
O Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da Copa do Mundo deste ano. Este é o quarto de sete textos sobre a Seleção Portuguesa.
Muito se diz sobre elencos, times, adversários da primeira fase e contexto do futebol nacional. Todas essas – e outras – questões são levantadas antes do início de uma Copa do Mundo. Com Portugal não é diferente. Entretanto, pouco se fala sobre a arte que dá esperança, otimismo, força e garra ao povo daquele país. Dito isso, você precisa conhecer a música tema para Seleção Portuguesa nesse Mundial. E não é só música. A campanha “Acredita, Portugal!” também conta com pinturas grafites que demonstram a beleza do país europeu e que dão motivos para o povo português confiar e crer na conquista do título inédito.
No território onde a língua portuguesa é falada e a cultura é um tão parecida com a brasileira, é inevitável não ficarmos ligado nessa “movimentação artística”.
A cantora/atriz/apresentadora de TV Luciana Abreu lançou, nesta terça-feira (15), o seu novo single, “Pula Pula”. Feito em parceria com o DJ Maci, a música serve de apoio à Seleção Portuguesa para a Copa do Mundo de 2018.
O clipe oficial da música foi gravado nas imediações do Estádio António Coimbra da Mota — campo do Estoril Praia — e nas instalações do Centro de Treinamento e Formação Desportiva do clube. A música não é cantada somente em português. Para tentar tornar o hit nternacional, trechos em inglês e em espanhol marcam presença na letra. Eis o vídeo:
Grafite à vista
Além da música, o grafite em outdoors também marcam essa motivação nacional. Os murais pintados por todo o país não deixa o português se esquecer do sonho da conquista do Mundial. É uma espécie de relembraça contínua, já que essas obras são grafitadas em pontos estratégicos de visão urbana, logo ao olho dos cidadãos. Assista ao vídeo que a Federação Portuguesa de Futebol divulgou sobre essa arte de rua.
Uma coisa é certa: a arte é um dos pontos que se pode ser usado para poder reacender a esperança do futebol de um país que vive um de seus melhores momentos da história. Almejando uma boa campanha para 2018, a Seleção Portuguesa precisará muito do apoio e da confiança de seu povo, e a arte ajudará nesse processo.