Os maiores times mexicanos da história

A história do futebol mexicano e os cinco maiores times da atualidade
OS MAIORES TIMES MEXICANOS DA HISTÓRIA

A coluna Papo Azteca desta semana vem contar sobre a história do futebol mexicano, mas não só isso, vamos também elencar os cinco maiores times atuais do México. Os cinco grandes foram escolhidos baseado no número de campeonatos mexicanos ganhos desde 1943, o maior vencedor até agora tem 13 títulos. Logo, a trajetória de cada time é o que o leva a ser uma grande equipe, a ganhar campeonatos e a conquistar seus títulos ano após ano. É fazer história do seu jeito.

De fato, a visibilidade do México no mundo nunca foi das melhores, entretanto o futebol deles é de impressionar. Nos últimos 77 anos de campeonato a variedade de times que alcançaram o troféu é grande, mas ainda sim os times que vão entrar nesta lista dominaram 57 anos dos 77 de existência.

A Liga MX ocupa o 11º lugar mundial na lista da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Entretanto, já chegou ao 10º lugar de liga mais forte da primeira década do século XXI. Já na América do Norte é a mais relevante sem sombra de dúvidas.

O QUINTO LUGAR

Na verdade, o 5º lugar teve de ter um critério de desempate, e foi pela quantidade de Liga dos Campeões CONCACAF que venceu, no caso deste time foram três vitórias, respectivamente, 1980, 1982 e 1989. Anos de ouro para o time, não é? Sabe de quem estamos falando? CLUB UNIVERSIDAD NACIONAL, mais conhecidos como Pumas UNAM.

A história deste time começa logo em 28 de agosto de 1954, na Cidade do México, seus jogos são realizados no Estádio Olímpico Universitário, com capacidade para 63 mil pessoas. Seus pódios mais marcantes foram as sete vitórias da Liga MX, uma Copa México, três Ligas dos Campeões CONCACAF e uma Copa Interamericana. Em 2005, chegou ao segundo lugar na Copa Sul-Americana. Administrado por conselhos universitários e empresários o Pumas é o clube que mais possui jogadores marcando líderes do México, além de ser, a melhor peneira do país.

E não acaba por aí, o time é reconhecido pela quantidade de jogadores que envia para jogar em outros países, como por exemplo Hugo Sanchez, Luis García, Alberto García Aspe, Manuel Negrete, Luis Flores, Jorge Campos, Gerardo Torrado, Hector Moreno, Pablo Barrera e Efrain Juarez.

Foto: Hector Vivas/GettyImages

O QUARTO LUGAR

Para assumir a 4ª posição neste TOP 5 temos um time que vem fazendo uma história impressionante nos últimos anos e inclusive está em primeiro na classificação da Liga MX 2019/2020. Além das oito vitórias no Campeonato mexicano o time que estamos falando venceu a Liga dos Campeões CONCACAF seis vezes. Estamos falando de Cruz Azul Fútbol Club, um time ainda mais antigo que o anterior e com ainda mais história.

O clube que acabou de completar seus 93 anos foi fundado em 22 de março de 1927. Impressionado ou não, é preciso reconhecer o tamanho e a história deste time, nascido na cidade de Jasso a equipe mudou para a Cidade do México em 1971 e realizou muitos de seus primeiros jogos no Estádio Azteca, e agora assume suas partidas no Estádio Azul. Além dos troféus supracitados ainda foi o primeiro time mexicano a chegar na final da Copa Libertadores da América em 2001.

Uma curiosidade deste time é que ele nasceu a partir da iniciativa de trabalhadores de uma fábrica de cimento, e por três longas décadas o time jogou somente em campeonatos amadores. Sua época de ouro veio em 1970 quando foi nomeado de Máquina Celeste com jogadores que fizeram história pelo mundo.

Foto: Reprodução/ Trivela.com.br

O TERCEIRO LUGAR

O começo deste pódio, a medalha de bronze, vai para um time ainda mais antigo que o anterior. Parece difícil, não é? Mas a data de criação é de 12 de fevereiro de 1917, completando este ano incríveis 103 anos no mês passado. Mas, como os outros times seu título de profissional veio apenas na década de 1950. Seu estádio é denominado Estádio Nemesio Díez, você sabe qual é este time? Apresento-lhes Deportivo Toluca Futbol Club.

