Michael Parkhurst anuncia que se aposentará ao final da temporada da MLS

- Zagueiro do Atlanta United, Michael Parkhurst se aposenta após carreira vitoriosa de 15 temporadas
Zagueiro Michael Parkhurst anuncia sua aposentadoria ao final da temporada

O zagueiro do Atlanta United Michael Parkhurst anunciou nesta segunda-feira (23) sua intenção de se aposentar do futebol profissional no final da temporada de 2019. O jogador de 35 anos tem 15 temporadas no currículo, incluindo as três últimas com o Atlanta United, onde ganhou uma MLS Cup, US Open Cup e uma Champions Cup. Além disso, em 10 temporadas na Major League Soccer, Parkhurst coleciona títulos e prêmios. Ele foi eleito seis vezes como All-Star, foi três vezes vencedor do Fair Play, Defensor do Ano (2007), MLS Best XI Selection (2007), Humanitário do Ano (2006) e Novato do ano (2005).

Mas, o zagueiro também levantou a taça da MLS Cup e da Open Cup. Assim como, também foi campeão da Copa Ouro por duas vezes. Vencedor comprovado, a carreira de Parkhurst incluiu ainda a classificação para os Playoffs da MLS Cup em nove de suas 10 temporadas na MLS, incluindo a conquista da MLS Cup cinco vezes.

“Queremos parabenizar Michael por uma carreira ilustre e agradecer a ele por imensas contribuições ao Atlanta United”, declarou o vice-presidente e diretor técnico do Atlanta Carlos Bocanegra em nota no site oficial do clube. “Os elogios de sua carreira falam por si, mas durante seu tempo em Atlanta, ele […] desempenhou um papel fundamental para nós, dentro e fora do campo. […] também foi uma figura influente na construção da cultura do nosso clube e somos eternamente gratos a ele por isso.”

CARREIRA DE MICHAEL PARKHURST

Parkhurst nasceu nos Estados Unidos, em Providence, e iniciou sua carreira profissional no New England Revolution, onde passou quatro temporadas (2005-2008). E, desde o início da careira, o zagueiro já demonstrou um talento ímpar. Além de excelentes jogos, ele foi nomeado “Novato do Ano” em sua temporada de estreia. Também, o jogador teve papel fundamental para o New England a conquistar a US Open Cup de 2007.

Por isso, seu talento o levou para o futebol europeu por seis temporadas. Por lá Parkhurst jogou no FC Nordsjælland (2008–2012) e no Augsburg (2013–2014). Enquanto esteve no Nordsjælland, na Dinamarca, Parkhurst participou de alguns dos melhores anos do clube. Ele ganhou duas Danish Cup (Copa da Dinamarca), além do título da liga nacional na temporada de 2011-12. Além disso, ele disputou seis partidas durante a UEFA Champions League de 2012-13, acumulando 540 minutos, que é a oitava maior participação de um americano nessa competição.

Mas o bom filho a casa torna, então em 2014 Parkhurst retornou para os Estados Unidos para jogar no Columbus Crew por três temporadas (2014-16). E, em fim, o zagueiro chegou em Atlanta em 2017. Capitão do time desde que ingressou, Parkhurst fez 299 jogos pela MLS com a camisa deste clube. Ele atuou como titular em seus dois primeiros anos no clube e ajudou a levar o Atlanta aos playoffs da MLS Cup a cada temporada.

A CARREIRA DE MICHAEL PARKHURST NA SELEÇÃO AMERICANA

Não é apenas na MLS e nas ligas europeias que Parkhurst faz sucesso. O jogador também participou de 25 jogos pela Seleção Nacional Masculina dos EUA. Sua estreia ocorreu em uma partida da Concacaf Gold Cup contra Trinidad e Tobago em 9 de junho de 2007. Ele era membro da equipe que levou para casa a Taça de Ouro de 2007 e 2013, bem como a equipe que terminou em segundo lugar no torneio de 2009. Mas, o zagueiro também jogou pela equipe olímpica dos EUA na fase de grupos durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim, China.

OS PRÓXIMOS JOGOS

Apesar do clima de despedida, os fãs de Michael Parkhurst ainda podem ver o zagueiro atuando com a camisa do Atlanta. A próxima partida da equipe acontece nesta quarta-feira (25), contra o New York City FC, no Yankee Stadium, às 20h (horário de Brasília).

Carla Taíssa

Sobre Carla Taíssa

Carla Taíssa já escreveu 46 posts nesse site..

Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

365 Scores

BetWarrior


Carla Taíssa
Carla Taíssa
Estudante de jornalismo, escritora e fotógrafa freelancer. Futebol, esportes de velocidade, futebol americano e basquete são suas paixões quando não está escrevendo ou viajando. Conheça suas fotos no Instagram @25springs.

Artigos Relacionados

Topo