Jô marca duas vezes, e Nagoya Grampus permanece na elite japonesa

Sanfrecce Hiroshima confirma vice-campeonato e Kashima Antlers se classifica para Champions Asiática
Jô marca duas vezes, e Nagoya Grampus permanece na elite japonesa

Campeonato Japonês teve a sua última rodada na madrugada deste sábado (1), com a realização de nove partidas. Destaque para o craque brasileiro Jô, que marcou duas vezes no empate do Nagoya Grampus com o Shonan Bellmare, em casa, resultado que garantiu a permanência da equipe na primeira divisão na Terra do Sol Nascente. O atleta terminou o campeonato na artilharia isolada, com 24 gols, seguido pelo compatriota Patric, do vice-campeão Sanfrecce Hiroshima, que marcou 20 vezes na competição nipônica.

J.LEAGUE – 34a RODADA

Urawa Reds 3 x 2 FC Tokyo

Trinta arremates, sendo onze na direção do gol: esse é só um dos destaques da partida. O placar foi aberto pela equipe mandante aos nove minutos da primeira etapa, em cabeçada de Tadanari Lee, após cobrança de escanteio. Na etapa final, o brasileiro Diego Oliveira empatou para os visitantes, finalizando após jogada individual e passe de Keigo Higashi. O jovem Kai Shibato colocou novamente a equipe mandante na frente, cabeceando após Yosuke Kashiwagi cobrar falta rapidamente. Tadanari Lee, o cara da partida, marcou o terceiro, após jogada individual e passe do craque australiano Andrew Nabbout.  Ryoichi Maeda descontou, após cruzamento de Sei Muroya.

Nos minutos finais da partida, o técnico brasileiro Oswaldo de Oliveira prestou uma linda homenagem a Tadaaki Hirakawa, de 39 anos, ídolo da torcida, que entrou em campo pela última vez na carreira ao substituir Yosuke Kashiwagi, recebendo a faixa de capitão. O jogador chegou ao clube em 2002, conquistando oito títulos, incluindo duas Copas Nabisco, duas Copas do Imperador, duas Champions Asiáticas e um Campeonato Japonês. Foi celebrado pelos companheiros no gramado do Estádio Saitama, sendo jogado para o alto. Os Reds chegaram aos 51 pontos, terminando na quinta posição, com as atenções focadas para a semifinal da Copa do Imperador, contra o Kashima Antlers. Já o clube da capital ficou nos 50, na sexta posição.

Yokohama Marinos 1 x 2 Cerezo Osaka

Partida que apenas cumpriu tabela no Estádio Internacional de Yokohama. Na etapa final, o placar foi aberto pelos mandantes, com Juan Amano, após disputa de bola na pequena área. Kazuya Yamamura empatou para os visitantes após Teruhito Nakagawa perder a bola de maneira bizarra para Kota Mizunuma e passe de Riku Matsuda, para alegria do treinador sul-coreano Yoon Jong-hwan O gol da virada foi marcado pelo craque japonês Hiroshi Kiyotake, mostrando oportunismo após cobrança de escanteio curta e rebote do cabeceio na trave. O mandante ainda teve duas chances desperdiçadas pelo português Hugo Vieira, para desespero do treinador australiano Ange Postecoglou. O time de Osaka chegou aos 50 pontos, na sétima posição, enquanto o Marinos ficou nos 41, na 12ª colocação, escapando do rebaixamento.

V-Varen Nagasaki 4 x 4 Shimizu S-Pulse

Partida eletrizante, diferente do esperado. 37 arremates, 17 na direção do gol. O placar foi aberto pela equipe mandante aos 37 minutos da primeira etapa, em jogada individual de Musashi Suzuki. Aos 43 minutos, a equipe visitante chegou ao empate com Hideki Ishige, completando após excelente jogada iniciada no meio e que passou pelo lado direito. Nos acréscimos da primeira etapa, o espanhol Juanma colocou novamente a equipe mandante em vantagem, desviando de cabeça após cobrança de lateral.