Fundado na cidade de Toluca, capital do estado, é o terceiro clube com maior participações na primeira divisão do campeonato mexicano. Além de ser, dez vezes campeão da Liga MX, e ter três títulos da Liga dos Campeões COCACAF. Após empresário Nimesio Díez, dono da cerveja Corona, comprar o time, os títulos começaram a chegar, o investimento no time sem dúvida fez o time alcançar seu patamar atual e continuar diariamente conquistando seus campeonatos.

Foto: Facebook / Deportivo Toluca Fútbol Club.

O SEGUNDO LUGAR

O medalhista de prata neste pódio é um time quase pré-histórico, com datas ainda mais antigas do que os outros apresentados, sua história com campeonatos é mais bem sucedida. Em pesquisa realizada pela Televisa, a torcida pelo time o qual estamos falando agora chega a 23% do total de torcedores do país, um número ainda maior do que a torcida do primeiro lugar desta lista. O medalhista de prata foi o primeiro a conquistar o troféu da Liga dos Campeões COCACAF, estamos falando de Club Deportivo Chivas Guadalajara.

Tendo sede em Guadalajara, no estado de Jalisco, foi fundado em 8 de maio de 1906, sendo o próximo a completar 114 anos de história. Se tornou profissional em 1943, quase na mesma média dos outros times já citados, chegou à marca de 12 títulos da Liga MX e apenas dois títulos da Liga dos Campeões, a última no ano de 2018, bem recente. Curiosamente o time nasceu com outro nome, chamava-se Club de Fútbol Unión, somente dois anos após o início, os empresários, donos do time, resolveram mudar para o nome que segue desde então.

Chivas é um time fundado de forma bastante improvável que chegou aos seus anos de glória a pouco tempo, um belga e um francês em solo mexicano iniciando um time, quais eram as chances de dar certo? Bom, altas ou baixas, aconteceu. E o time segue com suas 14 vitórias importantes e com uma das maiores torcidas do México.

Foto: Reprodução/Getty Images

O PRIMEIRO LUGAR

E o vencedor desta lista, assume a posição de ouro, é um dos times mais impressionantes do México, em minha humilde opinião. Não é ainda mais antigo que o último que citamos, mas é com certeza o maior rival. Com uma torcida de 22% dos mexicanos, o primeiríssimo lugar assume a posição por sua quantidade de campeonatos ganhos. Falamos agora do tão esperado Club De Fútbol América.

O time faz história desde 1916, mas especificamente desde 12 de outubro de 1916. Também sediado na Cidade do México, o plantel disputa suas partidas no Estádio Azteca. O clube pertence ao grupo Televisa, sim a empresa de mídia, e segundo pesquisa divulgada pela FIFA em 2018, possui a terceira maior torcida do mundo sendo 26,4 milhões de torcedores.  Um dos poucos times que participou de todos as edições da Primeira Divisão mexicana. São TREZE vitórias na Liga MX, cinco Copas México, e cinco Supercopas.

Não o bastante, ainda tem SETE conquistas da Concachampions, uma Copa dos Gigantes CONCACAF e duas Copas Interamericanas. Os seus anos de glória vieram a partir da segunda metade da década de 60. E seguiu até o final da década de 80, foram vitórias atrás de vitórias. Isso aconteceu após a compra do clube pela até então dona, Televisa, em 1959, coincidência ou investimento? Times bem investidos e com coordenações sérias chegam onde América chegou, a primeira posição dos cinco destaques mexicanos.

Foto: Mexsport / Concacaf

Millena Ricardo

Sobre Millena Ricardo

Millena Ricardo já escreveu 6 posts nesse site..

Eu sou Millena Ricardo, acadêmica de jornalismo, 19 anos. Estou cursando a faculdade por paixão, grande parte das áreas me encantam, principalmente a rádio. Nos últimos dois semestres tenho me dedicado exclusivamente ao aprender jornalismo e agora procuro um local pra colocar em prática. Sou comunicativa, gosto de estudar e estou sempre disposta a aprender coisas novas.

BetWarrior


Millena Ricardo
Millena Ricardo
Eu sou Millena Ricardo, acadêmica de jornalismo, 19 anos. Estou cursando a faculdade por paixão, grande parte das áreas me encantam, principalmente a rádio. Nos últimos dois semestres tenho me dedicado exclusivamente ao aprender jornalismo e agora procuro um local pra colocar em prática. Sou comunicativa, gosto de estudar e estou sempre disposta a aprender coisas novas.

Artigos Relacionados

Topo