Marin é banido permanentemente do futebol pela FIFA

A entidade puniu o ex-presidente da CBF por participação em casos de suborno e corrupção
Marin expulso do futebol

O Comitê de Ética da FIFA anunciou nesta segunda-feira (15) que o ex-presidente de futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, foi banido permanentemente do futebol. O dirigente foi punido por ter participado em casos de suborno e corrupção entre 2012 e 2015. Dessa forma, além do banimento, Marin terá que pagar uma multa de 1 milhão de franco suíços (cerca de R$3,8 milhões). Atualmente, o ex-presidente está preso nos Estados Unidos.

A entidade afirma que Marin violou o código 27 do código de ética. Ele estava envolvido em esquemas de propinas na negociação de contratos com empresas para as vendas de direitos de transmissão de jogos organizados pela CBF, Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF).

“A investigação sobre o senhor Marin revelou vários esquemas de suborno, em particular entre 2012 e 2015, na relação com seu papel em conceder contratos a empresas de mídia e direitos de marketing de competições da Conmebol, Concacaf e CBF”, diz o comunicado liberado pela FIFA.

Com 86 anos, Marin cumpre pena nos Estados Unidos desde 2015. Sendo assim, em agosto de 2018 ele foi condenado pelos crimes de suborno e propinas. Em Nova York, a Corte Federal do Brooklyn acusou o brasileiro de receber mais de R$ 20 milhões. Dessa forma, o ex-presidente ganhava em troca da liberação de contratos. Os mesmos eram relacionados a transmissões de televisão e ações de marketing de competições, como a Copa Libertadores.

Através dessa punição, Marin está proibido de exercer qualquer atividade relacionada ao futebol. Tanto no âmbito esportivo quanto no administrativo. Além de José Maria Marin, outro ex-presidente da CBF já foi punido semelhantemente. Marco Polo Del Nero foi banido em abril de 2018, pelas mesmas irregularidades cometidas.

Lauren Berger

Sobre Lauren Berger

Lauren Berger já escreveu 200 posts nesse site..

Gaúcha e estudante de jornalismo. Desde pequena, sou apaixonada por Inter, e assim como a maioria dos brasileiros, apaixonada por futebol. Amo escrever, ainda mais quando se trata da minha paixão!

1X Bet
Lauren Berger
Lauren Berger
Gaúcha e estudante de jornalismo. Desde pequena, sou apaixonada por Inter, e assim como a maioria dos brasileiros, apaixonada por futebol. Amo escrever, ainda mais quando se trata da minha paixão!

Artigos Relacionados

Topo