Neymar e Mbappé – Raio-x dos craques parisienses

A coluna "Além dos Bleus" analisa as conquistas, semelhanças e diferenças entre duas das maiores estrelas do futebol mundial

Apontados como possíveis sucessores para a hegemonia pós-Messi e Cristiano Ronaldo e donos de um talento invejável, os atacantes Neymar e Mbappé, do Paris Saint-Germain, costumam chamar a atenção em todas as competições que disputam. Por esse motivo, o todo poderoso PSG desembolsou cerca de 222 milhões de euros pelo brasileiro e 180 milhões de euros pelo craque Francês. Deste modo, o objetivo dos parisienses era ter em seu plantel a melhor dupla de ataque do mundo. Mas afinal de contas, quais as principais semelhanças e diferenças entre ambos? A coluna Além dos Bleus desta semana traz um Raio-X sobre ambos e te ajuda a escolher um lado:

INÍCIO DA CARREIRA

Ainda que tenham nascido em lugares totalmente diferentes, o início promissor de ambos como profissionais aconteceu ainda na adolescência. Aos 17 anos, Neymar começava sua carreira pelo Santos diante do Mogi Mirim, no Pacaembu, em março de 2009. Sete anos depois, o Mônaco da França também dava a primeira oportunidade à sua jovem estrela. Não demorou muito até que despontassem e, apenas uma temporada depois, já eram as grandes estrelas dos clubes. A semelhança entre Neymar e Mbappé não para por aí; eles também contam com competições nacionais vencidas. Ainda com seu característico moicano, o brasileiro seguiu rumo à conquista de sua primeira Copa do Brasil 2010. Antes de chegar na sua atual equipe, o camisa 10 ainda foi campeão pela equipe santista da Libertadores 2011 e Recopa 2012. Em seguida, transferiu-se para o Barcelona e posteriormente para o PSG onde joga atualmente, com 27 anos.

Na França, o Petit interrompeu a sequência do que viera a ser seu próximo clube e conquistou a Ligue 1 com os Rouge et Blanc. Kylian Mbappé viveu grande fase e marcando muitos gols por seu primeiro time, logo despertou o interesse dos grandes do futebol e, aos 18 anos, foi comprado pelo PSG onde já está há duas temporadas. Em início de carreira precoce, o astro já foi campeão do mundo na Rússia, em 2018. Para ter uma ideia da importância de tal feito, apenas o Rei Pelé havia conquistado o torneio com tão pouca idade. O jovem ainda venceu o prêmio de “Revelação da Copa do Mundo”.

CARACTERÍSTICAS

Sob o mesmo ponto de vista, tanto o brasileiro quanto o francês podem jogar nas mesmas posições, como ponta esquerda, direita ou até mesmo como segundo atacante. Neymar tem a seu favor a qualidade técnica nas cobranças de faltas e pênaltis. Entretanto, O francês ainda é muito jovem e com o passar do tempo pode se aperfeiçoar neste fundamento e superar seu “mentor”. Como exclusividade em relação ao brasileiro, Mbappé tem as arrancadas e a explosão o jovem quase sempre chega na jogada a frente de seus adversários. Contudo, ambos os jogadores possuem como ponto forte a facilidade no drible e a tranquilidade para finalizar os arremates no gol. Quando estão dentro da área, dificilmente desperdiçam oportunidades.  

PERSONALIDADES DISTINTAS

Dono de sorriso fácil e cativador por onde passa, Mbappé não costuma a estar envolvido com as grandes mídias. Por outro lado, a exposição de Neymar fora das quatro linhas é apontada como uma das razões do brasileiro ainda não ter conquistado uma Bola de Ouro da FIFA. Além disso, especialistas e amantes por futebol por muitas vezes apontam uma queda de rendimento e lesões frequentes como um declínio em sua carreira, mesmo que costuma a ser o auge dos jogadores de ponta por todo o mundo. Em contrapartida, o francês também é o favorito dos parisienses, enquanto o ex-santista não conta com a empatia dos torcedores. Isso se dá principalmente por ter tentado forçar sua saída na última janela de transferências.

HISTÓRICO DE LESÕES

Ao mesmo tempo, as lesões são com certeza outro fator importante que até aqui prejudicaram muito o camisa 10. No total, o jogador ficou 16 meses afastado somando todas as vezes que ficou contundido, perdendo 87 jogos no total. Com base na média de atuações quando está em campo, é praticamente certo que o número de gols, assistências, e grandes partidas seriam muito maiores caso não tivesse perdido tantos jogos. Porém, Mbappé não encontra problemas neste aspecto.

