Quem foi Kobe Regatta & Athletic Club?

- Conheça o clube mais antigo do Japão
Quem foi Kobe Regatta & Athletic Club?

O Kobe Regatta & Athletic Club tem uma história longa e fascinante que abrange três séculos. O clube está intimamente ligado ao surgimento do turbulento Japão moderno. O KR&AC sobreviveu a extremos de fortuna, que teriam derrubado uma organização menor. Porém, através da persistência e dedicação de seus fundadores, o clube pode relembrar um registro de contribuição significativa para a vida de estrangeiros e japoneses na região de Kobe por mais de 135 anos.

A FUNDAÇÃO DO CLUBE

Foi no Hotel Oriental, dentro do Acordo Estrangeiro, que o fundador dos clubes se encontrou com outros 31 membros, reunidos por um aviso no Hyogo News. Nesta reunião, em 23 de setembro de 1870, o KR&AC foi fundado por Alexander Cameron Sim. AC Sim, um escocês, farmacêutico de profissão e atleta de todos os escalões, se tornaria parte do grupo nos próximos 30 anos.

LEIA MAIS:

Alex Santos: a narrativa da paixão de um nipo-brasileiro

Ruy Ramos: da várzea a camisa 10 dos Samurais Azuis

Hidetoshi Nakata: o nipônico italiano

Em 1870, seis meses após sua fundação, o clube mudou-se para uma garagem de barcos e um ginásio recém-fabricado em uma área conhecida como Câmara Oriental, na margem sul do Acordo Estrangeiro de Kobe. Sendo assim, este foi o palco da primeira regata de Kansai, realizada em 24 de dezembro de 1870, com Cameron Sim atuando como árbitro e iniciante.

CONTRIBUIÇÃO PARA O ESPORTE NO JAPÃO

Posteriormente, ao longo dos anos, muitas pessoas e organizações reivindicaram direitos por terem introduzido certos esportes no Japão. Dessa forma, os clubes como o KR&AC e seu equivalente em Yokohama, o YC&AC, serviram como incubadoras de esportes não japoneses, como futebol, rugby, beisebol, remo e tênis. Os clubes costumavam organizar jogos contra membros da tripulação, visitando navios de guerra e outros navios. Os japoneses, em particular os estudantes, observaram com considerável interesse. Dessa maneira, os esportes ocidentais foram introduzidos pela primeira vez no Japão.

O Kobe Regatta & Athletic Club pôde ter uma contribuição orgulhosa para a introdução do esporte ocidental no Japão. Além disso, a primeira regata de remo em Kobe e na região de Kansai foi realizada pelo KR&AC em 24 de dezembro de 1870. O primeiro jogo oficial de futebol no Japão foi realizado entre KR&AC e YC&AC em 18 de fevereiro de 1888, com Kobe como os vencedores.

Este fato foi reconhecido pelas autoridades mundiais de futebol, já que os mesmos dois clubes foram convidados a disputar sua partida anual de interporto. Dessa maneira, o encontro aconteceu 13 anos depois, no estádio Yokohama, com capacidade para 70.366. Os eventos ocorreram antes das finais da Copa do Mundo da Coréia, no Japão, no ano de 2002.

Foto destaque: Reprodução/krac.org

Fellipe Bras

Sobre Fellipe Bras

Fellipe Bras França já escreveu 14 posts nesse site..

Me chamo Fellipe Bras França, tenho 19 anos e estudo Jornalismo na PUC-GO. Respiro futebol 24hs por dia e sou torcedor fanático do Flamengo. Também acompanho futebol internacional, principalmente as grandes ligas.

365 Scores

BetWarrior


Fellipe Bras
Fellipe Bras
Me chamo Fellipe Bras França, tenho 19 anos e estudo Jornalismo na PUC-GO. Respiro futebol 24hs por dia e sou torcedor fanático do Flamengo. Também acompanho futebol internacional, principalmente as grandes ligas.

Artigos Relacionados

Topo