Na etapa final, Ryohei Shirasaki empatou novamente para a equipe visitante, após troca de passes na entrada da área. Daichi Tagami marcou o terceiro da equipe mandante, acertando um voleio, após cobrança de escanteio e gol evitado pela defesa adversária. No lance seguinte, Shota Kaneko empatou novamente para a equipe visitante, após cruzamento do brasileiro Douglas. O craque norte-coreano Jong Tae-se colocou a equipe visitante na frente ao converter penalidade. Musashi Suzuki, o cara da partida, decretou o empate, convertendo penalidade.

A equipe de Shimizu chegou aos 49 pontos, terminando na oitava posição e buscando um substituto para o treinador Takuya Takagi. V-Varen chegou aos míseros 30 pontos, terminando na lanterna.

Kashima Antlers 0 x 0 Sagan Tosu

O pior duelo da última rodada aconteceu no Estádio Kashima Soccer. Uma partida fraquíssima tecnicamente apesar de os dois clubes estarem disputando algo. Dos 19 arremates, apenas dois foram na direção do gol, um para cada lado. O destaque da partida, vai para o lance do ídolo espanhol Fernando Torres, quetentou marcar um golaço ao perceber que o goleiro estava adiantado.

Kashima Antlers chegou aos 56 pontos, terminando na terceira posição, se classificando para a Liga dos Campeões da Ásia, onde buscará o bicampeonato. Agora o histórico clube de Zico volta suas atenções para a semifinal da Copa do Imperador, durante a semana, contra o Urawa Reds, e a disputa do Mundial de Clubes, onde terá o Chivas Guadalajara do México, como adversário. O clube de Tosu chegou aos 41 pontos, na 14ª colocação, se livrando de disputar o play-off de permanência na elite japonesa.

Kashiwa Reysol 4 x 2 Gamba Osaka

Outra partida eletrizante, com 36 arremates, sendo 13 na direção do gol. O placar foi aberto pela equipe mandante aos 11 minutos, em cabeceio de Daisuke Suzuki. Aos 28 minutos, a equipe visitante chegou ao empate com Kazuma Watanabe, também em cabeceio. Aos 45 minutos, a equipe mandante retomou a vantagem, em arremate de Yusuke Segawa, após passe do capitão Hidekazu Otani.

Na etapa final, o jovem Yuta Nakayama marcou o terceiro da equipe mandante, em jogada individual, após cobrança de escanteio. O quarto foi simplesmente um golaço do brasileiro Cristiano, digno de Prêmio Puskas da FIFAcom muita vibração do treinador Ken Iwase. O ex-são-paulino Ademílson ainda descontou para a equipe visitante, em jogada individual após passe de Kosuke Onose.

O Reysol chegou aos 39 pontos, terminando na vice-lanterna, já rebaixado na rodada anterior e tendo como esperança o treinador brasileiro Nelsinho Baptista, que retornará ao clube na próxima temporada. Já o Gamba ficou nos 48, ficando com a nona posição.

Vissel Kobe 3 x 2 Vegalta Sendai

Resultado merecido para quem teve maior precisão nos arremates e nos passes, e uma posse de bola de 65% contra 35% do adversário. O placar foi aberto pela equipe mandante aos 34 minutos da primeira etapa, em cabeceio de Kyogo Furuhashi. 

Na etapa final, o ídolo espanhol Andrés Iniesta ampliou marcando um golaço, após entrar tabelando com o autor do primeiro gol na área. O jovem Yuta Goke marcou o terceiro, com um leve desvio. O brasileiro Ramon Lopes descontou e nos acréscimos, Ryo Germain fuzilou para marcar o segundo.

Vissel chegou aos 45 pontos, na 10ª colocação, e terá como reforço para a próxima temporada o ídolo espanhol David Villa. Já o time de Sendai ficou nos 45, na 11ª colocação, com as atenções voltadas para a semifinal da Copa do Imperador, durante a semana, contra o Montedio Yamagata, da segunda divisão.

