Luis Suárez e a sua quase ida ao Flamengo

Luis Suárez quase vestiu a camisa rubro-negra
Luis Suárez

Desclausurando o Uruguaio é uma coluna semanal com o intuito de explorar histórias, curiosidades e tudo o que envolve o futebol bicampeão mundial. Nesta semana será contada a quase ida de Luis Suárez para o Flamengo no ano de 2006. O maior artilheiro da seleção uruguaia e jogador do Barcelona, quando tinha apenas 19 anos foi negado e cortado da lista de jogadores pretendidos depois de visita de olheiro. Venha conosco, para saber como foi essa história e qual foi o destino de todos envolvidos na situação.

LEIA MAIS:

Inicio de Luis Suárez e a História

Luis Suárez surgiu nas bases do Nacional e por lá começou a jogar pelo profissional no ano de 2005. Apesar de já ser considerado uma grande promessa, poucos eram os espaços dados ao atacante no time titular. Um atacante que se movimentava bem, com bom porte fisico e chutes potentes eram as credenciais do então jovem jogador. Necessitado de um atacante e visando mercado sul-americano, o Flamengo enviou um olheiro para acompanhar os jogos do Nacional e especificamente de Suárez. O olheiro era ninguém menos que Andrade, ex-jogador e campeão mundial pelo rubro-negro. O clube na época apostava em jogadores sul-americanos e ja contava com o também uruguaio Horacio Peralta e o paraguaio César “El Tigre” Ramirez em seu elenco.

A ideia de contratar Suárez era a busca por jogadores jovens com bom potencial e baratos, todavia, após a notícia chegar ao atacante de que ele estava sendo visto funcionou como uma bomba. A ansiedade já relatada pelo Luciano Silva, ex-companheiro do Pistolero, fez com que nos dois jogos vistos por Andrade, o jogador jogasse mal e saísse sem marcar. Andrade chegou a dizer que em certo chute a bola foi para quase que na bandeira de escanteio. Curiosamente, o olheiro chegou a dizer que clube não precisava de um atacante pois tinha em sua base um melhor. O referido por Andrade era Fabiano Oliveira, ex-promessa do Flamengo, que nunca chegou a vingar.

Vendo isto, o olheiro desistiu da contratação de Suárez. Posteriormente a desistência, Suárez começou a engrenar no futebol uruguaio e foi campeão daquele ano marcando gols na decisão. No final do mesmo ano, o jogador foi transferido ao Groningen da Holanda, onde começou a sua trajetória na Europa até o Barcelona, onde hoje coleciona títulos e é ídolo.

ANDRADE E A SUA VISÃO DA HISTÓRIA

Desde a descoberta dessa história muitas críticas foram feitas a Andrade, visto que, Luis Suárez começou a ser destacar no futebol mundial. No entanto, o ex-meia rubro-negro nunca mudou de opinião na sua escolha e reforçou que quando viu o atacante, havia o visto atuar mal. A história se tornou icônica e cresceu ainda mais pelo fato de Fabiano Oliveira, aposta de Andrade nunca ter dado certo.

A entrevista de Luciano Silva, ex-goleiro do Groningen e companheiro de Suárez no time holandês sobre o nervosismo do atacante reforçou a fala do olheiro rubro-negro.  Depois de ouvi-lá, Andrade respondeu:  “Esse depoimento explica tudo. Ele estava nervoso, sabe que não foi bem. Diante disso, o que queria que eu fizesse?  Fiz a coisa correta. Tenho consciência disso.”. Os altos e baixos do atacante uruguaio podem ser vistos em seus números no ano e a concorrência com dois veteranos fazia com que o jogador recebesse poucas oportunidades, fazendo com que a opinião do ex-meia não fosse tão chocante à época. 

Além disso, Andrade também cita que os problemas vividos com o perigo de rebaixamento e tensões vividas no Flamengo, não eram propícios para lançar jogadores jovens, principalmente, que não eram brasileiros. Curiosamente, tempos depois da história, Andrade se tornou auxiliar-técnico e com a demissão de Cuca no ano de 2009, assumiu o comando e levou junto com Adriano e Petckovic, o rubro-negro ao hexa-campeonato brasileiro. Depois disso, tentou se manter como treinador mas com passagens ruins em outros times, acabou por se aposentar em 2017.

Fabiano Oliveira

O atacante brasileiro preferido a Luis Suárez por Andrade, Fabiano Oliveira era destaque da base rubro-negra e vivia nas listas das seleções de base. Assim como dito pelo ex-olheiro, o momento realmente não era propício para lançar novas joias apesar do título da Copa do Brasil do mesmo ano. O clube vivia perigos e o fantasma do rebaixamento era constante. Como resultado disso, Fabiano nunca foi bem aproveitado e depois de rodar por uma série de empréstimos não teve seu contrato extendido com o Flamengo.

Atualmente, Fabiano está na Vilhense disputando o campeonato rondoniense 2020. Depois de uma série de entrevistas, o mesmo admite os deslizes dados quando ainda era jovem e que infelizmente não conseguiu alcançar aquilo que se esperava dele. No fim, os dois jogadores de 33 anos viveram experiencias completamente diferentes com carreiras distintas e azar do Flamengo que não conseguiu aproveitar o potencial de ambos.

Foto Destaque: Getty Images

Yuri Murta

Sobre Yuri Murta

Yuri Lima Murta já escreveu 98 posts nesse site..

Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

BetWarrior


Yuri Murta
Yuri Murta
Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por futebol e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor pelo esporte vem desde pequeno e o gosto por relacionar ele com outros temas vem desde o colégio, não atoa a minha monografia na faculdade de Geografia tem como tema a “Chapecoense e a cidade de Chapecó: Como o clube reflete a cidade”

Artigos Relacionados

Topo