Luxemburgo comanda Palmeiras em casa

Com grama sintética, técnico Vanderlei Luxemburgo irá dirigir o Verdão pela primeira vez no Allianz
Luxemburgo treinará no Allianz Parque pela primeira vez

O Allianz Parque, considerado um dos estádios mais bonitos e tecnológicos da capital paulista, sofreu muito com os inúmeros shows que recebeu desde sua inauguração. Essas atrações acabaram degradando a grama natural utilizada na arena. Por esse motivo, o Palmeiras e os gestores do Allianz Parque decidiram que a melhor solução seria reformar o estádio e transformar o perímetro em grama sintética. Dessa forma, a casa do Verdão ficou impedida de receber os jogos do time. Mas, em breve, o Palmeirense poderá matar a saudade da sua bela casa.

Nesta quarta-feira (12), o novo tapete do Allianz Parque foi apresentado à imprensa. Dessa maneira, o Palmeiras irá reestrear o estádio no próximo domingo (16), diante do Mirassol, pelo Paulistão. Com isso, o professor Luxemburgo terá sua primeira oportunidade de comandar o clube no novo estádio. Vanderlei já esteve lá em outras duas oportunidades: à frente do Cruzeiro, na derrota por 2 x 1, na Copa do Brasil em 2015; e no empate contra o Vasco em 2019. Muita história envolve o Palmeiras, Luxemburgo e sua casa.

Allianz Parque: a casa nova do Alviverde Imponente

Entre 2010 e 2014, o Palmeirense viveu a expectativa de conhecer o novo lar. O projeto, realizado em parceria com a Wtorre, previa uma arena multiuso, que seria capaz de atender às normas da FIFA, além de receber eventos e espetáculos. A promessa foi cumprida. Assim, a arena, que tem capacidade para acomodar mais de 43 mil torcedores, custou ao clube cerca de R$ 630 milhões de reais e já rendeu prêmios de arquitetura aos idealizadores do projeto.

A ansiedade do palmeirense, que estava sem lar, e passou por momentos não tão bons como a queda para a Série B, se curvou diante da arena que surgiu na cidade de São Paulo. Sua inauguração foi no dia 19 de novembro de 2014. Ano em que o Palmeiras ainda se recuperava da queda que sofreu em 2012 e em que tentava se estabilizar na Série A novamente. Dessa forma, a estreia não foi das melhores. O Palmeiras perdeu por 2 x 0, e viu seu ex- atacante, Ananias, abrir o placar para o Sport. Dessa forma, o primeiro título alviverde no Allianz Parque veio apenas em 2015, com o gol histórico de Fernando Prass, diante do Santos na Copa do Brasil.

Assim como a casa nova, o título conquistado consolidou o ciclo vitorioso do Palmeiras.  Desde então, o clube foi campeão Brasileiro em 2016 e 2018, além de figurar nas primeiras colocações do Brasileiro em todos os anos seguintes. Nesses quase seis anos, já aconteceram 151 jogos. Foram 100 vitórias do Palmeiras, 27 empates e apenas 24 derrotas, mostrando como o time pode ser forte dentro de casa. A equipe alviverde já balançou as redes 277 vezes, se dividindo entre Campeonato Brasileiro, Paulistão e Libertadores.

Luxemburgo e o Palmeiras: um amor antigo

O técnico, que voltou ao clube no início de 2020, tem uma carreira muito vitoriosa. Passou por clubes muito importantes para o futebol, como Real Madrid, Santos, Cruzeiro, Corinthians, e o próprio Palmeiras, além de comandar a Seleção Brasileira. O treinador conhece – e muito – a história do Palmeiras e faz parte dela. Em 1993, o professor comandou a equipe alviverde na conquista do título do campeonato Paulista em cima do maior rival, o Corinthians, fazendo com que o clube saísse de uma fila de 16 anos sem títulos.

Essa foi sua primeira passagem pelo Verdão, e ainda garantiu o Torneio Rio-São Paulo e o Brasileiro de 93 e 94, além do bicampeonato Paulista, e da temporada de 95-96. Mais para frente, em 2008, Vanderlei voltou ao Palmeiras, e conquistou mais uma vez o campeonato Paulista. Essa foi a última vez que o Verdão conquistou um Paulistão. Apesar de essa última passagem ter sido conturbada e culminando na demissão do técnico em 2009. A história do Palmeiras e de Vanderlei se cruzam em muitos momentos.

Além de todas essas conquistas, Vanderlei Luxemburgo conhecia muito bem o antigo Palestra Itália. Segundo dados fornecidos pelo portal Nosso Palestra, Luxemburgo é o treinador com maior número de jogos no Palestra. Nas quatro passagens anteriores, foram 141 jogos, somando 114 vitórias, 19 empates e apenas 11 derrotas. No entanto, o professor ainda não tinha tido a chance de comandar a equipe no novo estádio. Agora, em sua 5ª passagem pelo clube, fará sua estreia na arena.

Foto destaque: Reprodução/Miguel Schincariol/Getty Images

Valéria Contado

Sobre Valéria Contado

Valéria Contado já escreveu 145 posts nesse site..

Eu sou a Val Contado, quase jornalista há 3 anos, apaixonada por futebol há 22, desde quando meu pai colocou em mim o uniforme do nosso time do coração. Adepta da arte da resenha, falar e respirar futebol é o que eu mais gosto de fazer.

BetWarrior

Valéria Contado
Valéria Contado
Eu sou a Val Contado, quase jornalista há 3 anos, apaixonada por futebol há 22, desde quando meu pai colocou em mim o uniforme do nosso time do coração. Adepta da arte da resenha, falar e respirar futebol é o que eu mais gosto de fazer.

Artigos Relacionados

Topo