Podcast Futebol na Veia (Internacional): 19ª edição

- Em virtude desta ser a última edição de 2019, nossos repórteres trarão uma retrospectiva com o melhor do ano que passou
Futebol na Veia Poli 19ª edição

O Podcast Futebol na Veia chega a sua 19ª edição! Em virtude de estarmos no fim do ano de 2019, nossos repórteres trouxeram uma retrospectiva com o de melhor que aconteceu em seus respectivos campeonatos. Enfatizando os campeões de 2019, as equipes rebaixadas para a segundona e muito mais sobre o futebol mundo afora. Como de costume, o nosso querido Programa Futebol na Veia teve a batuta de Gabriel Max,  os comentários de Ícaro Dias e a direção de Eric Filardi. Por certo, você pode ouvir no Spotify e no Anchor, assim como também acessar as últimas edições do programa no Futebol na VeiaRádio Poliesportiva.

SPOTIFY

ANCHOR

YOUTUBE

PRÉVIA DOS BOLETINS

CHAMPIONS LEAGUE E EUROPA LEAGUE

No dia 16 de dezembro, foram definidos os chaveamentos da oitavas de final da UEFA Champions League, além da 2ª fase da Europa League. Duelos empolgantes são aguardados nas duas competições.

 LA LIGA (CAMPEONATO ESPANHOL)

Mais um ano termina e o Campeonato Espanhol não foi de grandes surpresas para o Barcelona, que levou o título da La Liga na temporada de 2018/19. Enquanto isso, o Huesca fez a sua estreia na elite, mas acabou já de despedindo junto com o Girona e Rayo Vallecano. Todavia, Granada, Osasuna e Mallorca subiram de divisão e fazem um bom desempenho na temporada atual do Campeonato Espanhol. Os destaques do ano vão para Lionel Messi, que continua mantendo sua excelente carreira. Já pelo lado dos merengues de Madrid, Vinicius Jr e Rodrygo começaram a se destacar. O Valencia levou a melhor sobre o Barça na Copa do Rei e faturou o título, no torneio que contou com o primeiro El Clasico do ano.

LIGUE 1 (CAMPEONATO FRANCÊS)

A retrospectiva de 2019 não teve muitas surpresas para o Paris Saint-Germain, que faturou a Ligue 1, e segue na liderança da atual temporada. Mas na Copa da França, os parienses perderam o título para o modesto Rennes. A zebra realmente estava solta no França, afinal o PSG também caiu frente ao Guingamp nas quartas de final da Copa da Liga Francesa. Os algozes de Neymar Jr e companhia chegaram até a decisão, mas o caneco ficou com o Strasbourg.

O Mônaco vem tendo um ano difícil, cheio de altos e baixos, fugindo da degola aos “48 do segundo tempo”, parece estar estável nesse final de ano, localizando-se no meio da tabela na Ligue 1. A temporada também foi violenta, com muitas expulsões a cada rodada, será que essa estatística vai mudar para o próximo ano? É o que esperamos, um lindo futebol, acompanhado pelo fair play, e é o que devemos ver nas quartas de final da Copa da Liga Francesa. Essa fase nos reserva um grande clássico entre PSG e Saint Etienne, logo no início do ano que está por vir. A Champions League também contará com a presença dos franceses PSG e Lyon. Aguardemos, agora, às cenas dos próximos capítulos.

SERIE A (CAMPEONATO ITALIANO)

O Futebol Italiano chega ao fim em 2019 na Itália. Dessa forma, tivemos a Supercopa da Itália nesse fim de semana, onde Lazio e Juventus, campeãs da Copa Itália e da Serie A 2018/19 respectivamente, se enfrentaram na Arábia Saudita. Ainda, fizemos um balanço do ano de 2019 no Calcio, onde a Juventus reinou novamente na liga, a Lazio surpreendeu na Copa e surpreende na temporada atual, a Inter mostra ser forte candidata ao titulo italiano e ainda, a Atalanta, grande sensação de 2019 na Itália, construindo feitos históricos. Enfim, falaremos também de três decepções no futebol italiano em 2019 e dicas de como passar o ano novo com o grande estilo italiano.

BUNDESLIGA (CAMPEONATO ALEMÃO)

2019 foi o ano em que o Borussia começou líder, mas não terminou. Na temporada 18/19, o Dortmund liderou o Campeonato até as últimas quatro rodadas, mas no fim, perdeu o fôlego e o Bayern de Munique tomou a liderança para conquistar seu vigésimo nono título. Além disso, os bávaros ganharam a Copa da Alemanha em cima do RB Leipzig, que é líder dessa temporada, após passar o Borussia Monchegladbach em dezembro. Destaques a Colônia, Paderborn e Union Berlin que vieram da segunda divisão. E o Eintracht Frankfurt que fez boa Europa League batendo Inter de Milão e Benfica pelo caminho.

