Opinião: De Jong e Mbappé não deveriam estar no FIFPro

Outros jogadores da mesma posição tiveram melhores desempenhos, Tadic e Bernardo Silva também
Sterling, Tadic, van de Beek e Sterling deveriam estar na seleção da FIFPro

Fifa anunciou nesta segunda-feira (23), durante cerimônia do prêmio The Best, a seleção ideal da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) da temporada passada. Além do trio Merengue, De Jong e Mbappé não deveriam estar entre os 11 melhores do mundo na temporada 2018/19. A presença de alguns jogadores são questionáveis, mas devemos compreender pela forma como é conduzida a votação.

VAN DE BEEK FOI MELHOR QUE DE JONG

Enquanto muitos já badalavam o jovem De Jong, um outro holandês, também jogador do Ajax, completou a temporada melhor que a de seu companheiro. Donny van de Beek, com apenas cinco partidas a mais na comparação com De Jong, porém, com 300 minutos a menos em campo, o camisa 6 do clube holandês, participou diretamente de 30 gols, contra apenas oito no duelo. A comparação é muito válida, afinal, ambos disputaram os mesmos campeonatos pela mesma equipe, na mesma posição e JUNTOS. Ou seja, em menos tempo, Van de Beek foi mais influente e decisivo pelo Godenzonen, principalmente na Champions League, mas quem ficou entre os 11 foi o jogador mais midiático.

HAZARD, TADIC OU BERNARDO SILVA?

Na escalação, Hazard foi improvisado no meio de campo, e fica uma dúvida: o belga mereceu mais que Dusan Tadic e Bernardo Silva? O sérvio marcou incríveis 38 tentos e deu 24 passes para gols. É verdade que, grande parte desses números foram realizados pela Eredivisie, mas não podem ser ignorados. O português tem números mais discretos, foram ‘apenas’ 13 gols marcados e 14 assistências pelo City, no qual só nesta temporada conquistou quatro títulos, cinco contando a Nations League pela seleção de Portugal. Campeão e craque da Europa League, Hazard também tem ótimos números no seu último ano pelo Chelsea. O belga marcou participou diretamente de 38 gols pelos Blues. A verdade é que, cada um, individualmente, fizeram uma ótima temporada e fazendo improvisações na formação do FIFPro seria perfeitamente cabível colocar o trio junto.

MBAPPÉ OU STERLING?

O excepcional atacante francês forma um trio ofensivo poderosíssimo com Cristiano Ronaldo e Messi. Porém, qual desempenho individual vale destacar: Sterling pelo Manchester City ou de Mbappe no PSG? Com oito jogos e 500 minutos a menos em campo, Mbappé participou diretamente em 56 gols pelo PSG na última temporada. No entanto, o atual campeão da Copa do Mundo na Rússia conquistou apenas a Ligue 1, que por tamanho investimento do clube se torna obrigação. Enquanto Sterling fez, indubitavelmente, a melhor temporada de sua carreira. Com 25 gols e 18 assistências pelo Citzens, o inglês ao lado de Bernardo Silva e companhia, conquistou também, todos os possíveis títulos nacionais.

SELEÇÃO IDEAL PARA FIFPro 2018/19

Se abdicando do 4-3-3 e formando um 3-5-2, se embasando em números individuais, conquistas e me-re-ci-men-to, os 11 melhores do mundo deveriam ser: Alisson; Alexander-Arnold, van Dijk e De Ligt; van de Beek, Tadic, Bernardo Silva, Sterling e Hazard; Cristiano Ronaldo e Messi. Com menções honrosas para Agüero e Mané. No comando? Jürgen Klopp, o atual melhor técnico do mundo.

Th Lopes

Sobre Th Lopes

Thiago Lopes já escreveu 279 posts nesse site..

Thiago Lopes, 19 anos. Estudante de jornalismo - 5º semestre. Com a facilidade de escrever, expressar suas opiniões em debates futebolísticos e com uma cirurgia no menisco colateral direito aos 17, decidiu que seu objetivo profissional seria seguir na área esportiva. Frequentador de arquibancadas, pretende vivenciar e desfrutar o melhor que o futebol proporciona.

BetWarrior


Th Lopes
Th Lopes
Thiago Lopes, 19 anos. Estudante de jornalismo - 5º semestre. Com a facilidade de escrever, expressar suas opiniões em debates futebolísticos e com uma cirurgia no menisco colateral direito aos 17, decidiu que seu objetivo profissional seria seguir na área esportiva. Frequentador de arquibancadas, pretende vivenciar e desfrutar o melhor que o futebol proporciona.

Artigos Relacionados

Topo