Neymar cresce e Brasil avança às quartas de finais

Em atuação excepcional do camisa 10, a Seleção vence o México e se classifica para a próxima fase da Copa do Mundo

Brasil México se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no Estádio de Samara. Em todos os outros confrontos a seleção mexicana jamais havia feito um gol na seleção canarinho.

Com a mesma escalação do último jogo, o técnico Tite preferiu deixar Marcelo, que está recuperado, no banco e deu mais uma oportunidade a Filipe Luís. Já o treinador mexicano Juan Carlos Osório, tirou Layún para entrar com Rafa Marquez como volante.

O México queria acabar com a marca de não conseguir passar para as quartas de finais. Desde 1994 que os mexicanos sempre ficam na fase de oitavas de final. Já os brasileiros jogavam para manter a sequência de classificação para a próxima fase. A última eliminação nas oitavas aconteceu em 1990, para a Argentina.

1º Tempo

O jogo começou com o México pressionando a saída de bola brasileira e fazendo com que o Brasil tentasse as ligações diretas para o ataque. A primeira chegada com perigo aconteceu logo no primeiro minuto de jogo. Guardado fez cruzamento, Alisson deu um soco pra dentro da área e Lozano finalizou em cima da defesa brasileira.

Aos 4′ foi a vez do Brasil chegar com perigo. Neymar recebeu a bola e livre de marcação chutou de fora da área, dando trabalho para o goleiro Ochoa. Após a pressão do início, o México não deixava a seleção brasileira criar oportunidades, e mantinha a pose de bola. Aos 24′, Neymar teve outra grande chance. O craque recebeu a bola na ponta esquerda e partiu para cima de defesa. Após invadir a área, o atacante tentou a finalização, mas parou no goleiro.

Após os 30′, o Brasilcomeçou a controlar a partida. Aos 32′, Gabriel Jesus recebeu dentro da área e finalizou para mais uma defesa de Ochoa. Foi a última grande chance da primeira etapa, que terminou sem os acréscimos do árbitro italiano Gianluca Rocchi.

Gabriel Jesus tenta fazer seu primeiro gol na Copa do Mundo
Gabriel Jesus tenta fazer seu primeiro gol na Copa do Mundo (Reprodução/Dylan Martinez/Reuters)

2º Tempo

Na volta para a segunda etapa, Osório tirou Rafa Márquez e colocou Layún em seu lugar. Logo aos dois minutos o Brasil chegou com perigo. Coutinho entrou livre na área e finalizou forte, Ochoa bem posicionado fez a defesa. Mas ao cinco não deu para segurar e saiu o primeiro gol. Em bela jogada coletiva, Neymar puxou a marcação e deixou para Willian, que dentro da área fez o cruzamento rasteiro para o camisa 10 que iniciou a jogada, de carrinho, empurrar para o fundo do gol.

Neymar faz o primeiro gol do Brasil contra o México
Neymar faz o primeiro gol do Brasil contra o México (Reprodução/Michael Dauder/Reuters)

Logo após sofrer o gol, o México mudou novamente. Entrou Jonathan dos Santos e saiu Álvarez. Aos 13′, O Brasil chegou com perigo novamente. Fagner arrancou pela ponta direita e fez o cruzamento rasteiro, Paulinho, sozinho finalizou e Ochoa salvou o México de sofrer o segundo gol.

Aos 14′ Osório realizou a última alteração. Colocou Raúl Gimenez no lugar de Javier Hernandez. Aos 17′, Ochoa salvou a seleção mexicana novamente. Willian arrancou pela esquerda e bateu forte, mas o goleiro jogou para escanteio. O jogo começou a ficar mais cadenciado e o Brasil dominava as ações ofensivas, sem dar espaço ao México.

Aos 34′ Fernandinho entrou no lugar de Paulinho e aos 40′ Firmino entrou no lugar de Coutinho. E foi dos dois a jogada para o segundo gol. Aos 42′, Fernandinho roubou a bola no meio-campo e tocou para Neymar na ponta. O craque entrou na área e bateu na saída do goleiro, a bola sobrou para Firmino que, sozinho, só rolou para o segundo gol do Brasil. Aos 45′ Tite colocou Marquinhos no lugar de Willian, que saiu ovacionado.

Firmino marca o segundo gol da partida
Firmino marca o segundo gol da partida (Reprodução/Reuters)

E agora?

Seleção Brasileira aguarda o vencedor do confronto entre Bélgica Japão para saber seu adversário nas quartas de finais, na sexta-feira às 15h.

Melhores Momentos

Avatar

Sobre Yan Arvani

Yan Arvani já escreveu 45 posts nesse site..

Formado em Jornalismo pela UNIP, em seus 22 anos de vida sempre esteve ligado ao futebol, seja assistindo com o vô todos os jogos que passam na TV (como faz até hoje) ou indo aos estádios, o futebol corre em sua veia. Apaixonado pelo rádio e pela escrita, está sempre em busca de conhecer ainda mais sobre esse esporte fascinante.

Forza Football

 

Rivalo Apostas Esportivas
Avatar
Yan Arvani
Formado em Jornalismo pela UNIP, em seus 22 anos de vida sempre esteve ligado ao futebol, seja assistindo com o vô todos os jogos que passam na TV (como faz até hoje) ou indo aos estádios, o futebol corre em sua veia. Apaixonado pelo rádio e pela escrita, está sempre em busca de conhecer ainda mais sobre esse esporte fascinante.

Artigos Relacionados

Topo