SUSPENSÕES

Da mesma forma,  Neymar ficou fora de combate por estar suspenso por alguma decisão do tribunal desportivo. Somando todas as ausências, o jogador ficou de fora em 42 partidas. Com isso, é extremamente prejudicial a sua carreira, já que se torna um alvo fácil, sobretudo na visão dos árbitros. Vale lembrar que, para se destacar e ser lembrado como um dos maiores, não basta ser talentoso. É preciso ter foco, disciplina e, acima de tudo, cabeça no lugar para que as expectativas possam enfim se concretizar.

TÍTULOS

 Neymar Jr Mbappé
Uefa Champions League Copa do mundo FIFA de seleções
Campeão Olímpico3x Campeão Frances
2x Campeão Super Taça EspanhaTaça da França
Super Copa da Uefa
Copa das Confederações
Libertadores da America
Copa do Brasil
Recopa Sulamericana
Taça da liga da França
3x Taça da Espanha
2x Campeão Frances

NÚMEROS

Neymar

Neymar JR
ClubeJogosGolsAssistências
Santos1347035
Barcelona18610576
PSG645529
Seleção5992*

 Mbappé

Mbappé
ClubeJogosGolsAssistências
Mônaco 602716
PSG996936
Seleção1333*

DESEMPENHO NA SELEÇÃO

Porém, se Mbappé conseguiu ser destaque e ajudar a conduzir a seleção francesa ao título da Copa do Mundo, Neymar também possuí ótimo retrospecto com a amarelinha. O brasileiro já conquistou a Copa América, Copa das Confederações e o inédito título com a seleção olímpica. Além disso, também aparece como o quarto maior artilheiro da seleção brasileira tendo anotado 59 gols em 92 jogos. Enquanto isso, o francês entrou 42 vezes em campo pelos Bleus e marcou 20 tentos (média de 0,42 G/J).

POR FIM…

Em suma, vale ressaltar que o mundo inteiro reconhece que ambos são um ponto fora da curva no desporto. Se Messi e Cristiano Ronaldo não podem ser comparados, Neymar e Mbappé também aparecem na “escada abaixo” das estrelas futebolísticas. Desse modo, respeitando diferenças de características e números, não se deve desvalorizar ou desprestigiar qualquer um dos dois. Neymar, com 27 anos, conta com vasta carreira de conquistas (Libertadores, Champions League, Mundial de Clubes) e passou por clubes gigantes, como Santos, Barcelona e do multimilionário PSG. Mbappé, com apenas 19 anos, já conquistou o troféu “Golden Boy” e a Copa do Mundo, pela França.

Portanto, cabe a nós desfrutar o talento dessas estrelas mundiais e deixar a comparação saudável, tal qual Pelé-Maradona, Messi-Cristiano Ronaldo e assim por diante. Enquanto isso, os torcedores Rouge-et-Bleu lembrarão de Neymar e Mbappé como os maiores de sua história. E ainda temos muito tempo…

Victor Lima

Sobre Victor Lima

Victor Lima já escreveu 25 posts nesse site..

Victor Gonçalves de Lima 28 anos, Paulista - Formado em Gestão Ambiental, Química e Estudante de Jornalismo. Amante do futebol desde garoto passei a me interessar muito pelos bastidores do esporte coberturas, entrevistas, textos, estatísticas etc. além disso, adoro escrever e encontrei tudo isso no curso de Jornalismo onde pretendo me especializar em jornalismo esportivo. Como lazer gosto de curtir a família, praticar atividade física, Cinema e Estudar. Agradeço a Deus pelas oportunidades em minha vida, em especial a minha família e esposa Talita, meus maiores incentivadores. Instagram @victorloficial @casaldecampos

BetWarrior


Victor Lima
Victor Lima
Victor Gonçalves de Lima 28 anos, Paulista - Formado em Gestão Ambiental, Química e Estudante de Jornalismo. Amante do futebol desde garoto passei a me interessar muito pelos bastidores do esporte coberturas, entrevistas, textos, estatísticas etc. além disso, adoro escrever e encontrei tudo isso no curso de Jornalismo onde pretendo me especializar em jornalismo esportivo. Como lazer gosto de curtir a família, praticar atividade física, Cinema e Estudar. Agradeço a Deus pelas oportunidades em minha vida, em especial a minha família e esposa Talita, meus maiores incentivadores. Instagram @victorloficial @casaldecampos
http://redacao%20fnv

Artigos Relacionados

Topo