Obrigado, Formiga!

Jogadora encerra sua participação em Copas do Mundo

Mulher baiana. Irmã de cinco meninos. A única do sexo feminino a nascer em sua família e a única com um talento especial que a levaria para todos os cantos do mundo. Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, ganhou o respeito de todos dando um exemplo dentro dos gramados aos 41 anos. Idade em que geralmente muitos já teriam parado ou não renderiam tanto quanto antes. Ela se destaca com sua habilidade e dedicação dentro de campo. Dedicação essa que lhe rendeu seu apelido “Formiga”. Como aquelas pequeninas que trabalham duro e aos poucos conquistam seu espaço.

Sua relação com o futebol começou desde cedo quando procurava objetos redondos para chutar por aí. Quando tinha 7 anos, viu seu irmão ganhar uma bola de presente enquanto recebia uma boneca. Não contente, arrancou a cabeça do brinquedo e usou para brincar de chutar. Ali, todos já viam que seu talento para futebol começava.

A Formiga de Salvador chega à Seleção Brasileira

Em 1995 iniciou-se a grande e notória trajetória de Formiga na Seleção. No total, são 24 anos vestindo a camiseta verde e amarela e trazendo consigo uma experiência inigualável. É a única pessoa do mundo entre homens e mulheres a participar de 7 Copas do Mundo. Todas elas como atleta. Como se sua história no esporte já não fosse brilhante o bastante, neste ano de 2019, sagrou-se também como a jogadora mais velha a entrar em campo em uma Copa do Mundo Feminina.

Participou de seis Olimpíadas (1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016), levando duas pratas para casa. Bem como, Quatro Jogos Pan-Americanos (2003, 2007, 2011 e 2015) conquistando três ouros e uma prata.

“Só vou ter noção do que eu represento pro futebol feminino depois de parar.”

Esta Copa foi o último ato de um grande espetáculo que durou mais de duas décadas. Espetáculo esse que teve seu final cedo dentro da Copa do Mundo Feminina, mas em uma grande partida. Aos 41 anos, Formiga se despediu das Copas depois de disputar sua sétima edição. Ainda quer estar presente em Tóquio ano que vem. Logo depois de pendurar as chuteiras, a volante pretende desafiar o predomínio dos homens e se tornar treinadora.

Com toda certeza, Formiga é uma relíquia do futebol. E a ela, só temos que agradecer pela raça, dedicação e show de habilidade e competência que teve nesses anos de Seleção. Obrigado, Formiga!

Izabella Macedo

Sobre Izabella Macedo

Izabella Macedo já escreveu 27 posts nesse site..

Sou Izabella Macedo, de 20 anos, estudante de jornalismo e completamente apaixonada por esportes desde que me entendo por gente. Foi no futebol que vi a oportunidade de fazer jornalismo e ainda falar de algo que tanto amo.


 

365 Scores

 

Izabella Macedo
Izabella Macedo
Sou Izabella Macedo, de 20 anos, estudante de jornalismo e completamente apaixonada por esportes desde que me entendo por gente. Foi no futebol que vi a oportunidade de fazer jornalismo e ainda falar de algo que tanto amo.

Artigos Relacionados

Topo