Reta final do Uruguaio: conheça os candidatos ao título

Os clubes do interior mostram sua força e incomodam as equipes de Montevidéu na tabela
Campeonato Uruguaio 2019

Chegamos ao mês de outubro, 2019 está se aproximando do fim e a temporada uruguaia também. De maneira idêntica ao Brasil, nossos vizinhos utilizam o ano como referência para o começo e o fim do calendário futebolístico. Contudo, as semelhanças param por aí, afinal existem três torneios que compõem o Campeonato Uruguaio: Apertura (primeiro semestre), Intermedio (meio do ano) e Clausura (segundo semestre). A tabela Anual soma o desempenho dos clubes em todos esses torneios, e também é a via para as Copas Libertadores e Sul-Americana. Por fim, as equipes rebaixadas à Segunda División são definidas pela tabela do Descenso, onde são consideradas as atuações nas duas últimas temporadas.

TORNEIO CLAUSURA

Por certo é difícil cravar os concorrentes ao caneco, já que apenas cinco rodadas foram disputadas até o momento. Sobretudo, uma coisa é certa: a zebra está solta. Só para ilustrar o passeio desse mamífero listrado, os quatro primeiros colocados e suas pontuações são: Nacional 15 pontos, Progreso 13 pontos, Plaza Colonia 13 pontos e Defensor Sporting 10 pontos, respectivamente. Ou seja, clubes tradicionais como Peñarol, Danubio, River Plate e Montevideo Wanderers estão fora do G-4. Por outro lado o interior do Uruguai está bem representado, com o Plaza, equipe de Colonia del Sacramento.

Além disso, o Liverpool, já classificado para a Sul-Americana por ter conquistado o Torneio Intermedio, e a equipe do Fénix, vice-campeã do Apertura, caíram de rendimento no segundo semestre e dificilmente incomodarão os líderes. A saber, ao fim da temporada o campeão do Clausura enfrentará o Peñarol, campeão do Apertura. Desse modo, o vencedor encara a equipe com melhor pontuação na tabela Anual e quem ganhar se torna o Campeão Uruguaio. 

*O vencedor do Torneio Intermedio (Liverpool) também jogará a Supercopa Uruguaia, contra o Campeão Uruguaio.

TABELA ANUAL

Decerto há apenas três reais postulantes ao topo da Anual. Dentre eles estão los dos grandes: o Nacional líder com 56 pontos e o Peñarol 3º colocado com 50 pontos na conta. Surpreendentemente, Cerro Largo, equipe de Melo, interior do Uruguai, figura na vice-liderança com 52 pontos somados. Aliás, Los Arachanes foram recém-promovidos para a elite uruguaia, tornando a campanha ainda mais inusitada. Em conclusão, o Progreso fecha a zona de classificação para a Copa Libertadores, G-4, com 45 pontos conquistados. E mais uma vez clubes de tradição ficam fora do topo.

ADIAMENTO E RETORNO

Em virtude das fortes chuvas que assolaram grande parte do Uruguai, a AUF (Associação Uruguaia de Futebol)  decidiu adiar a 6ª rodada do Torneio Clausura. Por certo, todos os oito jogos cancelados serão disputados nessa quarta-feira (16) e na quinta-feira (17). Horários e locais das partidas seguem abaixo:

 

QUARTA-FEIRA (16/10)

BOSTON RIVER X PROGRESO – 16h no Estádio Campeones Olímpicos (Montevidéu)

DANUBIO X FÉNIX – 16h no Estádio Jardines del Hipodromo (Montevidéu)

PLAZA COLONIA X NACIONAL – 20h no Estádio Alberto Suppici (Colonia del Sacramento)

CERRO LARGO X JUVENTUD – 16h no Estádio Antonio Ubilla (Melo)

ATLÉTICO CERRO X RIVER PLATE – 16h no Estádio Luis Tróccoli (Montevidéu)

QUINTA-FEIRA (17/10)

RACING X PEÑAROL – 16h no Estádio Parque Osvaldo Roberto (Montevidéu)

LIVERPOOL X RAMPLA JUNIORS – 16h no Estádio Belvedere (Montevidéu)

WANDERERS X DEFENSOR SPORTING – 18h30 no Estádio Parque Viera (Montevidéu)

*Todos os jogos estão no horário de Brasília

 

Foto destaque: Luciano Massi/Futebol na Veia

Luciano Massi

Sobre Luciano Massi

Luciano Massi já escreveu 168 posts nesse site..

Me chamo Luciano Massi, tenho 20 anos, sou paulistano. Estou no 6º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde criança fanático pelo futebol dentro e fora das quatro linhas, histórias que vão além do esporte. Produzo o Derbicast, podcast voltado ao futebol alternativo, dando enfâse aos esquecidos. Entretanto, nunca me dei bem com a bola...

Forza Football

 

Rivalo Apostas Esportivas
Luciano Massi
Luciano Massi
Me chamo Luciano Massi, tenho 20 anos, sou paulistano. Estou no 6º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde criança fanático pelo futebol dentro e fora das quatro linhas, histórias que vão além do esporte. Produzo o Derbicast, podcast voltado ao futebol alternativo, dando enfâse aos esquecidos. Entretanto, nunca me dei bem com a bola...

Artigos Relacionados

Topo