Nagoya Grampus 2 x 2 Shonan Bellmare

Placar aberto pelos visitantes aos 19 minutos da primeira etapa, com Shunsuke Kikuchi, após cruzamento do jovem Daiki Kaneko. Aos 37 minutos, Tsukasa Umesaki ampliou, convertendo penalidade. Na etapa final, brilhou a estrela de Jô, artilheiro do campeonato, que quase marcou em cabeceio, ele participou de jogada que culminou em chance desperdiçada pelo craque japonês Keiji Tamada. O brasileiro ainda converteu duas penalidades para empatar, as duas no mesmo canto com o goleiro Yota Akimoto quase defendendo. Ao final da partida, jogadores de ambas as equipes festejaram a permanência na elite.

Shonan Bellmare, campeão da Copa Nabisco, chegou aos 41 pontos, na 13ª colocação, enquanto o Grampus também chegou aos 41 pontos, terminando na 15ª colocação, se livrando de disputar o temido play-off para continuar na primeira divisão.

Consadole Sapporo 2 x 2 Sanfrecce Hiroshima

Superioridade visitante no estádio Sapporo Dome. Maior precisão nos passes e 51% de posse de bola, contra 49% do adversário. O placar foi aberto pelos mandantes aos três minutos da primeira etapa, com o tailandês Chanathip Songkrasin, em arremate na entrada da área. Aos 21 minutos, o inglês Jay Bothroyd ampliou, com outro golaço digno de Prêmio Puskas. Ainda na primeira etapa, aos 39 minutos, Kazuaki Mawatari descontou, em arremate com desvio da zaga.

Na etapa final, Kosei Shibasaki cabeceou, após cruzamento de Yoshifumi Kashiwa, decretando o empate. O craque japonês Toshihiro Aoyama desperdiçou uma chance incrível de virar, na cara do gol, após passe cruzado de Hayao Kawabe.

A equipe de Hiroshima chegou aos 57 pontos, garantindo o vice-campeonato e vaga na Liga dos Campeões da Ásia. Consadole chegou aos 55 pontos, terminando na quarta posição, sem vaga na competição continental.

Kawasaki Frontale 2 x 1 Júbilo Iwata

Primeira etapa monótona. Na etapa final, Tatsuya Hasegawa desperdiçou uma chance incrível, debaixo das traves, após passe cruzado do craque japonês Kengo Nakamura. O placar foi aberto pelos visitantes em cabeceio do craque japonês Yoshito Okubo, após cruzamento de Masaya Matsumoto. O empate dos mandantes veio em cabeceio de Tatsuki Nara, após cobrança de escanteio. O gol da virada foi contra de Kentaro Oi, após jogada individual de Akihiro Ienaga.

O bicampeão Frontale chegou aos 69 pontos, 12 de vantagem sobre o vice-campeão Sanfrecce Hiroshima, coroando a excelente campanha. Já o time de Iwata ficou nos 41, e terá que disputar um play-off de permanência na elite, contra uma equipe da segunda divisão.

Avatar

Sobre Renan Silva

Renan Silva já escreveu 74 posts nesse site..

23 anos, natural de Osasco, estudante de jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco. Apaixonado por Esportes e Rock n Roll, durante a infância jogou Futebol de Salão e na adolescência praticou Artes Marciais. Sempre teve gosto pela leitura, sendo um fã assíduo das revistas TATAME e PLACAR (da qual possui coleção até hoje).


 

365 Scores

 

Avatar
Renan Silva
23 anos, natural de Osasco, estudante de jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco. Apaixonado por Esportes e Rock n Roll, durante a infância jogou Futebol de Salão e na adolescência praticou Artes Marciais. Sempre teve gosto pela leitura, sendo um fã assíduo das revistas TATAME e PLACAR (da qual possui coleção até hoje).

Artigos Relacionados

Topo