Os passos de Vinícius Júnior no Real Madrid

Cria do Flamengo, jovem brasileiro vem rebatendo críticas e recebendo elogios com seu bom futebol apresentado em Madrid

Em maio de 2017 uma contratação por valores gigantescos agitou o futebol brasileiro, o Flamengo anunciava a venda do jovem Vinícius Júnior para o gigante Real Madrid por 45 milhões de euros. Vinícius já chamava a atenção desde às categorias de base, principalmente na Copa São Paulo, o que fez o garoto ser observado por diversos clubes europeus e para não repetir o que havia acontecido com Neymar, o Real logo se mexeu e não hesitou em pagar uma bela quantia para contar com jogador de 16 anos quando ele completasse 18.

O que muitos especulavam era que Vinícius iria ser emprestado para algum outro clube, como o próprio Flamengo, para desenvolver seu futebol e ganhar experiencia, mas aonde mais o garoto ganharia esses atributos do que no Real Madrid? Se seu potencial se confirmasse, era inevitável que ele receberia chances para apresentar seu talento, o que logo aconteceu em sua primeira temporada. Nos amistosos de pré-temporada, o brasileiro começou jogando e, ainda tímido, foi se soltando aos poucos e hoje é considerado uma peça muito importante para o time.

A imprensa, tanto na Europa, como no Brasil, fazia questionamentos a respeito de valor gasto no jovem, junto com os poucos minutos que ganhava com Julen Lopetegui no começo da temporada e a incerteza do futuro, as críticas se tornaram recorrentes. Depois de Vinícius passar um tempo no time B do Real e ganhar mais alguns minutos no principal, o time teve troca no comando e Santiago Solari virou o treinador. A partir daí, o brasileiro começou a jogar de forma mais regular, primeiro na Copa do Rei, em jogos menores, e depois em grandes partidas La Liga e Liga dos Campeões.

Graças a lesões e maus momentos de outros atletas, Vinícius virou titular do Real e hoje é um dos jogadores mais decisivos da equipe: já deu 12 passes para gol e marcou três gols. Assistências, pênaltis sofridos, jogadas em velocidade e partindo para cima, além de ótimo entendimento com Benzema, são algumas das principais características e participações do brasileiro nos jogos, fazendo valer a decisão dos merengues de mante-lo no plantel mesmo com a falta de rodagem e grande pressão que o clube vive naturalmente.

A dedicação nos treinos e as grandes atuações, como nos clássicos contra Atlético de Madrid pela liga e Barcelona pela copa, além do jogo contra o Ajax nas oitavas de final da Champions, vem trazendo grande reconhecimento de estrelas mundiais para Vinícius Júnior, tanto para alogia-lo, como para dizer que o jovem ainda não é um atleta pronto e apontar exageros das pessoas ao fazerem elogios, mas isso é um processo natural para, quem sabe, se tornar realmente um craque.

No último dia 18, em um evento, o ex-atacante da seleção italiana Del Piero, o ex-treinador italiano Fabio Cappelo e o ex-jogador português Luís Figo, fizeram muitos elogios ao jovem de 18 anos. Del Piero afirmou ser ”maravilhoso” ver o garoto jogar e disse que mesmo em fase de amadurecimento, em questões de jogo não há muito que ele não tenha;

”Eu vejo muitos garotos com talento. Vinícius tem qualidade de sobra, muita qualidade, é maravilhoso vê-lo jogar. Mas é claro que existe um processo para atingir determinado nível na carreira e eles precisam de tempo e boas pessoas no em sua rotina. Em termos de jogo, não há muito o que acrescentar” 

Cappelo comentou sobre seu talento e diz esperar que Vinícius marque mais gols:

“Quando eu fui ao Brasil há três anos atrás, me falaram de um novo talento do Brasil. Parece que é isso mesmo, não? Muito rápido, joga muito bem, tem muito talento. Falta a ele apenas um pouco de gol, mas, claro, pode melhorar. É o que esperamos”

Já Figo, que já defendeu o Real Madrid, falou sobre as características do brasileiro além de aconselhar ele a trabalhar mais:

“Ele é realmente um jogador talentoso, jovem e é um atleta que tem um poder de decisão fantástico. Conta com grande habilidade e é um jogador rápido. Claro que ele precisa continuar a trabalhar e aumentar sua capacidade, mas já está fazendo muita coisa” 

 

 

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 44 posts nesse site..

Meu nome é Leonardo, tenho 18 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

Leonardo Abrahão
Meu nome é Leonardo, tenho 18 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

Artigos Relacionados

Topo