Parabéns, Rio Ave! A jovem equipe portuguesa faz 81 anos neste domingo

- Segunda time mais novo da primeira divisão portuguesa, o Rio Ave faz 81 anos em uma temporada que pode entrar para história
Rio Ave

Mesmo sendo uma equipe relativamente recente no cenário do futebol português, o time da Vila do Conde tem uma história brilhante. Assim, ainda que não tenha conquistado o Campeonato Português, o Rio Ave está crescendo a cada temporada em busca da tão sonhada Liga Nacional. Atualmente, conta com um elenco recheado de jogadores brasileiros e está tentando conquistar seu ingresso para as competições europeias depois da paralisação do futebol, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Por isso, hoje, o Parabéns ao Craque vai para esse grande clube.

FUNDAÇÃO

A fim de levar o nome da cidade para todo o país, João Pereira dos Santos, Albino Moreira, João Dias, Ernesto Braga e José Amaro, no dia 10 de maio de 1939, criaram o Rio Ave Futebol Clube. Ainda que a estreia dos Rioavistas não tenha sido como desejada. Os mesmos acabaram perdendo o confronto contra uma combinado de Beiriz, uma freguesia vizinha, por 2 x 1. De qualquer modo, com muita luta e vontade de mais – principais lemas do Rio Ave -, iniciou uma trajetória de muitas glórias.

GALERIA DE TROFÉUS

Embora tenha apenas 81 anos, os Vilacondenses sempre mostram a sua grandeza. Assim, a equipe conta com  quatro conquistas nacionais. São elas: 2ª Divisão Nacional (1985/86), 3ª Divisão Nacional (1976/77) e duas edições da Segunda Liga, nas temporadas 95/96 e 02/03. O Rio Ave possui, além de uma rica história, garra e persistência de mostrar o seu grande clube.

Além disso, o clube venceu dois torneiros regionais da Associação de Futebol do Porto, em 1941 e 1942. Bem como também chegou nas finais da Taça de Portugal em 1984 e 2014, onde perdeu para o Porto e Benfica, respectivamente. Já na temporada 07/08, foi vice-campeão da Segunda Liga. Mesmo com alguns tropeços, o time sempre mostrou ter a capacidade de conquistar grandes coisas, mostrando que para ser um grande clube, não precisa muitos títulos.

Histórias a Verde e Branco: Hermógenes Morim

Na véspera do dia em que o Rio Ave FC assinala os 40 anos da estreia na 1ª divisão, apresentamo-vos Hermógenes Morim. Atleta do clube vilacondense desde os 14 anos, passou por todos os escalões e, ainda hoje, veste a camisola do Rio Ave FC com a mesma dedicação e empenho. Hermógenes Morim fez parte da equipa que garantiu, pela primeira vez, a subida do Rio Ave FC, à primeira divisão. Lembram-se desse dia? 👆👏

Posted by Rio Ave Futebol Clube on Sunday, August 25, 2019

RIO AVE EM COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Para o mundo do futebol, o ano de 2014 ficou marcado pela Copa do Mundo, sediada aqui no Brasil. Porém, na mesma temporada, aconteceu uma espécie de “Copa do Mundo” particular para os torcedores do Rio Ave FC. Foi nesse ano que a equipe portuguesa estreou na Liga Europa, sua primeira competição continental na história. Após vencer dois confrontos preliminares contra os suecos IFK Göteborg e IF Elfsborg, classificou-se para a fase de grupos de forma emocionante. Mais uma vez o time mostrou a sua garra, e avançou com um gol no apagar das luzes, marcado por Esmael Gonçalves.

Nesta temporada, esse feito pode se repetir. Antes da paralisação do futebol devido ao novo coronavírus, o Rio Ave FC estava na 5ª colocação da tabela da LIGA NOS, apenas quatros pontos de uma vaga para os play-offs da Liga Europa. Com 38 pontos, 10 vitórias, oito empates e seis derrotas, alcançar a marca histórica de melhor colocação na Primeira Divisão, que aconteceu em 81/82, está perto de se realizar.

Rio Ave FC celebra o acesso à fase de grupos da Liga Europa

Era impossível esquecermos este dia! 🤗Faz precisamente hoje 5 anos que o Rio Ave FC disputava o acesso à fase de grupos da Liga Europa e batia o IF Elfsborg com um golo ao cair do pano. Mas que noite. 😍 #rioavefc #muitonossosemigual #europaleague

Posted by Rio Ave Futebol Clube on Wednesday, August 28, 2019

ESTÁDIO E TORCIDA DO RIO AVE

Atualmente, o Estádio dos Arcos é a casa do Rio Ave FC. Porém, o Estádio da Avenida, nomeado dessa forma por ficar em uma conhecida na cidade, foi a primeira casa dos Vilacondenses, nos anos de 1940 até 1984. Jogando em casa, o Rio Ave não facilita para ninguém. Junto com o apoio de sua torcida, que sempre se fazem presente ao estádio, o time é totalmente impulsionado e dá trabalho nas quatro linhas. Os torcedores são extremamente apaixonados pelas cores verde e branca. Sempre demonstrando o orgulho de ser Rioavista, mostra-se tão grande quanto a dos três grandes do país: Porto, Benfica e Sporting.

OS MARINHEIROS BRASILEIROS

Ainda que a elenco conte com jogadores de diversos países, os brasileiros são maioria na Vila do Conde. Hoje, são nove do co-irmão lusitano, um a mais que o número de atletas nativos de Portugal. Um dos destaques é Lucas Piazon, uma grande promessa da penúltima safra de jogadores brasileiros. O atleta está emprestado pelo Chelsea (ING).

Ainda que não tenha números muito expressivos com a “camisola” do clube, com 16 jogos, quatro gols e uma assistência, tem feito atuações importantes e ajudado a equipe em sua boa campanha na elite de Portugal na atual temporada. Além dele, os Vilacondenses brasileiros são Leandro Silva, Filipe Augusto, Diego Lopes, Aderllan Santos, Messias, Matheus Reis, Junio e Paulo Vitor.

Foto destaque: Reprodução/Paulo Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Sobre Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes da Silva Junior já escreveu 8 posts nesse site..

Carrego comigo a paixão pelo futebol passada pelo meu avô. Tenho 19 anos, curso Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, e sou apaixonado pelo Jornalismo Esportivo desde criança. Amante de todos os tipos de futebol, seja ele em torneios amadores ou na Copa do Mundo, pois acredito que a magia do esporte está na paixão de quem o joga. Admirador da causa do futebol feminino no Brasil e no mundo.

365 Scores

BetWarrior


Paulo Sérgio Nunes
Paulo Sérgio Nunes
Carrego comigo a paixão pelo futebol passada pelo meu avô. Tenho 19 anos, curso Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, e sou apaixonado pelo Jornalismo Esportivo desde criança. Amante de todos os tipos de futebol, seja ele em torneios amadores ou na Copa do Mundo, pois acredito que a magia do esporte está na paixão de quem o joga. Admirador da causa do futebol feminino no Brasil e no mundo.

Artigos Relacionados

Topo