site..

Mayara Flausino, 22 anos, sempre foi apaixonada por esportes. Já tentou ser nadadora, ginasta, jogadora de basquete, vôlei e futsal. No fim, pendurou as chuteiras e decidiu ir para o time dos jornalistas, o qual faz parte desde 2015. Atualmente procura uma vaga no time profissional e luta pelo fim do escanteio curto.

Forza Football

 

Rivalo Apostas Esportivas
Mayara Flausino
Mayara Flausino
Mayara Flausino, 22 anos, sempre foi apaixonada por esportes. Já tentou ser nadadora, ginasta, jogadora de basquete, vôlei e futsal. No fim, pendurou as chuteiras e decidiu ir para o time dos jornalistas, o qual faz parte desde 2015. Atualmente procura uma vaga no time profissional e luta pelo fim do escanteio curto.

Artigos Relacionados

Topo