LIGA NOS (CAMPEONATO PORTUGUÊS)

Na retrospectiva do futebol português, tivemos o Benfica reinando mais uma vez. Na temporada passada, as Águias conquistaram o 37º título da Primeira Liga, porém, a confirmação veio apenas na última rodada. Agora, na atual época, o Benfica continua no topo da tabela. Entretanto, o Famalicão, sensação da Liga NOS, voltou à elite depois de 25 anos e começou o campeonato super empolgado, segurando a 1º colocação até a 8ª rodada. Apesar do belo início, os Famalicenses, hoje, estão em 4º, com o Vitória de Guimarães se aproximando. Além disso, também tivemos o retorno do Gil Vicente, após 11 anos fora da Primeira Liga pelo “Caso Mateus”, similar ao “Caso Héverton”, da Portuguesa, responsável pela queda da Lusa.

PREMIER LEAGUE (CAMPEONATO INGLÊS)

O futebol inglês teve um ano de 2019 para ficar na história. Primeiro, o Manchester City foi o grande bicho papão no cenário nacional e faturou os quatro títulos possível no país. Mas, deixou a desejar no cenário europeus, contudo, seus “compatriotas” fizeram bonito. Assim, pela primeira vez houve finais inglesas nas duas competições europeias. Na Champions League o Liverpool bateu o Tottenham, e na Liga Europa, o Chelsea, na despedida de Eden Hazard, goleou o Arsenal. Por fim, os Reds ainda se sagraram campeões mundiais.

J.LEAGUE (CAMPEONATO JAPONÊS)

Emoções não faltaram nos gramados japoneses na temporada de 2019. Nesta retrospectiva relembre os campeões das três divisões nacionais além dos torneios de mata-mata. Na divisão principal, o Yokohama F. Marinos presenteou a sua torcida com uma arrancada impressionante na reta final, faturando o caneco pela quarta vez em sua história. Já o Kashima Reysol, do técnico brasileiro Nelsinho Batista, retornou a elite após o rebaixamento em 2018.

 MLS (CAMPEONATO NORTE-AMERICANO)

A saber, falar do 2019 da MLS é falar do mexicano Carlos Vela. O atacante fez 32 gols em toda temporada regular e bateu diversos recordes. Porém, o Los Angeles FC, foi eliminado logo para o campeão, a equipe do Seattle Sounders. A equipe do uruguaio Nicolás Lodeiro superou o Toronto FC, reeditando a final pela terceira vez em quatro anos. Na Copa Nacional, o Atlanta United superou o Minnesota United para conquistar o título. Por outro lado, nas competições continentais apenas decepção. Eliminações nas semifinais da Leagues Cup e também na Champions League da Concacaf.

LIBERTADORES E SUL-AMERICANA

No dia 17 de dezembro, aconteceram os sorteios das Copas Libertadores e Sul-Americana de 2020. Por certo, as equipes brasileiras não terão vida fácil  desde o início de ambas as competições.

SUPERLIGA (CAMPEONATO ARGENTINO)

Na retrospectiva do futebol argentino, lembraremos do Racing, campeão da Superliga Argentina. A Academia, conquistou seu 18º título, sob a batuta de Eduardo Coudet, novo técnico do Internacional. Também faremos o contraponto do gigantesco ano do River Plate, com a vexaminosa temporada do Boca Juniors, além de colocar os nossos apresentadores em uma baita enrascada com uma pergunta cabulosa. E claro: falaremos do Tigre, que mesmo rebaixado, foi campeão da Copa Argentina e estará na Libertadores 2020.

PRIMERA DIVISIÓN (CAMPEONATO URUGUAIO)

A pelota parou de rolar na terra de Cavani e Suárez. Mas calma que em 2020 tem muito mais! Desse modo, o boletim do Campeonato Uruguaio trará uma retrospectiva com o melhor do futebol em 2019. Relembraremos as jornadas dos campeões nos Torneios Apertura, Intermedio e Clausura atráves das narrações das rádios uruguaias. Além do inusitado gol do arquero Washington Aguerre.

REPÓRTERES DO PODCAST FUTEBOL NA VEIA

Guilherme Ribeiro (Alemão)
Pedro Ferri (Argentino)
Ruan Silva (UCL, UEL, Libertadores e Sul-Americana)
Lauren Berger (Espanhol)
Manu Cardoso (Francês)
Alexsander Vieira (Inglês)
Caíque Ribeiro (Italiano)
Rafael Régis (Japonês)
Carlos Vinícius (MLS)
Edson Guimarães (Português)
Luciano Massi (Uruguaio)

Foto destaque: Montagem/FNV 

 

Luciano Massi

Sobre Luciano Massi

Luciano Massi já escreveu 276 posts nesse site..

Me chamo Luciano Massi, tenho 20 anos, sou paulistano. Estou no 6º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde criança fanático pelo futebol dentro e fora das quatro linhas, histórias que vão além do esporte. Produzo o Derbicast, podcast voltado ao futebol alternativo, dando enfâse aos esquecidos. Entretanto, nunca me dei bem com a bola...

365 Scores

BetWarrior


Luciano Massi
Luciano Massi
Me chamo Luciano Massi, tenho 20 anos, sou paulistano. Estou no 6º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde criança fanático pelo futebol dentro e fora das quatro linhas, histórias que vão além do esporte. Produzo o Derbicast, podcast voltado ao futebol alternativo, dando enfâse aos esquecidos. Entretanto, nunca me dei bem com a bola...

Artigos Relacionados

Topo