Números históricos! Fique por dentro dos dados das 15 temporadas de Superliga Chinesa

Algumas perguntas sobre os números da Superliga Chinesa, já que o campeonato está cada vez mais em pauta. Vamos ver alguns dados importantes da Liga

A Superliga Chinesa já teve 15 temporadas completas desde sua criação no ano de 2004 e já se passaram mais de 3000 jogos. Diversos times já fizeram parte da liga ao longo de todos esses anos, uns participaram de todas as temporadas, outros se juntaram para formar uma outra equipe, alguns só tiveram a chance de estar uma vez e muitos nunca sequer conseguiram fazer parte da elite.  O crescimento do campeonato da China faz despertar várias curiosidades a respeito do passado e surgem perguntas muito interessantes, como por exemplo: qual o time com mais pontos na história da CSL? Quais os times que estiveram em todas as temporadas? Quantos gols já foram marcados? Aqui vai as respostas para essas dúvidas:

Os intocáveis na elite

Apenas quatro times têm a honra e o orgulho de dizerem que participaram de todas as temporadas da Superliga, e são eles: Shandong Luneng, Beijing Guoan, Shanghai Shenhua e Tianjin Teda. Juntos, os quatro já participaram de 1736 jogos do Chinês, o que significa que eles participaram de praticamente metade do total de partidas disputadas na história da Superliga. O curioso é que nenhuma dessas equipes é a maior vencedora do torneio e somadas ainda ficam três canecos atrás do grande campeão.

O Shandong venceu a Superliga três vezes, além de ter dois vice-campeonatos; o Beijing é dono de apenas uma taça e três vices; o Shenhua nunca venceu o campeonato, mas acumula três vices; já o Teda também nunca se sagrou campeão e possui apenas um vice. Os intocáveis já passaram dos 500 gols cada, sendo o Shandong o time com mais gols marcados: 754. E também é o time com mais saldo de gol, ficando com 256 positivo. O time com pior saldo entre os quatro é o Tianjin Teda, com apenas nove gols positivos, já que marcou 565 e levou 555.

O campeão da tabela histórica

Em 15 campeonatos, houve sete vencedores diferentes, dois dos citados acima, Shandong Luneng e Beijing Gouan, além de Guangzhou Evergrande (maior campeão com sete troféus), o Changchun Yatai, o Dalian Shide (hoje Dalian Yifang), o Shenzhen, que voltou para a elite nessa temporada, e o atual campeão, Shanghai SIPG. O Guangzhou pode ser o maior campeão e com uma média de conquista muito alta, já que venceu sete campeonatos de forma consecutiva dos 10 campeonatos que disputou, mas o maior pontuador da história da Superliga é um dos clubes que nunca deixou de participar da primeira divisão e também é o segundo maior vencedor: o Shandong Luneng.

O time de Shandong acumula 216 vitórias, 118 empates e 100 derrotas, totalizando 766 pontos em 434 jogos. Terceiro colocado na temporada passada, o time não conquista a Superliga desde 2010, sendo o último time a vencer antes do Guangzhou engatar sua sequência do hepta. Na liga desse ano, a esperança é de chegar mais forte na reta final e tentar beliscar a taça, já que a hegemonia do Evergrande se encerrou com a conquista do SIPG, ou pode ser que o Campeonato Chinês tenha campeões de forma mais variada a partir de agora, mais isso só o futuro nos dirá.

É muita bola na rede

No decorrer dos 3374 jogos disputados desde a fundação da Superliga, a bola cruzou a linha do gol 8476 vezes. Isso da uma média de 2,5 gols por jogo, confirmando a fama do campeonato de ser bastante expressivo em relação ao grande número de gols a cada temporada. Os times que mais balançaram o barbante foram: Shandong Luneng com 754 gols, Beijing Guoan com 652, Guangzhou Evergrande com 635, Shanghai Shenhua com 605 e Tianjin Teda com 564. O mais vazado da história é o Guangzhou R&F com sonoros 581 gols sofridos.

No campeonato passado tivemos 768 gols, uma média superior a três gols por jogo. Foi uma temporada inspirada dos atacantes e meias, com Wu Lei sendo o goleador máximo com 27 gols em 29 jogos. Outros que também se destacaram foram: Ighalo, Zahavi, Bakambu, Diego Tardelli e Frank Acheampong, todos com mais de 15 gols cada. E a promessa é de muitos gols também para esse ano, mesmo sem o artilheiro de 2018.

Avatar

Sobre Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão já escreveu 187 posts nesse site..

Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.


 

365 Scores

 

Avatar
Leonardo Abrahão
Meu nome é Leonardo, tenho 19 anos, paulista e estudante de jornalismo. Futebol no sangue desde pequeno e para sempre. Sonho em trabalhar com esse esporte por toda a vida e acompanhar de perto as grandes competições.

Artigos Relacionados

Topo